A Targa Telematics fornece soluções tecnológicas em telemática, mobilidade inteligente e plataformas IoT digitais para operadores de mobilidade. Conversámos com Tiago Elias, Country Manager Portugal da Targa Telematics, sobre as vantagens que a empresa traz a este mercado e o estado do mercado da mobilidade em geral.
A Targa Telematics oferece soluções de Gestão de Frotas ao mercado B2B através de plataformas digitais avançadas que ligam dispositivos IoT, recolhem e analisam dados e trazem benefícios aos utilizadores através da integração e utilização de Big Data para analytics, machine learning e Inteligência Artificial. Graças à telemática e à telemetria, a Targa Telematics potencia a inovação no setor da mobilidade, tanto para as frotas das empresas como para as empresas de aluguer de automóveis, favorecendo também uma transição sustentável para a mobilidade elétrica e uma gestão eficiente dos veículos elétricos.
Na nossa conversa com Tiago Elias percebemos que, “uma frota conectada permite que o gestor tome decisões eficazes e oportunas com base em dados detalhados, melhore o desempenho, desenvolva e introduza serviços e produtos inovadores, como a mobilidade partilhada ou com base em modelos de pay-per-use e multimodal”.
Para a gerir uma frota empresarial de sucesso há fatores que são incondicionais para controlar a eficiência operacional e a contenção de custos, como combustível, manutenção e apólices de seguros, além da segurança para veículos e pessoas. Mas um dos fatores centrais na oferta da Targa Telematics é a capacidade de fornecer soluções à medida, concebidas de acordo com as necessidades específicas de cada um dos seus clientes.
A Targa Telematics, tem uma vantagem competitiva que a torna quase única, a sua solução é aberta e totalmente integrável, o que permite a sua implementação com diversos fabricantes de mobilidade. Esta disponibilidade permite a homogeneidade dos dados de vários fabricantes, quer ao nível da estrutura, tipologia ou frequência de dados, disponibilizando os dados em tempo real e num único dashsboad; uma análise de reabastecimentos não autorizados, logo redução do consumo de combustível, através de um maior controlo dos quilómetros percorridos e do estilo de condução adotada; supervisão eficiente da gestão dos diferentes tipos de veículos existentes na frota e a sua atribuição de forma mais eficaz; numa segunda fase da análise de dados em after market é possível recolher dados através da instalação da black box; até deteção e identificação de fraudes monitorizadas e identificadas de forma mais eficaz.
A Plataforma Digital da Targa Telematics fornece às equipas de desenvolvimento o acesso a dados padronizados por meio de fluxos de dados e APIs, sendo capaz de gerir a complexidade intrínseca aos inúmeros modelos de veículos existentes no mercado. Contudo, além das funcionalidades padronizadas esta solução, bem como o leque de soluções Targa Telematics, permite a personalização de acordo com as necessidades de cada locatário.