ryd a aplicação que está a transformar a experiência de pagamento de combustíveis chega a Portugal

“Após o lançamento da ryd em Portugal, queremos ter os utilizadores e todos os que participam no seu ecossistema, totalmente satisfeitos com esta experiência na nova forma de abastecer combustível e adotando este meio pagamento como standard, fácil e seguro.”

Por João Miguel Mesquita

A ryd a aplicação que está a transformar a experiência de pagamento de combustíveis, prepara-se para começar a sua operação em território nacional e anunciou recentemente um acordo com a Repsol disponibilizando o seu serviço em 500 postos de abastecimento da gasolineira espanhola em Portugal. Conversamos com Verónica Pestana, Country Manager da ryd em Portugal, que nos fala da estratégia da empresa e quais os objetivos para Portugal.

Pode dar-nos uma visão geral da ryd e dos seus principais objetivos enquanto plataforma de mobilidade? 

A ryd é uma fintech de origem alemã com investidores tais como a Mercedes Benz, BP, Mastercard e Axa. Toda a proposta de valor e respetivo ecossistema ryd tem como objetivo facilitar a vida dos seus utilizadores nos pagamentos digitais indexados aos veículos em mobilidade. 

No fundo, estamos a falar de uma plataforma aberta que tem como objetivo ser a plataforma #1 preferida dos utilizadores europeus ao nível dos pagamentos relacionados com os seus veículos, de uma forma simples, eficiente e segura.

Que serviços específicos oferece a ryd aos seus utilizadores? Como é que estes serviços melhoram a sua experiência de mobilidade? 

Graças a esta plataforma, pagar combustível nunca foi tão fácil. Temos atualmente, disponível o pagamento de combustível através da ryd app e por via do in car payment nalgumas marcas de fabricantes de automóveis, mas estamos já a desenvolver outras áreas complementares, como por exemplo o pagamento de lavagem e de carregamento elétrico.

Quando se prevê a disponibilização da versão final e funcional da app Ryd em Portugal? 

Neste momento, estamos numa fase de testes finais para garantir aos utilizadores a melhor experiência. É nosso objetivo fazer com que os pagamentos, nos veículos, sejam rápidos, seguros e simples de forma a facilitar o dia a dia dos utilizadores.    

Queremos lançar o serviço de pay at the pump em conjunto com a Repsol em Q4 com mais de 500 postos a funcionar em Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira.

Quais as áreas geográficas que a ryd quer cobrir até ao final do ano? Existem planos de expansão para novas regiões? 

A ryd já está disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Benelux, Dinamarca e agora na Península Ibérica, mas temos um plano de expansão que se estende a outros países da Europa em conjunto com os nossos parceiros – OEM – fabricantes de automóveis.

Quais os objetivos da Ryd em Portugal após o seu lançamento? Quantos utilizadores pretendem ter em 6 meses? 

Após o lançamento da ryd em Portugal, queremos ter os utilizadores e todos os que participam no seu ecossistema, totalmente satisfeitos com esta experiência na nova forma de abastecer combustível e adotando este meio pagamento como standard, fácil e seguro.

O que significa o acordo de parceria com a Repsol?

 Esta parceria significa podermos disponibilizar, em conjunto, a todo o ecossistema ryd mais de 500 estações de serviço em Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira para o pagamento de combustível e outros serviços complementares no futuro.

Com que outras petrolíferas ponderam parcerias? 

A ryd quer colaborar com petrolíferas que que tenham a mesma visão
de que é necessário fazer esta transição digital, de modo a disponibilizar aos utilizadores esta oferta de valor nos pagamentos digitais. Neste momento, ainda não podemos referir nomes, mas estarmos a trabalhar ativamente no mercado para melhorar a abrangência do serviço com um crescente número de parceiros.

Existem planos para integrar funcionalidades ou serviços adicionais na aplicação ryd num futuro próximo? Em caso afirmativo, o que podem os utilizadores esperar? 

A ryd já está a trabalhar com a sua área de Research & Development no sentido de disponibilizar aos utilizadores serviços complementares como, é o caso do serviço de lavagem, de carregamento elétrico entre outros.

Como é que a ryd aborda a sustentabilidade e as preocupações ambientais nas suas operações? A plataforma dá prioridade a veículos elétricos ou com baixas emissões?  

A ryd envolve todos os seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores em ações sustentáveis, como campanhas de sensibilização, programas de voluntariado entre outras.  

Internamente, a ryd implementa medidas para reduzir o consumo de energia, como o recurso a equipamentos mais eficientes, otimização de processos e sistemas de iluminação inteligentes.  A nossa empresa está sempre atenta à transição para fontes de energia renováveis para assim poder adaptar a sua plataforma aos novos ciclos de vida.  

Pode fornecer pormenores sobre a estrutura de preços e os métodos de pagamento suportados pela aplicação ryd? 

Os utilizadores da app ryd têm sempre visível o preço atualizado diariamente, que está disponível na estação de serviço. Desta forma, podem aceder facilmente a campanhas especiais porque irão pagar o PVP menos o respetivo desconto da campanha a decorrer, bastando para tal acionar o voucher na app. 

Os utilizadores têm na app diversos métodos de pagamento disponíveis de acordo com as suas preferências. Podem pagar com cartão Mastercard, Visa, MB Way, Google pay e Apple pay.

Pode partilhar algumas estatísticas ou números relativos ao número de utilizadores, veículos registados ou transações processadas através da aplicação ryd? 

Estamos a trabalhar no sentido de termos uma cobertura geográfica de 100% e uma penetração das petrolíferas na ordem dos 45%.

Por último, qual é a visão para o futuro da ryd? Como é que a empresa encara o seu papel na evolução do panorama da mobilidade?

Num contexto em que a sociedade está a passar por mudanças significativas na área da mobilidade, a ryd quer ser um agente impulsionador de inovação tecnológica no sector da mobilidade mas promovendo a sustentabilidade, colaborando com várias partes interessadas e melhorando a experiência do cliente. Estamos focados em ações que nos ajudem a enfrentar os desafios atuais para contribuir para um sistema de mobilidade mais eficiente, sustentável e centrado nas necessidades das pessoas. 




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