Receio de ciberataques cresce entre as empresas

Acresce que, de acordo com a IDC, executivos seniores e líderes de linha de negócio estão pouco envolvidos nas iniciativas de ciberpreparação das suas empresas.

61% dos líderes de segurança acreditam que é “provável” ou “muito provável” que ocorra perda de dados nas suas organizações, nos próximos 12 meses, devido a ataques cada vez mais sofisticados. Isto de acordo com um relatório da empresa de pesquisa IDC, para a Commvault, que também destaca que a exfiltração de dados é a tática de eleição dos cibercriminosos – estes incidentes são 50% mais frequentes do que incidentes de encriptação.

Além disso, à medida que os cibercriminosos utilizam táticas mais astutas, confiar em processos manuais de deteção e comunicação pode fazer com que as anomalias não sejam detetadas e os ataques sejam bem sucedidos. Uma solução potencial, a automatização, poderia levar a uma deteção mais rápida para atenuar o impacto da intrusão. No entanto, a maioria das organizações (57%) tem uma automatização limitada de funções-chave, o que aumenta as hipóteses de não detetar uma ameaça antes de esta ocorrer; apenas 22% afirmam estar totalmente automatizadas.

O estudo revela também que, em muitos casos, os executivos de topo e os líderes da linha de negócio estão pouco envolvidos nas iniciativas de ciberpreparação da sua empresa: apenas um terço (33%) dos CEO ou Administradores e menos de um quarto (21%) dos restantes líderes de topo estão altamente envolvidos. De acordo com o estudo, a maioria (52%) dos gestores de topo não está envolvida nos processos de cibersegurança das suas empresas.

Para além da falta de envolvimento dos executivos, existe também frequentemente confusão entre as equipas de ITOps e SecOps sobre quem faz o quê quando se trata de ciberpreparação. Apenas 30% das equipas de SecOps compreendem plenamente as funções e responsabilidades das equipas de ITOps no que diz respeito à preparação e resposta cibernética e, do mesmo modo, apenas 29% das equipas de ITOps compreendem plenamente as responsabilidades das equipas de SecOps.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado