IA generativa: Joule da SAP promete uma nova era na gestão empresarial

A gigante alemã do software vai incluir esta tecnologia em todas as suas soluções cloud, abrangendo setores como os recursos humanos, finanças, supply chain, compras e experiência do cliente, entre outros.

Julia White, Directora de Marketing e Soluções e membro do Conselho de Administração da SAP

Por Francisca Domínguez Zubicoa (Walldorf, Alemanha)

A gigante alemã de software SAP, uma das soluções mais utilizadas pelas empresas em todo o mundo, juntou-se à onda da inteligência artificial generativa (IA) e anunciou um novo assistente ou “copiloto” baseado nesta tecnologia, o Joule, que será integrado em todas as aplicações cloud da empresa.

Numa apresentação online, os executivos da SAP detalharam as capacidades do seu novo assistente de IA generativa de linguagem natural. A ferramenta fornecerá informações proativas e contextualizadas de todas as soluções da SAP (como recursos humanos, finanças, supply chain, compras, experiência do cliente e a sua SAP Business Technology Platform), bem como de fontes de terceiros.

Julia White, Directora de Marketing e Soluções e membro do Conselho de Administração da SAP, afirmou que, com o Joule, a empresa procura “uma adoção significativa da IA generativa, proporcionando um valor real” aos seus clientes. “A IA irá impulsionar todas as tecnologias. As oportunidades são infinitas e irá mudar fundamentalmente a forma como as empresas operam”, acrescentou. A vantagem do Joule, disse, é que “funciona dentro das aplicações que os clientes usam todos os dias nos seus processos de negócios”.

Desta forma, o Joule tem como objetivo ajudar os trabalhadores a desempenhar as suas funções de forma mais rápida, inteligente e segura, obtendo melhores resultados e cumprindo os regulamentos. Basta fazer perguntas ou colocar problemas ao assistente em linguagem natural para receber respostas baseadas numa combinação de dados, textos, imagens e conhecimentos de todo o portefólio SAP e de fontes adicionais.

Isto permite aos utilizadores adaptarem a ferramenta a diferentes casos de utilização. Por exemplo, um fabricante poderá identificar regiões ou áreas com baixo desempenho e, quando combinado com outros dados, detetar a causa do problema e aplicar as medidas necessárias. No domínio dos recursos humanos, por seu turno, o Joule ajudará os executivos a redigir descrições de funções imparciais e a gerar perguntas de entrevista relevantes.

Thomas Saueressig, diretor de engenharia de produto e também membro do conselho de administração da SAP, afirmou que a nova versão “vai realmente mudar a forma como os utilizadores interagem com o nosso software”. Segundo Saueressig, a nova versão “irá democratizar o acesso a soluções de IA, melhorar a produtividade e acelerar a agilidade e a velocidade” dos processos empresariais, tudo isto com um enfoque na segurança, “porque sabemos quão crítico é o trabalho que é feito no nosso software”.

O Joule Co-Pilot estará disponível a partir de novembro no SAP SuccessFactors e SAP Start, e a partir do início de 2024 no SAP S/4HANA Cloud Public Edition. A partir daí, será ativado nas restantes aplicações da empresa.

Saueressig, no entanto, observou que “não começámos agora com a IA, já andamos nisto há anos”. De facto, há muito que a SAP tem uma estratégia global dedicada à construção de um ecossistema de IA empresarial, incluindo ofertas existentes como a SAP Business AI; investimentos diretos como os anunciados em julho na Aleph Alpha, Anthropic e Cohere; parcerias com terceiros como as anunciadas em maio com a Microsoft, Google Cloud e IBM; e apoio ao empreendedorismo inovador, como a sua contribuição de mais de mil milhões de dólares para a empresa de capital de risco Sapphire Ventures para financiar startups de tecnologia empresarial baseadas em IA.




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