Como é a relação dos portugueses com o Wi-Fi?

A devolo, empresa alemã especialista em soluções de rede, elaborou um estudo sobre a utilização do Wi-Fi em Portugal e revelou dados muitos interessantes, incluindo alguns que vão contra o senso comum.

Mesmo antes de conhecer os resultados do estudo, qualquer um de nós tem consciência e afirmará que a internet é, hoje em dia, uma ferramenta indispensável para quase todos os portugueses. Seja em casa ou na rua, no trabalho ou no lazer.

Tão importante como a água ou a eletricidade

Segundo o comunicado da devolo, o estudo reforça isto mesmo: quase 100% dos inquiridos considera a Internet como um serviço essencial em casa, ao mesmo nível da água e da eletricidade, enquanto menos de 70% dá essa importância ao aquecimento. E, especificamente, em relação ao Wi-Fi, será que acompanha essa popularidade? Para os portugueses, a resposta é sim: quase 70% consideram o Wi-Fi em casa tão importante como água ou eletricidade.

Problemas de Wi-Fi em Portugal

Talvez pela importância que dão à internet e ao Wi-Fi, os portugueses são sensíveis a eventuais falhas na sua ligação e o estudo revela que 90% reportam problemas, pelo menos de vez em quando. Isto é especialmente grave com o aumento da popularidade do teletrabalho, que provavelmente é a razão de quase metade dos inquiridos considerar o período entre a uma da tarde e as nove da noite como aquele em que é mais essencial ter uma ligação Wi-Fi estável.

O comunicado da empresa alemã menciona que, no que toca às atividades afetadas por problemas de Wi-Fi, as mais comuns são navegar na Internet, com mais de metade dos portugueses a reportar queixas, streaming de vídeo, videochamadas e videoconferências, e download e upload de ficheiros, com mais de um quarto dos inquiridos a reportar queixas em cada uma destas atividades. E talvez o mais grave seja isto: mais de metade dos utilizadores não sabe a fonte destes problemas de Wi-Fi.

Nem todas as divisões das casas dos portugueses são afetadas igualmente por problemas de Wi-Fi. Quase 40% dos inquiridos tem ligação Wi-Fi fraca no exterior e, mais grave, quase metade o tem o mesmo problema num quarto.

Repetidores são solução mais usada

O estudo avaliou também as soluções mais usadas para resolver problemas de Wi-Fi . Os repetidores são a preferida, com mais de 40% dos utilizadores a reportar usar estes dispositivos. A segunda solução mais popular é o powerline, ainda assim distante do primeiro lugar, com pouco mais de 16% dos inquiridos a escolhê-la.

Em relação ao que os utilizadores consideram importante numa solução para problemas de Wi-Fi, quase 70% apontou para estabilidade de ligação, mais de 60% para capacidade de expandir um sistema Wi-Fi existente e mais de metade para velocidade de ligação. Surpreendentemente, menos de metade dos inquiridos indicou o preço como um fator importante.

A devolo foi fundada em 2002 em Aachen, na Alemanha, e especializou-se em soluções para transmitir Internet a toda a rede doméstica. Para além dos repetidores, que este estudo mostrou serem tão utilizados, tem ainda uma série de dispositivos powerline, que torna possível estabelecer redes inteligentes e flexíveis através de uma rede elétrica existente.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado