Nvidia recorre ao software para se destacar nos mercados de modelação 3D e IA

O fabricante de chips apresenta o Workbench, uma aplicação baseada em PC que ajuda as empresas a criar modelos de IA e a implementá-los nos seus centros de dados ou na cloud, e atualiza o Omniverse, a sua plataforma de colaboração de gráficos 3D em tempo real.

Por Peter Sayer

Durante a conferência anual SIGGRAPH, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, fez alguns anúncios no domínio da inteligência artificial, incluindo o lançamento do AI Workbench, uma nova aplicação para PC que as empresas podem utilizar para as ajudar a criar modelos de IA e a implementá-los nos seus centros de dados ou na cloud. Jensen Huang anunciou ainda uma atualização da NVidia AI Enterprise (versão 4.0) que adiciona suporte para a estrutura NeMo nativa da cloud da empresa para a construção de grandes modelos de linguagem (LLMs), bem como uma nova ferramenta para gerir várias instâncias do servidor de inferência Triton para escalar sistemas de IA mais facilmente.

Para além das apresentações, importa lembrar que a Nvidia está a trabalhar com a Hugging Face, um fornecedor de uma plataforma para formação e afinação de modelos de IA generativa, para acelerar a formação de modelos. A Hugging Face irá adicionar a Nvidia DGX Cloud como um dos destinos baseados na cloud para os quais as empresas podem enviar as suas cargas de trabalho.

No entanto, como seria de esperar num evento centrado na tecnologia de computação gráfica, a maioria das notícias girou em torno da Nvidia Omniverse, a plataforma de colaboração de gráficos 3D em tempo real da empresa. A tecnologia é utilizada em toda a empresa, desde a engenharia, à simulação de protótipos, à organização de linhas de produção, ao marketing e à utilização de ficheiros CAD para gerar imagens e vídeos foto realistas para embalagens ou publicidade.

USD como moeda comum

O Omniverse baseia-se no Universal Scene Description, um quadro para o intercâmbio de dados gráficos 3D desenvolvido pela Pixar e posteriormente lançado como um projeto de código aberto denominado OpenUSD. Apesar do seu nome, não é totalmente universal e diferentes fornecedores implementam-no de formas diferentes. Esta situação levou a NVidia a associar-se à Adobe, à Apple, à Autodesk e à Pixar para formar a Alliance for OpenUSD (AOUSD) no início de agosto, a fim de normalizar a especificação e promover a interoperabilidade do USD.

A Nvidia espera que esta iniciativa faça com que o USD e, por extensão, os produtos relacionados com o USD, sejam amplamente adotados no mercado. Estes produtos incluirão em breve o ChatUSD e o RunUSD, duas API através das quais a NVidia fornecerá serviços de IA generativa para criar e manipular gráficos em USD.

O ChatUSD utiliza um LLM para responder a perguntas dos programadores sobre como criar e implementar objetos gráficos 3D e pode responder com texto ou código Python. O RunUSD processa imagens de ficheiros OpenUSD nos servidores baseados na cloud da Nvidia e funciona como um verificador de compatibilidade para ficheiros de formato OpenUSD.

Os fundadores da AOUSD também veem a organização como uma via para coordenar as extensões da norma. A Nvidia já está a trabalhar em especificações para incorporar dados geoespaciais e materiais e propriedades físicas no OpenUSD. Isto permitirá criar verdadeiros gémeos digitais de máquinas, edifícios, cidades e mesmo de todo o planeta, tendo em conta pormenores como a curvatura da Terra ou a forma como os diferentes objetos se agarram ou chocam uns com os outros.

A Nvidia também pretende normalizar a forma como os diferentes sistemas OpenUSD tratam as unidades de medida; a forma como as aplicações gerem as dimensões causou problemas aos engenheiros no passado. A forma como duas versões do mesmo software medem as coisas é um problema, por exemplo, para as dimensões dos cabos do avião Airbus 380, enquanto a utilização de dois sistemas de unidades completamente diferentes no software em cada extremidade de uma ligação de comunicação levou à perda, em 1999, do Mars Climate Orbiter da NASA.

Kit de peças

A Nvidia está também a expandir a plataforma de outras formas. Está a atualizar o Omniverse Kit, o seu motor de desenvolvimento de extensões para o Omniverse, com otimizações de renderização, novos modelos de aplicações para o OpenUSD e a adição de um registo de extensões para simplificar a adição de funcionalidades.

A empresa está também a tirar partido do OpenUSD para expandir a sua colaboração com os parceiros existentes e abrir o Omniverse a novos parceiros. E planeia disponibilizar a família Firefly da Adobe de modelos de IA generativa como uma API; utilizar o OpenUSD como porta de entrada para o Wonder Studio da Wonder Dynamics, uma ferramenta para animar e iluminar personagens geradas por computador em cenas de ação ao vivo; e importar modelos 3D de objetos capturados a partir de vídeo no formato USDZ pela Luma.ai.




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