IDC: O crescimento das despesas com software de colaboração abranda, mas funcionalidades de IA irão impulsionar futuros aumentos

Por Matthew Finnegan

As despesas globais com aplicações de colaboração continuam a aumentar à medida que as empresas implementam software nas suas organizações, de acordo com a IDC. Mas a taxa de crescimento abrandou à medida que a adoção de ferramentas de videoconferência amadureceu e os fornecedores reduziram os preços.

Os custos das empresas globais com software de colaboração – incluindo aplicações de videoconferência, chats, e-mail e muito mais – atingiram 33,9 mil milhões de dólares em 2022, de acordo com um relatório recente da IDC. Foi o sétimo ano consecutivo de crescimento de dois dígitos, um aumento de 14,6% em relação a 2021.

Mas este número representou um crescimento anual mais lento em comparação com os dados da IDC dos dois anos anteriores (28,4% de crescimento anual em 2021 e 32,9% em 2020, no auge da pandemia de COVID-19 e a rápida mudança para o trabalho híbrido e remoto).

A Microsoft foi responsável pela maior parte do mercado de aplicações de colaboração no ano passado (29,7%), de acordo com a IDC, seguida pela Google (13,5%), Zoom (11,2%), Salesforce (7,6%) e Cisco (3,2%).

Quota de mercado mundial das aplicações de colaboração em 2022.

O crescimento das despesas durante 2022 foi impulsionado, em parte, pelas organizações que lançaram aplicações de colaboração para um maior número de trabalhadores. “As empresas ainda estão a conectar mais a sua força de trabalho e isso está a adicionar utilizadores”, disse Wayne Kurtzman, vice-presidente de pesquisa para colaboração e comunidades da IDC. “Há também um aumento no investimento em aplicações como plataformas de comunidades empresariais e plataformas de colaboração visual.”

O que tem travado as taxas de crescimento das despesas nos últimos meses, diz Wayne Kurtzman, tem sido a pressão descendente sobre a receita média por utilizador (ARPU), uma vez que os fornecedores oferecem opções de colaboração integradas e agrupadas que dão acesso a uma variedade de recursos a um preço mais baixo em comparação com as aplicações adquiridas individualmente. Esta situação afetou as aplicações de videoconferência, especialmente à medida que a adoção destas ferramentas foi amadurecendo.

Em termos prospetivos, a IDC prevê que as despesas das empresas com aplicações de colaboração mais do que dupliquem nos próximos cincam anos, atingindo um total de 71,6 mil milhões de dólares até 2027, de acordo com outro relatório recente.

É provável que o crescimento previsto seja impulsionado pela inclusão de funcionalidades de IA generativa em produtos de software de colaboração. Google, Microsoft, Slack e Zoom são apenas alguns dos fornecedores que estão atualmente a desenvolver funcionalidades de IA para o seu software. Estas ferramentas de IA generativa incluem resumos automáticos de reuniões e a geração de rascunhos de mensagens de correio eletrónico, que os fornecedores prometeram poupar tempo aos funcionários em determinadas tarefas.

A Microsoft e a Google afirmaram que as suas funcionalidades IA generativa custarão 30 dólares por utilizador por mês para as grandes empresas, embora seja provável que as empresas com planos de preços mais baixos não paguem tanto.

“No futuro, haverá recursos – IA, por exemplo – que serão adicionados ao preço”, disse Kurtzman. “Veremos o ARPU aumentar mais tarde, no período de cinco anos, devido a alguns desses acréscimos. Podemos ver isto pouco mais no próximo ano, 2024, com algumas [as recentes reduções de ARPU] começarem a reverter.




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