O papel da Inteligência Artificial (IA) na transformação empresarial

Numa conversa sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na inovação e eficiência dos negócios, Fernando Braz, da Salesforce, João Cunha, da Multicert/SSIBS, e Graça Canto Moniz, da Futura, concentraram-se na forma como a IA, está transformar as empresas e a moldar o futuro dos negócios

A IA e a automação estão a transformar as empresas. À medida que o mundo dos negócios continua a evoluir, a IA desempenhará um papel central na moldagem do futuro da inovação e eficiência empresarial.

Nesta conversa destacou-se a importância de focar no cliente e a constante busca por inovação. Observou-se que, apesar do avanço tecnológico, muitas empresas em Portugal ainda não estão preparadas para a digitalização. No entanto, existem empresas que já implementaram com sucesso soluções de IA para melhorar a interação com os clientes e oferecer um serviço mais personalizado. Como é o caso do Grupo Pestana.

A questão da segurança digital também foi discutida, com ênfase na importância da biometria na autenticação de identidade e na proteção contra fraudes. A Multicert/SIBS, compartilhou as suas iniciativas para fortalecer a segurança por meio da biometria e da automação.

O debate abordou ainda o desafio da regulamentação na Europa, que está atrás dos Estados Unidos e da China em termos de inovação tecnológica. A União Europeia está a procura de regulamentar a IA e os dados, o que levanta preocupações sobre a capacidade das empresas em se adaptarem às mudanças regulatórias em construção.

Importa que as empresas olhem para dentro, avaliem os seus riscos e deem prioridade à segurança de dados e à conformidade regulatória. Outra prioridade é que as empresas trabalhem em conjunto com as autoridades para garantir a conformidade e a segurança digital.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado