Salesforce aposta nas PME

A empresa tecnológica começa a comercializar o Starter para competir num grande segmento cuja digitalização está a acelerar.

Por Anirban Ghoshal

O gigante do CRM Salesforce quer ganhar quota no mercado das pequenas e médias empresas (PME) e fazer frente a concorrentes como o Zoho. Tentará fazê-lo através do Starter, um pacote com todos os componentes de CRM de forma simplificada para facilitar a adoção. O serviço foi lançado pela primeira vez na Índia em junho passado e está agora a ser alargado a outras regiões.

“À medida que a empresa cresceu e o seu portefólio amadureceu, o foco da Salesforce deslocou-se para empresas de maior dimensão que escalam rapidamente. Com todas as ferramentas, soluções e ofertas em cloud, as PME clássicas podem ficar confusas, perdidas e possivelmente esquecidas no ecossistema da Salesforce”, afirma Liz Miller, analista principal da Constellation Research. De facto, a empresa de tecnologia admite que as PME enfrentam problemas de integração de software CRM, e o Starter foi concebido especificamente para os resolver.

De acordo com a empresa, o produto combina as principais ofertas do seu portfólio de vendas, marketing e serviços com uma interface de utilizador simplificada na sua cloud de dados. “Repensámos tudo, desde a forma como as pessoas utilizam o serviço até à forma como compram. Melhorámos a experiência do utilizador ao adicionar orientação na aplicação e ferramentas e modelos pré-construídos”, afirma Kris Billmaier, diretor-geral do Salesforce Starter.

A decisão de lançamento pode ser atribuída à forte concorrência que enfrenta neste segmento por parte de rivais que têm vindo a ganhar rapidamente clientes e quota de mercado, enquanto a Salesforce se tem concentrado noutras áreas, como refere Miller.

Plataformas de operações empresariais tudo-em-um, como a Zoho, oferecem pacotes adequados ao “empresário individual”. A pressão contínua dos investidores para o crescimento também pode ser uma razão por detrás deste plano, de acordo com Maribel Lopez, analista-chefe da Lopez Research. “O mercado das PME, embora não seja tão lucrativo, pode ser muito rentável se um fornecedor souber controlar os seus custos de aquisição e de serviço. O Starter pode ser rentável a longo prazo, pelo menos nos próximos cinco a dez anos”, acrescenta Hyoun Park, analista-chefe da Amalgam Insights.




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