A Google vai igualar os preços da rival Microsoft com o seu assistente Duet AI, que está disponível como um complemento para os clientes Enterprise – a 30 dólares/mês por utilizador.

Por Matthew Finnegan
O Duet AI da Google está agora disponível para todos, trazendo o assistente de IA generativo para a gama de aplicações de produtividade do Workspace, anunciou a empresa na terça-feira. As funcionalidades do Duet AI custarão 30 dólares/mês por utilizador, colocando o preço da ferramenta em linha com o Copilot da rival Microsoft.
O Duet AI utiliza o genAI para ajudar os utilizadores a aceder a vários produtos do Workspace. Por exemplo, pode escrever rascunhos de textos no Google Docs com base nas instruções do utilizador, gerar respostas de e-mail no Gmail e organizar dados na aplicação de folha de cálculo Sheets. Também pode tomar notas e resumir conversas na ferramenta de videoconferência Meet.
A Google revelou inicialmente planos para adicionar funcionalidades de IA aos seus produtos Workspace em março, com base nos seus modelos de linguagem de grande dimensão, prometendo aumentar a produtividade através da automatização de tarefas rotineiras. Desde o evento Google I/O, em maio, o Duet AI tem estado acessível em pré-visualização pública a utilizadores em regiões com acesso à lista de espera do Google Workspace Labs.
As funcionalidades do Duet AI da Google estão agora disponíveis como complemento para os clientes do Google Workspace Enterprise por um custo adicional de 30 dólares mensais por utilizador. É um custo significativo – embora o Google não publique publicamente os preços do nível empresarial, acredita-se que seja entre 27 e 36 dólares mensais por utilizador; adicionar acesso aos recursos de IA duplica aproximadamente o custo por utilizador, a cada mês.
A Google planeia disponibilizar o produto a clientes de outros níveis “nos próximos meses”, disse um porta-voz à Computerworld. Um teste gratuito também está disponível, embora a Google não tenha respondido de imediato a um pedido de detalhes sobre as condições do teste.
O Duet AI está disponível para utilizadores de língua inglesa “em todos os locais onde o Google Workspace é vendido”, disse um porta-voz da Google; o suporte para outras línguas será disponibilizado mais tarde.
O lançamento do Duet AI significa que a Google venceu a Microsoft no mercado com ferramentas genAI para o seu pacote de software empresarial. A Microsoft está atualmente a testar o seu IA Copilot para aplicações do Microsoft 365, como o Word, o Excel e o Teams. O Microsoft 365 Copilot, baseado no ChatGPT da OpenAI, também custará 30 dólares mensais, por utilizador, quando for disponibilizado, no final deste ano ou no início de 2024.
“A escolha da Google de fixar o preço do Duet em 30 dólares é surpreendente, uma vez que é o mesmo preço do Microsoft Copilot”, disse J. P. Gownder, vice-presidente e analista principal da equipa Future of Work da Forrester. “Ambas as ofertas prometem melhorar a produtividade dos funcionários, mas o Google Workspace está posicionado como uma alternativa de baixo custo ao Microsoft 365 em primeiro lugar. Os seus produtos contêm talvez 70% a 80% das funcionalidades dos seus homólogos na gama de programas do Microsoft 365”.
No entanto, tal como acontece com a funcionalidade genAI da Microsoft, Gownder espera que o Duet proporcione aos clientes melhorias em termos de produtividade e experiência dos funcionários, mesmo que seja demasiado cedo para fazer juízos firmes sobre qualquer um dos produtos.
“O Duet, assim como o Microsoft 365 Copilot, ajudará a inaugurar uma nova era de experiências de software de produtividade e colaboração”, disse Gownder, permitindo que os funcionários conversem com o software usando comandos complexos de linguagem natural. “Esta funcionalidade reduz a fricção entre os humanos e o software e trará benefícios de produtividade a médio e longo prazo.”
O preço do Duet reflete a confiança do Google no impacto que seus recursos de IA generativa terão para a produtividade do trabalhador do conhecimento, disse Raúl Castañón, analista sénior da 451 Research, uma divisão da S&P Global Market Intelligence. Ainda assim, ele acredita que as empresas devem adotar uma abordagem cautelosa ao investir em ferramentas de IA generativas.
“Embora [os casos de uso para genAI em aplicações Workspace] devam justificar o preço por utilizador, podemos esperar uma curva de aprendizagem acentuada para alguns funcionários”, disse Castañón. “As empresas podem querer considerar a implantação em ondas, começando com utilizadores avançados e expandindo gradualmente para o resto da sua base de funcionários à medida que os atualizam com esses novos recursos.”
Nick Patience, analista-chefe de IA e machine learning da 451 Research, também comentou, dizendo que o lançamento da ferramenta genAI do Google antes da Microsoft provavelmente não afetará a eventual aceitação de nenhum dos produtos. Mas a junção de funcionalidades genAI a estes pacotes de software empresarial amplamente utilizados poderá afetar a procura de fornecedores de GenAI mais especializados.
“Um conjunto de empresas que pode estar preocupado com isso, no entanto, são os especialistas em criação de texto, que oferecem ferramentas para coisas como escrever um post de blog, ou escrever uma linha de assunto de e-mail convincente, etc.”, disse Patience. “Essas funcionalidades estão a ser rapidamente integradas no Google Workplace e no Microsoft 365, deixando as empresas especializadas com um USP muito reduzido.”
A Google também falou sobre as novas capacidades do Duet AI na sua conferência Google Cloud Next, agora a decorrer em São Francisco. (O evento deste ano marca a primeira vez que é realizado presencialmente desde o início da pandemia COVID-19 em 2020).
Existem vários novos recursos do Duet AI para o Google Meet. Incluem a capacidade de tomar notas e criar ações durante uma videochamada com a funcionalidade “take notes for me”; uma opção “summary so far” que fornece uma atualização rápida das discussões da reunião; e uma opção “attend for me” que fornece um resumo para aqueles que não podem participar numa reunião.
No Google Chat, os utilizadores podem interagir com um chatbot Duet AI que responde a perguntas sobre o conteúdo que foi partilhado na aplicação de mensagens de equipa; os utilizadores também podem solicitar um resumo das conversas perdidas e dos documentos partilhados no espaço de trabalho da equipa.
Outras atualizações do Chat anunciadas na terça-feira incluem uma nova interface de utilizador, com funcionalidade de pesquisa atualizada e a inclusão de “huddles”, uma ferramenta leve de reunião de áudio e vídeo no Chat – semelhante à funcionalidade Huddles do Slack – que os utilizadores podem iniciar no Chat com um clique.
No entanto, a Google não informou sobre a data de lançamento do Sidekick – anunciado no evento I/O da Google, em maio – um assistente chatbot que resume as informações das aplicações do Workspace.
Para além do potencial de aumento da produtividade, as ferramentas de genAI podem representar riscos para a segurança e privacidade dos dados empresariais. A Google sublinhou que os dados dos clientes não serão utilizados para treinar os LLM empregues na sua funcionalidade genAI.
Sabe-se que os LLM fornecem informações inexatas – por vezes designadas por alucinações – que podem ser problemáticas quando se lida com dados comerciais importantes. A Google recusou-se a fornecer detalhes sobre quaisquer ferramentas para os administradores filtrarem o conteúdo genAI gerado para os utilizadores do Workspace.
O Duet AI é descrito pelo Google como “sempre ligado”, mas os administradores têm a capacidade de desligar a funcionalidade para os utilizadores, disse um porta-voz.