Com o Azure OpenAI Service, a IBM oferece um serviço de IA totalmente gerido na cloud da Microsoft para ajudar os utilizadores a lançar aplicações de IA generativas.

Por Martin Bayer
A IBM pretende alargar a sua cooperação em matéria de IA com a Microsoft. O objetivo é ajudar os clientes conjuntos a introduzir aplicações de IA generativas. Para o efeito, o braço de consultoria da Big Blue, a IBM Consulting, planeia oferecer um serviço especial Azure OpenAI no mercado de cloud da Microsoft para ajudar os clientes a implementar e dimensionar aplicações de IA. Aparentemente, trata-se de um tipo de serviço de IA gerido que permitirá aos programadores e cientistas de dados aplicar modelos de linguagem de grande dimensão (LLM), incluindo as séries GPT e Codex da OpenAI.
Além disso, a IBM e a Microsoft planeiam desenvolver em conjunto soluções de IA dedicadas para casos de utilização específicos, incluindo:
Aquisição e source-to-pay: combinando a Power Platform da Microsoft e o Azure OpenAI Service para ajudar as empresas a automatizar o que muitas vezes é um processo de aquisição altamente manual e fragmentado e obter novos conhecimentos sobre a sua cadeia de fornecimento.
Agregação e geração de conteúdos: As instituições financeiras e os bancos, em particular, estão atualmente a explorar a forma como a IA generativa pode ser utilizada para acelerar o desenvolvimento de conteúdos personalizados para os seus clientes. Especificamente, a IBM Consulting e a Microsoft estão a trabalhar numa hackathon com o Julius Baer Group num caso de utilização para criar e resumir de forma mais eficiente os relatórios financeiros e gerar automaticamente uma versão áudio dos mesmos em paralelo.
Racionalização dos processos de cuidados de saúde: A IBM Consulting está a utilizar o serviço Azure OpenAI para capturar e analisar automaticamente registos médicos e documentos de políticas complexos. Além disso, os enfermeiros e os médicos devem dispor de um assistente virtual que os apoie na recolha de informações dos registos dos doentes. Isto reduzirá o tempo e o esforço administrativo e facilitará os fluxos de trabalho médicos.
Pesquisa e base de dados de conhecimentos em toda a empresa: Em muitas organizações, as informações de que os funcionários necessitam para realizar as suas tarefas estão dispersas em silos. Em colaboração com a IBM Consulting e a Microsoft, a Wintershall Dea implementou uma ferramenta de extração de conhecimentos concebida para procurar informações em vastas bases de dados de conhecimentos.
Os responsáveis da IBM sublinham a necessidade de adotar uma abordagem aberta e colaborativa para planear, construir, implementar e operar soluções de IA generativas. Isto inclui diferentes modelos em diferentes nuvens. De acordo com a IBM, certas tecnologias de IA estão disponíveis no Azure Marketplace e podem ser disponibilizadas através da cloud da Microsoft, por exemplo, para processar dados para aplicações de IA generativa.
IBM cria o seu próprio pacote de IA empresarial com a watsonx
O fabricante não quis especificar em pormenor quais as tecnologias IBM que estão disponíveis na cloud da Microsoft. O grupo só recentemente criou o seu próprio pacote de IA com o watsonx. A IBM também compete contra a Microsoft com sua própria infraestrutura de cloud.
Além disso, a IBM parece estar a desenvolver consistentemente competências para outras infraestruturas de cloud. A empresa aponta para 40.000 consultores na sua divisão de consultoria que têm agora certificados Azure. Além disso, a IBM já adquiriu a Neudesic, uma especialista em consultoria e serviços geridos na plataforma Azure da Microsoft, em fevereiro do ano passado.
IBM cria Centro de Excelência para IA generativa
A IBM Consulting também anunciou a criação de um Centro de Excelência para IA generativa. Aqui, mais de 1,000 consultores com experiência especial em IA apoiarão os clientes na sua transformação de negócios, disse. Para além das suas próprias soluções, serão também utilizadas tecnologias da Microsoft e de outros parceiros do ecossistema.
Métodos como o IBM Garage for Generative AI deverão ser utilizados no Centro de Excelência. A IBM Consulting utiliza este termo para descrever um método de colaboração para ajudar os clientes a impulsionar a inovação rapidamente. Isto incluiu uma rápida ideação e definição de prioridades de casos de utilização, uma abordagem aberta com vários modelos para seleção e formação de arquitetura e modelos de afinação e escalonamento para necessidades comerciais específicas.