Profissionais consideram que não têm competências necessárias para usar IA Generativa

Estudo da Salesforce mostra apreensão por parte de trabalhadores e de líderes para usar a IA Generativa de forma eficaz e segura.

A Salesforce acaba de lançar o estudo “Generative AI Snapshot Research Series”, construído com base num inquérito a mais de 4.000 profissionais de escritório, que trabalham a tempo inteiro, e revela que, embora 54% dos inquiridos acredite que a IA Generativa irá ajudar no desenvolvimento das suas carreiras, 62% diz que não têm as competências necessárias para usar a tecnologia de forma eficaz e segura.

Os dados apresentados seguem uma pesquisa recente que revelou que apenas 1 em cada 10 trabalhadores globais possui as competências gerais de IA mais procuradas. A pesquisa também indica que, embora os profissionais queiram aprender e esperam que as suas empresas ofereçam oportunidades de qualificação, os empregadores geralmente ficam aquém das expectativas.

Os entrevistados acreditam que a IA Generativa vai transformar o seu papel. De facto, 62% diz que a IA Generativa irá exigir um novo conjunto de competências no trabalho e 56% afirma que a tecnologia vai transformar completamente o seu papel.

Porém, 65% acredita que a IA Generativa permitirá que se concentrem num trabalho mais estratégico. Os trabalhadores acreditam também que a IA Generativa lhes irá poupar cinco horas por semana – o equivalente a um mês por ano para trabalhadores em tempo integral – no trabalho.

Embora os profissionais estejam otimistas sobre o potencial da IA ​​Generativa, não têm o know-how para aproveitarem ao máximo esta tecnologia em rápida evolução. 40% diz que não sabe como usar de forma eficaz a IA Generativa no trabalho; 43% refere que não sabe como aproveitar a IA Generativa utilizando fontes de dados confiáveis ​​e mantendo os dados próprios seguros; e 53% não sabe como obter o máximo valor da IA ​​Generativa.

Especificamente, os colaboradores dizem que não possuem o conjunto de competências necessárias para usar a IA Generativa. Nomeadamente, 62% dos trabalhadores diz que não têm as competências para usar a IA Generativa de forma eficaz e segura. E 70% dos líderes de negócios não acredita que as suas equipas tenham as competências para usar a IA Generativa de forma eficaz e segura.

Os colaboradores querem aprender e procuram por orientação nas suas empresas, mas os empregadores não estão a acompanhar esta procura. Dois em cada três trabalhadores (67%) espera que o seu empregador ofereça oportunidades para aprender a usar IA Generativa, mas quase a mesma quantidade (66%) diz que o seu empregador não oferece formação nessa tecnologia.

Os líderes empresariais observam claros incentivos de economia de custos para fechar a lacuna de competências de IA Generativa. Neste sentido, 82% dos líderes empresariais diz que a IA Generativa irá reduzir os custos gerais dos negócios. Já 80% dos líderes empresariais afirma que a IA Generativa irá aumentar as receitas.

“A IA Generativa apresenta grandes oportunidades para empresas e trabalhadores. No entanto, à medida que a IA se torna mais comum no local de trabalho, a lacuna de competências continuará a aumentar”, explica Ann Weeby, SVP of Trailhead, Salesforce. “As empresas têm a responsabilidade de democratizar o acesso às competências e formação necessárias para terminar com a lacuna de competências em IA”, acrescenta.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado