Marketing em Social Media

Para potenciar os benefícios da utilização de social media marketing, as empresas e marcas devem trabalhar com frameworks bem definidos, tal como o funil de social media.

Por Paulo Rita, responsável pela edição em português do Livro – Social Media Marketing: expanda o seu negócio

As plataformas e ferramentas de marketing digital em social media conquistaram um papel central no desenvolvimento de estratégias das empresas. Atualmente, estima-se que existam 4.83 biliões de utilizadores de social media em todo o mundo, configurando uma taxa de penetração invejável e constituindo uma grande oportunidade para os marketers e anunciantes. Porém, dado que cada consumidor utiliza em média sete redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter, Youtube) é importante que as marcas adotem uma abordagem multi-plataforma. Os investimentos publicitários em social media já ultrapassaram os investimentos homólogos em motores de busca (137 vs. 135 biliões de dólares), prevendo-se que o valor chegue a 268 biliões de dólares em 2023.

Para potenciar os benefícios da utilização de social media marketing, as empresas e marcas devem trabalhar com frameworks bem definidos, tal como o funil de social media. Ferramentas como Search Engine Optimization (SEO), publicidade (online e offline) bem como comunicação boca a boca com familiares, amigos e colegas de trabalho constituem veículos para conduzir novos clientes potenciais para o funil que identifica três grandes etapas no processo de compra de um cliente – consciencialização, envolvimento e ação. 

Existem três diferentes medias digitais (pago, próprio e ganho) que devem contribuir para a formulação de estratégias de marketing digital. Enquanto os media pagos (ex: social media influencers, anúncios em redes socias) são mais utilizados no topo do funil de social media para promover consciencialização do consumidor sobre a marca, os media próprios (ex: website, blogues) e os media ganhos (ex: reviews, recomendações) são frequentemente utilizados mais abaixo no funil (etapas de envolvimento e ação).

As plataformas e ferramentas de social media organizam-se em quatro zonas. A zona 1 (comunidade social) foca-se sobretudo na partilha, socialização e conversação podendo ser exemplificada por Facebook e Twitter. A zona 2 (editorial social) incide sobre publicações geradas pelos utilizadores onde se destacam Instagram, Pinterest, TikTok e Youtube. A zona 3 (entretenimento social) enfatiza jogos, música e vídeos, ilustrada pelo Twitch nos eSports. Finalmente, a zona 4 (comércio social) assenta no retalho online, CRM, vendas e serviços, onde pontificam TripAdvisor, Booking, Airbnb e Yelp.

O livro “Social Media Marketing: expanda o seu negócio” aborda numa perspectiva pragmática todas estas questões-chave para ajudar à implementação de ações concretas no âmbito do novo paradigma de marketing assente nos mídia sociais, suas oportunidades e desafios. Neste sentido, o livro pretende ajudar os marketers a desenvolverem um plano de marketing digital, dominar métodos de pesquisa online, articular o funil de social media com as tipologias de media (pagos, próprios, ganhos) e o mapeamento da jornada do cliente. Acresce a relevância de fundamentos de social media, tais como o modelo 6C do social media marketing, o marketing de influenciadores e o marketing em smartphones. As ferramentas e plataformas de marketing digital nos social media constituem uma área nuclear de conhecimento prático bem como o recurso a métricas financeiras e não financeiras para assegurar a monitorização do social media marketing. 




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