Seis Elementos de um Grande Software num Portal Web para Clientes

O que esperam os clientes modernos de das suas experiências digitais? Desejam experiências responsivas, cativantes e fáceis de usar em todos os pontos de contacto.

Os portais Web para clientes são uma forma de criar experiências fluidas e personalizadas para garantir que a sua organização atinge estas modernas expectativas.

Porquê usar um portal Web para clientes?

Um portal Web para clientes pode atender às necessidades únicas dos seus clientes ao mostrar conteúdos, serviços e ferramentas específicas para cada cliente. Exemplos de portais comuns de clientes em várias indústrias incluem aqueles que fornecem serviços personalizados de banca online para um cliente da banca de retalho, ferramentas para monitorizar e controlar o uso de água para um senhorio ou ajuda integrada a um comprador de um novo software. Criar um portal de cliente pode requerer vastos recursos mas investir num grande software para um portal Web para clientes com os seguintes elementos pode ajudar a desenvolver uma plataforma eficaz para melhor servir os seus clientes:

1. Elevada disponibilidade e escalabilidade à medida que o negócio se expande

Não interessa qual o tipo de objetivos de negócio que tem, qualquer bom software para um portal deve ter uma elevada disponibilidade e escalabilidade. Isto garante que o software é desenvolvido ao nível arquitectural para mitigar desastres. Não só o software deve ser seguro como ser capaz de gerir uma crescente quantidade de trabalho e expandir se necessário quando o negócio cresce.

2. Capacidade Robustas de “Self-Service”

Segundo um recente estudo, 59% dos consumidores e 71% dos compradores empresariais afirmam que a capacidade de “self-service” impacta a sua lealdade. Funções de “self-service” como uma base de conhecimentos, pedidos de serviço e serviços de “chat” já não são ferramentas acessórias mas necessárias. Estas funções são agora esperadas pela maioria dos consumidores e o software que inclua estas capacidades de “self-service” num portal Web criam uma experiência digital instantânea.

3. Elevada Flexibilidade para Mudar com o Seu Negócio

O software para um portal pode variar em flexibilidade e adaptabilidade. Um bom software de portal terá a capacidade de se adaptar às suas necessidades de negócio. Uma organização com um grupo dedicado de programadores beneficiará de software “open source” que permita flexibilidade e integração. Se a organização não tiver programadores, encontre software que forneça funcionalidades “out-of-the-box” e ferramentas que membros não-técnicos possam aprender a usar.

4. Segurança para Proteger a Informação dos seus Clientes

Os portais de clientes podem ter informação sensível como endereços de pacientes, informação de cartões de crédito de clientes e faturas. Um portal de cliente seguro, com funcionalidades como encriptação e SSL, fará os clientes sentirem-se mais seguros quando introduzem informação privada ou acedem a documentos sensíveis. Espera-se que a segurança garanta uma experiência segura aos seus clientes.

5. Ferramentas de Analítica Detalhada para Melhorar as Experiências do Cliente

Nenhuma experiência digital deve ficar estagnada. As experiências digitais devem sempre ser analisadas, escrutinada e melhoradas; isto é especialmente verdade para os portais. As empresas devem estar cientes de como as páginas Web se comportam, se os clientes sabem onde encontrar certa informação, e se há algum aspeto que impacte negativamente o comportamento do utilizador. O software para um portal Web de clientes valioso deve incluir ferramentas compreensíveis de analítica e relatórios que examinem a eficácia do portal e forneçam informação que seja útil ao continuamente melhorar a experiência global do cliente.

6. Funcionalidades Centradas no Cliente

Por fim, um portal para os clientes deve permitir melhorar a experiência do cliente com a organização. Quando se procura por software para desenvolver um destes portais, considere aqueles que incluem funcionalidades que melhor possam beneficiar os seus clientes finais. Nenhum de dois portais para clientes terá as mesmas funções porque cada negócio terá diferentes objetivos. Se o software tiver funções avançadas de busca, suporte multi-linguagem ou hierarquia de segurança, escolha o software com as capacidades que melhor possam servir os seus clientes.

Embora existam muitos componentes num bom portal Web para clientes, os elementos mais importantes são aqueles que desenvolvem uma experiência de cliente satisfatória para os utilizadores e mantêm uma relação a longo prazo com eles. Um portal feito à medida para as necessidades dos seus utilizadores é parte integrante do sucesso da sua organização.

por Emily Liu