Avaliações de desempenho imparciais, criação de planos de desenvolvimento individual ou tratamento de questões habituais na integração – a IA deverá finalmente trazer o impulso da inovação aos profissionais de Recursos Humanos (RH).

Por Kajetan von Armansperg
A inteligência artificial está a estabelecer uma nova referência para a digitalização nos RH: 65% dos líderes de RH esperam beneficiar da IA no seu ambiente de trabalho. No entanto, as ferramentas de IA ainda não estão a ser utilizadas em grande escala. Isto pode dever-se ao facto de, apesar da sua atitude otimista em relação à IA, os trabalhadores ainda estarem preocupados com a existência de regulamentação e formação suficientes. Atualmente, apenas 16% de todos os trabalhadores utilizam ferramentas de IA no seu trabalho diário.
Onde está a ser utilizada a IA em RH
A IA processa facilmente grandes conjuntos de dados, como dados pessoais ou de candidaturas, e identifica padrões e correlações. Isto permite a automatização total de determinados fluxos de trabalho, como o planeamento de recursos. A IA também traz benefícios em termos de desenvolvimento dos trabalhadores, identificando membros da equipa com um desempenho particularmente elevado, prevendo tendências de flutuação ou criando percursos de aprendizagem personalizados. Embora a IA ainda esteja a dar os primeiros passos na área da gestão de recursos humanos, o desenvolvimento de ferramentas de desenvolvimento na área irá, sem dúvida, descobrir outras áreas de aplicação. Eis algumas áreas específicas de aplicação da IA nos RH:
- Feedback: os programas de feedback alimentados por IA ajudam os gestores a criar avaliações de desempenho compreensíveis, construtivas e imparciais. A IA garante que o feedback do líder é coerente com o feedback dos outros membros da equipa. Também fornece sugestões de melhoria em tempo real para o projeto de feedback, permitindo que todos os gestores escrevam avaliações justas, significativas e de alta qualidade.
- Formação contínua: Ao analisar os dados de desempenho, as ferramentas de IA são capazes de identificar tanto os membros da equipa com um desempenho particularmente elevado como os que têm um desempenho bastante baixo. Com base nestes dados, a inteligência artificial pode criar automaticamente percursos de aprendizagem individuais para apoiar os trabalhadores no desenvolvimento das suas competências. A IA também desempenhará um papel cada vez mais importante na implementação de medidas de formação no futuro.
- Integração: Os LLM (Large Language Models) são modelos linguísticos de inteligência artificial treinados com grandes conjuntos de dados para processar a linguagem natural. Os gestores de RH podem utilizar esses modelos de aprendizagem automática para melhorar a integração dos novos trabalhadores. Sob a forma de chatbots, os LLMs podem responder às perguntas dos novos empregados sobre as políticas, procedimentos e benefícios da empresa, aliviando a carga da equipa de RH. Podem também ajudar no preenchimento da documentação necessária.
Os trabalhadores precisam de ser formados
A IA generativa está a desenvolver-se tão rapidamente que muitas empresas ainda têm dificuldade em compreender e comunicar os seus benefícios, capacidades e aptidões aos seus funcionários. Para muitos funcionários, isto suscita preocupações sobre a perda dos seus empregos para a IA, de acordo com um estudo da Goldman Sachs.
As empresas podem contrariar este receio formando os seus trabalhadores nas competências necessárias. Ao fazê-lo, é importante salientar os limites da IA: a IA não é adequada para todos os processos de RH e ainda não pode substituir as competências humanas cruciais. Especialmente nos RH, onde se trata da utilização direcionada do talento e da sua retenção e promoção a longo prazo, é importante utilizar as ferramentas de IA com uma estratégia bem ponderada.
As limitações dos LLM
Os gestores de RH devem questionar de forma crítica a utilização dos LLM, por exemplo, no recrutamento e na promoção da marca do empregador. Os textos gerados por LLM devem ser sempre submetidos a um controlo de qualidade humano. É assim que as empresas garantem que estes textos correspondem ao seu tom de voz – a sua linguagem empresarial – e atraem os talentos certos. Afinal de contas, a linguagem que as organizações escolhem para a sua comunicação reflete também a sua cultura empresarial.
Não se esqueça da conformidade e da proteção de dados
É importante definir áreas de aplicação e limites claros para a utilização da IA nos RH. As empresas devem tomar medidas adequadas para garantir não só a transparência e a proteção de dados, mas também a equidade quando trabalham com ferramentas de IA.
As empresas devem ter em conta a função social do trabalho
Embora a IA seja capaz de imitar parcialmente as interações sociais, não as pode substituir completamente – e pode até despertar sentimentos de solidão, como mostra um estudo recente. No local de trabalho, as pessoas criam laços estreitos – com os membros da sua equipa, com os clientes e com o próprio trabalho. Estes fatores contribuem significativamente para a forma como os trabalhadores se sentem no local de trabalho e para o grau de satisfação que sentem com o seu trabalho. Isto, por sua vez, tem um impacto positivo na sua motivação e desempenho. Por conseguinte, uma implementação de IA na empresa deve sempre colocar a tónica também nas componentes sociais.
O futuro da IA nos RH
As aplicações de IA têm um grande potencial para as empresas e para a gestão de RH. A automatização das tarefas de rotina dá aos gestores de RH tempo para se concentrarem em tarefas que requerem mais atenção – o que pode levar a uma força de trabalho mais produtiva e satisfeita, a taxas de rotatividade mais baixas e a um maior sucesso empresarial. O facto é que a IA irá redefinir os RH, assumindo as tarefas administrativas e permitindo que os profissionais de RH se dediquem à conceção estratégica do negócio.