A reunião final do projeto Elders Learning English for Europe (ELENE), que visa melhorar as competências multilingues e aumentar as competências digitais dos idosos, juntou parceiros do consórcio da Polónia (Instytut Badań i Innowacji w Edukacji), Portugal (GLanDrive), Eslovénia (Ljudska univerza Rogaška Slatin), Espanha (Innetica) e Turquia (SHEM).

Por Bruno Ribeiro
A agência de marketing digital portuguesa GLanDrive está envolvida no projeto Elders Learning English for Europe (ELENE), realizado no âmbito dos Programas de Educação da União Europeia Erasmus+, que tem como objetivo incentivar os idosos a participarem mais ativamente na sociedade através da aprendizagem do inglês e do fomento das suas competências digitais.
O projeto pretende também aumentar e desenvolver as competências dos formadores e outros funcionários que apoiam os idosos, especialmente para motivá-los a participar na aprendizagem de línguas estrangeiras e no ensino eficaz.
Para atingir esses objetivos, foi desenvolvida uma plataforma eletrónica, uma aplicação para smartphones, PDF interativos, um manual de aprendizagem para idosos aprenderem inglês, e um manual de metodologia para formadores.
A GLanDrive partilhou, em comunicado, o seu empenho neste projeto, lembrando que “O envelhecimento da população é um fenómeno global e um dos principais desafios que a União Europeia enfrenta”. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a elaboração de políticas e programas que promovam o envelhecimento ativo dessa população idosa. O envelhecimento ativo significa, por exemplo, viajar mais e conhecer outros países e culturas”, acrescenta a empresa.
O comunicado da GLanDrive destaca ainda uma série de objetivos intermédios que este projeto poderá permitir:
- Promover a inclusão social dos idosos, permitindo-lhes participar ativamente em atividades sociais e culturais;
- Aumentar a autoestima dos idosos, fornecendo-lhes novas habilidades e competências;
- Estimular o desenvolvimento cognitivo dos idosos, fortalecendo as suas habilidades de memória, raciocínio e resolução de problemas;
- Melhorar a comunicação e a interação dos idosos com outras gerações, facilitando a interação com familiares, amigos e comunidades;
- Promover a autonomia e a independência dos idosos, permitindo-lhes comunicar e resolver situações em diferentes contextos;
- Contribuir para a preservação e valorização da cultura e história dos idosos, possibilitando a transmissão de conhecimentos e experiências;
- Reduzir a solidão e o isolamento social dos idosos, promovendo a interação com outras pessoas e grupos;
- Estimular a motivação e o interesse dos idosos em aprender e envolver-se em atividades de aprendizagem ao longo da vida;
- Melhorar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento pessoal e integração social.
A fase inicial de testes vai ter uma formação para 30 idosos, em cada um dos países do consórcio: Polónia, Portugal, Espanha, Turquia e Eslovénia.