Entrevista: “Não há como voltar ao local de trabalho pré-pandemia”

Ao contrário de muitas empresas que impõem o regresso ao escritório, a HP optou por uma visão mais descontraída do trabalho híbrido, incentivando os trabalhadores a utilizarem a tecnologia mais recente e deixando que eles e os seus gestores escolham o tempo que precisam para estar no escritório.

Por Lucas Mearian

Enquanto algumas empresas, nos últimos meses, têm vindo a rever as políticas de trabalho remoto, a Hewlett-Packard (HP) tem-se mostrado reticente em estabelecer qualquer mandato no escritório – ou mesmo objetivos informais – para os seus trabalhadores.

Várias equipas têm reuniões de pessoal no escritório e os empregados que vivem perto de um escritório tendem a vir dois ou três dias por semana. Mas a HP considera que o seu caminho para o futuro do trabalho passa por permitir que os funcionários tenham a mesma experiência no escritório e em casa, incentivando-os assim a regressar às suas secretárias apenas por motivos específicos, como a colaboração no escritório.

Um inquérito interno da empresa revelou que 77% dos funcionários da HP gostam da ideia de trabalho híbrido e não foram atraídos para o escritório com almoços gratuitos, novos equipamentos de ginásio ou espaços de escritório mais abertos. O que é que obteve uma pontuação elevada junto de quase nove em cada 10 trabalhadores? A tecnologia certa para fazerem o seu trabalho de forma tão eficaz e eficiente como se estivessem em casa.

A HP ao olhar para o futuro, definiu-se num caminho circular de sustentabilidade – com a missão de chegar a um ponto em que todos os seus produtos sejam recicláveis ou reutilizáveis. A sustentabilidade não é apenas um objetivo comercial; é também uma forma de manter os trabalhadores satisfeitos, uma vez que 66% dos seus empregados indicaram que querem trabalhar para uma empresa que seja ambientalmente responsável.

Loretta Li-Sevilla, Directora do Futuro do Trabalho, Colaboração e Incubação de Empresas da HP, trabalha na sede da empresa em Palo Alto, na Califórnia, que foi alvo de uma renovação drástica para apoiar o trabalho híbrido. O “hot desking”, ou a possibilidade de qualquer funcionário utilizar qualquer secretária disponível, é agora a norma. Todas as secretárias têm equipamento idêntico, o que facilita aos funcionários a colocação dos seus computadores e o início do trabalho quando estão no local.

No ano passado, a HP comprou o fornecedor de colaboração no local de trabalho Poly, uma medida que visa aumentar o negócio e equipar os seus próprios espaços de colaboração com novo software de videoconferência, câmaras e auscultadores.

Li-Sevilla trabalha para a HP há mais de 30 anos, tendo começado a sua carreira como estagiária de engenharia e transitado para o marketing e a estratégia empresarial ao longo do seu mandato. Nos últimos oito anos, tem desempenhado o seu último cargo. O Computerworld conversou com a executiva da HP.

Qual é o futuro do trabalho em termos de casa versus escritório? E acredita que alguma vez voltaremos a um local de trabalho anterior à pandemia?

“É pouco provável que voltemos a um ambiente de trabalho semelhante ao que tínhamos antes da pandemia. Já estamos neste comboio em direção a um futuro do trabalho que parece muito diferente e que se centra na relação empregado empregador, que se alterou nos últimos anos. No centro está um sentido partilhado de objetivos – os empregados querem ter um sentido de realização e sentir que o seu trabalho tem significado. Quando se sentem ligados ao seu trabalho e aos seus colegas, é mais provável que se empenhem e se sintam motivados.

“Para serem bem-sucedidas na sua estratégia para o futuro do trabalho, as empresas precisam de se concentrar numa resposta multifuncional que tenha em consideração estes três pilares: mentalidade, conjunto de ferramentas e conjunto de competências.

“A mentalidade consiste em proporcionar um ambiente de confiança, flexibilidade e equidade para que as pessoas possam dar o seu melhor. Inclui aspetos como políticas, princípios, liderança e normas de trabalho que incentivam a autonomia e a segurança psicológica. Quando os empregados se sentem apoiados e capacitados, dão o seu melhor.”

“O conjunto de ferramentas permite que as pessoas sejam produtivas, conectadas e colaborativas – não importa onde estejam. Este pilar inclui aspetos como a tecnologia, o espaço, a alimentação e as comodidades que fazem com que os empregados se sintam eficazes e apoiados. Com o aumento do trabalho híbrido, é crucial ter uma transição suave do escritório para casa ou qualquer outro local para que os funcionários possam manter a sua produtividade.”

“O Skillset centra-se no apoio ao crescimento pessoal e profissional e na contratação pelo potencial de vida e não por uma função. Este pilar inclui aspetos como a atualização de competências e a requalificação, a atração e o desenvolvimento de talentos e a garantia do bem-estar dos funcionários. Quando os funcionários têm oportunidades de aprender e crescer, é mais provável que permaneçam na empresa e contribuam para o seu sucesso.”

Quais são as principais formas como a HP está a utilizar a IA e como é que assegura aos funcionários que não se trata de eliminar os seus empregos?

“A IA não tem a ver com a substituição de pessoas. Trata-se de aumentar e melhorar a produtividade das pessoas com tarefas repetitivas para que possam ser mais eficientes. Na HP, estamos a analisar a forma como podemos otimizar as áreas certas e oferecer um melhor apoio aos nossos clientes com IA, bem como a forma como podemos melhorar a experiência dos nossos clientes com os nossos produtos. As capacidades de áudio e vídeo com tecnologia alimentada por IA são uma grande parte deste processo. Queremos fazer com que as pessoas sintam que estão juntas numa sala, independentemente do ambiente, com ferramentas que permitem o cancelamento de ruído, o acompanhamento dos participantes e muito mais.”

Como é que a HP está a fazer com que os funcionários regressem ao escritório, e esta a atingir os seus objetivos?

“Na HP, estamos a adotar uma abordagem multifuncional para resolver problemas de novas formas, trabalhando com membros da equipa de RH, instalações e outras funções empresariais. Começámos por ouvir continuamente os nossos funcionários através de grupos de discussão e experiências, recolhendo feedback em tempo real para ver qual a estratégia que funciona melhor para nós.”

“Também lançámos iniciativas nos pilares da mentalidade, do conjunto de ferramentas e do conjunto de competências para podermos otimizar e proporcionar a melhor experiência possível aos funcionários. Para capacitar os funcionários e definir o tom da mentalidade, temos dias de escritório dedicados para que as pessoas se reúnam e colaborem pessoalmente, organizamos eventos e almoços semanais e a nossa equipa de liderança dá o exemplo, criando oportunidades que reúnem as pessoas pessoalmente.”

“Para garantir que as pessoas dispõem do conjunto de ferramentas adequado, fornecemos-lhes o dispositivo e o ecossistema certos para o seu estilo de trabalho, para que possam ser produtivas – desde computadores portáteis de elevado desempenho com uma bateria de longa duração para trabalhar em viagem até às ferramentas de conferência certas para se sentirem presentes em qualquer lugar. Também acreditamos que é importante que os funcionários tenham flexibilidade para se deslocarem ao escritório, pelo que concebemos os nossos espaços de escritório para criar um sentido de comunidade e colaboração, com espaços comuns e secretárias com docking displays com webcams incorporadas que permitem a ligação com um cabo, para que as pessoas não tenham de reaprender a configurar o seu ambiente sempre que chegam ao escritório.”

“Também criámos programas de coortes de aprendizagem para formação de pessoas e desenvolvemos recursos de integração para garantir que os funcionários têm o conjunto certo de competências, para além de várias oportunidades de crescimento na carreira.”

Porque é que é importante que os funcionários regressem ao escritório? Que provas existem de que os trabalhadores no escritório são mais produtivos do que os trabalhadores em casa?

“O nosso inquérito mostra que os nossos empregados e os dos nossos clientes acreditam que o escritório é fundamental para criar colaboração e um sentimento de camaradagem. Mas a produtividade tem significados diferentes para pessoas diferentes, pelo que não podemos adotar uma abordagem única para o regresso ao escritório.”

“A nossa inquirição mostra que 77% das pessoas preferem um modelo de trabalho híbrido, mas apenas 22% dos trabalhadores híbridos sentem que estão a prosperar no seu ambiente. Por isso, analisámos o que é mais importante para as pessoas quando regressam ao escritório e descobrimos que ter a tecnologia certa é o número um – ainda mais do que um escritório com um design bonito ou comida grátis. Se não tiver a tecnologia certa no escritório para que os seus trabalhadores sejam produtivos e colaborem sem dilemas, isso torna-se um grande problema.

“Na HP, identificámos personas com base em funções individuais e nos seus estilos de trabalho. E o que descobrimos é que um engenheiro ou especialista pode precisar de estar no escritório com mais frequência do que um pioneiro móvel que anda na estrada todas as semanas, como um representante de vendas ou um executivo. Temos de garantir que, independentemente do local e da forma como trabalham melhor, todos os funcionários são eficazes e sentem-se apoiados para fazer o seu melhor trabalho. A equidade digital e de colaboração é fundamental”.

Qual é a percentagem de trabalhadores que têm de estar no escritório pelo menos uma parte da semana na HP?

“Não existe um mandato oficial da HP, porque queremos permitir a flexibilidade e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas a irem ao escritório. Mas estamos a ver que as pessoas vêm em média dois a três dias por semana.”

Como é que as TI estão a ajudar a gerir uma força de trabalho mais diversificada?

“O papel das TI tornou-se extremamente difícil; 62% dos ITDM sentem que o seu trabalho é mais difícil e mais rápido do que nunca, com uma força de trabalho massivamente distribuída e o clima macroeconómico. Têm de ser capazes de gerir uma frota de dispositivos, ter a telemetria correta para maximizar a produtividade dos funcionários e ter apoio disponível e pronto a usar, independentemente do local onde os funcionários se encontrem. Se um trabalhador estiver a trabalhar a partir de casa, não pode simplesmente dirigir-se ao help desk. Assistimos a este desafio durante a pandemia. As TI também precisam de ser capazes de fornecer equipamento de forma rápida e fácil aos trabalhadores remotos. À medida que vemos uma força de trabalho cada vez mais diversificada em vários espaços, é ainda mais crítico que as TI forneçam um ambiente seguro.”

Quais são as principais iniciativas que a HP está a levar a cabo para garantir práticas sustentáveis e qual é a importância disso para os funcionários atualmente?

“A sustentabilidade é muito importante para os funcionários de todos os setores. Sessenta e seis por cento dos trabalhadores querem trabalhar para empresas que se preocupam em retribuir ao planeta e ao impacto ambiental. Isso está no centro de quem somos na HP.”

“Estamos a inovar continuamente com materiais reciclados e novos métodos para criar uma carteira de PC mais sustentável. Pensamos na sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do produto, no design sustentável e nos materiais ecológicos. Integrámos materiais reciclados nos nossos PC, tais como plástico de origem oceânica, borras de café usadas e óleo alimentar usado, e todas as embalagens exteriores dos nossos PC e ecrãs são 100% de origem sustentável. Desde 2020, também temos mais produtos EPEAT Gold e Silver Personal Systems globalmente do que qualquer outro fornecedor de PC.”

Como é que a sustentabilidade se enquadra na forma como a HP concebe e constrói os produtos?

“Pensamos na sustentabilidade do ponto de vista do design, em termos dos materiais que utilizamos, da facilidade de reparação, do tipo de fim de vida que um produto tem. Como é que nos certificamos de que temos uma economia circular?”

“Fizemos grandes avanços, como, no lado do sistema pessoal; 100% dos nossos PC e monitores lançados em 2022 e 2023 continham materiais reciclados, então praticamente 100% [têm alguns] materiais reciclados. Isso também se aplica às nossas embalagens. Assim, 100% das nossas embalagens de papel provêm de fontes recicladas e sustentáveis.

“Temos o serviço de recuperação de dispositivos HP. Este serviço proporciona uma capacidade segura e sustentável de reutilização e reciclagem de dispositivos [para produtos HP] Inclui recolha gratuita, reciclagem gratuita e também um certificado de destruição para que possa ter confiança e transparência sobre o que foi feito com eles.”

Qual é a importância da sustentabilidade para os seus funcionários? É atrativa para potenciais talentos? “Penso que 66% dos trabalhadores [no inquérito da HP] disseram que querem trabalhar numa empresa que se preocupa com a sustentabilidade




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