Os novos recursos de assistente digital no SAP Start serão estendidos às soluções SAP para ajudar a responder a diversas questões colocadas pelas equipas de gestão e colaboradores.

A SAP irá utilizar os recursos da IBM Watson para capacitar o seu assistente digital em SAP Start, que fornece um ponto de entrada unificado para soluções cloud da SAP. Com o SAP Start, os utilizadores podem pesquisar, iniciar e interagir, de forma interativa, com aplicações fornecidas nas soluções cloud da SAP e SAP S/4HANA Cloud. Estes novos recursos de IA no SAP Start serão desenhados para ajudar os utilizadores a aumentar a sua produtividade com recursos de linguagem natural e perceções preditivas recorrendo às soluções IA da IBM Watson desenvolvidas com base nos princípios de confiança, transparência e privacidade de dados da IBM.
“Este marco de colaboração com a IBM visa fornecer aos clientes SAP uma melhor experiência de utilizador, tomadas de decisão mais céleres e maior conhecimento para ajudar a transformar os respetivos processos de negócio”, afirma Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE. Acrecentando, que “trabalhar em conjunto para incorporar adicionalmente IA, machine learning e outras tecnologias inteligentes nas soluções da SAP pode levar a melhores resultados de negócio para os nossos clientes em comum. Este anúncio, juntamente com a recente notícia da nossa utilização expandida do Red Hat Enterprise Linux, são um excelente exemplo de como a nossa parceria de 50 anos continua a se fortalecer, impulsionando todo o sector das tecnologias de informação”.
Os novos recursos de assistente digital no SAP Start serão estendidos às soluções SAP para ajudar a responder a diversas questões colocadas pelas equipas de gestão e colaboradores. Ao automatizar e acelerar tarefas comuns, os recursos são desenhados para ajudar a desbloquear a produtividade do colaborador permitindo que este se concentre mais em questões estratégicas. O SAP Start permitirá que os clientes beneficiem da IA no momento da tomada de decisão com a capacidade de usar IA e machine learning para extração de informações, de uma variedade de fontes de dados e como resposta às perguntas dos utilizadores em todas as áreas de negócios. Atualmente a tecnologia IBM, disponível na aplicação móvel TripIt da SAP Concur, está a prestar apoio a cerca de 13 milhões de utilizadores para que acedam facilmente a informações meteorológicas derivadas de IA e, desta forma, procedam a escolhas mais sustentáveis antes e durante as suas viagens.
A IBM oferece recursos de IA líderes de mercado através dos produtos Watson, já implementados por mais de 100 milhões de utilizadores de 20 indústrias. Adicionalmente, a SAP e a IBM Consulting prestam atualmente suporte a clientes com 25 soluções inteligentes que conjuntamente usam os recursos do IBM Watson sustentados pela SAP Business Technology Platform (SAP BTP). Estas soluções sectoriais ajudam os clientes em vários sectores, como distribuição, fabrico e utilities, a acelerar a sua transformação de negócio e utilizar dados para tomadas de decisão mais fundamentadas.
“A IBM e a SAP estão a unir forças para oferecer às empresas novas e empolgantes formas de aproveitar o poder transformador da IA e utilizá-la como fonte de vantagem competitiva”, afirma Arvind Krishna, presidente e administrador executivo da IBM. “Com este anúncio, estamos a infundir os poderosos recursos de IA de nível empresarial do IBM Watson na plataforma ERP líder da SAP, para ajudar as empresas a re-imaginar as experiências do cliente, a aumentar a produtividade e a impulsionar o crescimento”.
Além de integrar de forma nativa os recursos de IA do IBM Watson nas soluções SAP, a SAP e a IBM estão a colaborar em IA generativa e em modelos de linguagem-larga (large-language em inglês), destinados a fornecer aprendizagem e automação contínuos e consistentes, baseados no conjunto de aplicações de missão crítica da SAP.