O popular chatbot da OpenAI tem registado taxas de adoção surpreendentes desde o seu lançamento, mas pode estar a esvaziar-se depois de ter sofrido uma quebra nas visitas. O que dizem os analistas?

Por Irene Iglesias Álvarez
O ChatGPT da OpenAI, o popular chatbot lançado no passado mês de novembro, registou, pelo terceiro mês consecutivo, uma queda nas visitas mensais ao seu site. Embora seja de salientar que a queda foi registada durante a época de verão, mais concretamente entre junho e agosto, fala-se que pode estar a esvaziar-se. Será que a fase de lua de mel entre os utilizadores e a tecnologia chegou ao fim?
As visitas ao ChatGPT, tanto na versão desktop como na aplicação mobile, diminuíram 3,2% em agosto, para 1,43 mil milhões. Este declínio seguiu-se aos dois meses anteriores, que já registavam uma queda de cerca de 10%, aproximadamente. Em consonância, o tempo que os visitantes passam no site também diminuiu, numa base mensal, passando de uma média de 8,7 minutos, em março, para 7 minutos em agosto.
No entanto, em contrapartida, os visitantes únicos em todo o mundo aumentaram de 180 milhões para 180,5 milhões durante o mês de agosto. Prevê-se que estes números continuem a aumentar à medida que os estudantes regressam às aulas. O tráfego do ChatGPT cresceu ligeiramente nos Estados Unidos, no final de agosto, à medida que as escolas reabriram e retomaram a atividade normal. Este facto não é surpreendente, uma vez que muitos estudantes, tirando partido do seu estatuto de nativos digitais, utilizam a tecnologia como uma ferramenta na sua rotina diária para fazer os trabalhos de casa e os trabalhos escolares.
Entre outras coisas, é esta retoma que leva os analistas a acreditar que o declínio do tráfego do ChatGPT está a chegar ao fim. “Está a começar a recuperar. Antes do lançamento do Threads pela Meta, o ChatGPT era a aplicação de consumo que mais crescia e, apesar de os seus números terem sido afetados por esta queda, continua a ser um dos 30 maiores sites do mundo.