Não quer comprar hardware e software caros? Porque não jogar na cloud? Mostramos-lhe o que precisa para o streaming de jogos.

Por Jürgen Hill
O seu hardware é demasiado antigo e pouco potente? Mas continua a querer jogar os jogos mais recentes? Isso é possível. A solução são os serviços de streaming de jogos.
Em vez de instalar os jogos no seu próprio computador, estes são executados na cloud. Assim, faz no seu tempo livre exatamente o que milhares de empresas estão a fazer agora: subcontratam a sua capacidade de computação através da computação em cloud e os jogos são alojados no centro de dados de um fornecedor de serviços de cloud.
Poupar em hardware dispendioso
Na melhor das hipóteses, também pode poupar duas vezes. Não precisa de hardware caro, porque muitas plataformas de transmissão de jogos já podem ser utilizadas com um Chromebook barato.
Além disso, normalmente poupa nos custos de licenciamento dos jogos, porque a sua utilização já está incluída em muitos modelos de preços da cloud. Isto deve ser particularmente interessante para jogadores casuais ou pessoas que querem jogar jogos diferentes com frequência.
Independente do dispositivo
Além disso, com o streaming de jogos, torna-se independente do hardware. Muitas plataformas de jogos na cloud oferecem os seus serviços para PC, smartphones, tablets, consolas de jogos, smart TVs seleccionadas e Chromebooks. Muitas vezes, um navegador é suficiente, independentemente do hardware em que é executado.
Mas o que é exatamente necessário para começar a utilizar o streaming de jogos?
Fornecedor de streaming na cloud
A primeira coisa de que precisa, tal como acontece com a computação em cloud, é de um fornecedor de alojamento. Os fornecedores de streaming de jogos mais populares incluem o Geforce Now da Nvidia, o Xbox Cloud Gaming da Microsoft, o Amazon Luna e o PlayStation Plus. O serviço de transmissão de jogos Stadia foi descontinuado pela Google em janeiro de 2023. No artigo “Os melhores serviços de jogos na cloud em 2023”, analisámos mais detalhadamente as diferenças entre as plataformas individuais de jogos na cloud.
Rede de alto desempenho
O requisito técnico mais importante para jogos via streaming é uma ligação estável à Internet. Uma taxa de transferência de 10 Mbit/s é considerada o mínimo. No entanto, alguns serviços especificam uma largura de banda de 20 Mbit/s como requisito mínimo em ligação a determinados dispositivos, como as consolas. Também é importante garantir que os tempos de latência não são demasiado elevados, porque as suas reações no jogo ainda têm de ser transferidas do seu dispositivo para o centro de dados na cloud.
Cabo em vez de WLAN
Tendo em conta os tempos de latência, os fornecedores de jogos na cloud também recomendam normalmente o acesso à Internet com fios em vez da Internet por satélite e da telefonia móvel. Também na LAN doméstica, os cabos de rede são o trunfo em termos de desempenho.
Por isso, alguns fornecedores publicam recomendações especiais para os requisitos de WLAN quando os jogos são transmitidos através dela. Também pode encontrar dicas sobre como acelerar a sua WLAN no nosso artigo “Como aumentar a velocidade da WLAN”.
Volume de dados
Para jogos através da cloud, não é necessariamente aconselhável utilizar um serviço de Internet que tenha um limite superior para o consumo de dados. Afinal de contas, os serviços de jogos na cloud consomem muitos dados – comparáveis ao streaming de vídeos de alta qualidade.
Hardware
Ao contrário dos jogos instalados localmente, não existem requisitos técnicos específicos de potência de computação, RAM ou placa gráfica para os jogos na cloud. No entanto, como regra geral, se o dispositivo conseguir reproduzir um fluxo de vídeo de alta qualidade, por exemplo, da Netflix, sem solavancos ou falhas, nada deve impedir a utilização de plataformas de jogos na cloud.
No entanto, se os jogos em resolução 4K forem importantes, então é claro que deve ser instalada uma placa gráfica que suporte 4K. Além disso, o ecrã deve oferecer esta resolução. Muitos ecrãs de portáteis, em particular, terão de passar este ponto em branco.
Indispensável: controlador de jogos
Um controlador de jogo, por outro lado, é indispensável para os jogos na cloud. Alguns fornecedores exigem-no praticamente para poderem jogar nas suas plataformas. No entanto, não tem necessariamente de ser um controlador de marca. Na maioria dos casos, os produtos mais baratos que não sejam de marca também são suficientes. No entanto, é importante certificar-se de que têm botões suficientes.
Jogos
Na maioria dos fornecedores – com exceção do Geforce Now – os utilizadores não precisam de ter os seus próprios jogos. A taxa de utilização da plataforma na cloud inclui normalmente títulos simples ou mais antigos. Se, por outro lado, o foco estiver nos jogos atuais, normalmente é necessário subscrever uma assinatura adicional.
Além disso, algumas plataformas também permitem que os utilizadores joguem os seus próprios jogos através da cloud. Esta é uma caraterística interessante, por exemplo, se quiser jogar o seu jogo preferido a partir de casa quando está em viagem.
Não é possível dar dicas gerais sobre as bibliotecas de jogos de cada fornecedor. Cada fornecedor segue uma estratégia de conteúdo de jogos diferente. Neste caso, a escolha depende muito do gosto de cada um.