73% do orçamento médio da cadeia de fornecimento de TI será afetado ao crescimento e desempenho organizacional. É o que revela a consultora tecnológica Gartner.

Por Irene Iglesias Álvarez
O facto de as organizações se centrarem cada vez mais na cadeia de fornecimento levou os gestores da cadeia de fornecimento (CSCO) a aproveitarem a oportunidade para investir no crescimento através de novos investimentos em tecnologia. Este facto foi confirmado pela consultora tecnológica Gartner num inquérito realizado a cerca de 500 líderes globais da cadeia de abastecimento. O estudo revelou que 65% dos decisores acreditam que será mais fácil financiar novos investimentos em tecnologia, com 73% dos orçamentos de TI da cadeia de abastecimento deste ano a serem canalizados, em média, para melhorias de crescimento e desempenho.
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Para ajudar a orientar essas decisões, a empresa de investigação e análise apresentou as oito principais tendências tecnológicas da cadeia de abastecimento que receberão a maior parte do investimento. “Os últimos três anos de incerteza esbateram a linha entre as estratégias comerciais e tecnológicas ao ponto de terem de ser consideradas em conjunto”, afirma Simon Jacobson, vice-presidente analista da marca. “Os líderes da cadeia de abastecimento têm de estar cientes das tecnologias estratégicas, disruptivas e inevitáveis que afetarão os seus processos de planeamento nos próximos cinco anos.” Ele apontou três fatores-chave para ajudar a categorizar as tendências tecnológicas deste ano: novas formas pioneiras de envolvimento, otimização para resiliência e desempenho de escala, permitindo que a tecnologia seja fornecida “em qualquer lugar, a qualquer momento”.
IA acionável
A inteligência artificial (IA) acionável proporciona melhores decisões baseadas em dados, imitando a resolução humana de problemas, aumentando as decisões e mantendo os humanos no circuito para efeitos de validação. A IA acionável aprende padrões com base em decisões e experiências passadas para se adaptar à evolução das circunstâncias do mundo real. As soluções reciclam continuamente os modelos e aprendem em ambientes de execução e desenvolvimento a partir de novos dados.
Operações inteligentes
As operações inteligentes alargam o conceito pré-existente de fabrico inteligente para abranger todas as capacidades operacionais essenciais, incluindo o fabrico, os serviços e a logística, incluindo o armazenamento, o transporte e o comércio global. Isto implica a orquestração de uma rede de processos díspares e distribuídos e dos sistemas e dados subjacentes que os suportam. Enquanto o setor da indústria transformadora está à frente na procura de operações inteligentes, as organizações de logística estão a abraçar rapidamente o potencial desta ideia para transformar as suas empresas.
Otimização de ativos móveis
A otimização dos ativos móveis maximiza a utilização dos ativos móveis de uma empresa, combinando software de processos empresariais, tecnologias de deteção e técnicas de investigação operacional para otimização e inteligência empresarial. Isto tem implicações no interior do armazém, onde os robôs inteligentes de intralogística estão a atrair a atenção e o investimento. No exterior, as plataformas de visibilidade dos transportes podem mostrar a atividade e a capacidade dos transportadores, melhorando a colaboração entre expedidores, transportadores e fornecedores de logística.
Plataformas industriais em cloud
As plataformas de cloud industrial combinam software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) com funcionalidades específicas para casos de utilização verticais. Não o fazem como soluções SaaS verticais pré-definidas e pontuais, mas como plataformas ágeis compostas, apoiadas por um catálogo de capacidades empresariais específicas do sector. Com efeito, transformam uma plataforma de cloud numa plataforma empresarial e alargam uma ferramenta de inovação tecnológica para uma que também serve como ferramenta de inovação empresarial, criando valor acrescentado para além das abordagens tradicionais de cloud.
Envolvimento dos trabalhadores
O envolvimento dos empregados é, em geral, um conjunto de ferramentas e aplicações utilizadas para ajudar as empresas a melhorar o desempenho, a satisfação e a retenção dos trabalhadores da linha da frente. Esta tendência pode incluir dispositivos móveis e de realidade mista para fornecer conteúdos que melhoram o trabalho, dispositivos portáteis para segurança e gestão da localização, ferramentas de colaboração e muito mais. Estes investimentos em tecnologia devem estar ancorados numa estratégia mais alargada para a força de trabalho que inclua a retenção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e a formação.
Arquitetura de aplicações compostas
As aplicações empresariais compostas são concebidas de acordo com os princípios básicos de conceção de modularidade, autonomia, orquestração e descoberta, com um caso de utilização comercial específico. Estes pacotes de capacidades empresariais são componentes de software encapsulados que representam uma capacidade comercial bem definida, reconhecível como tal por um utilizador final.
Cadeias de abastecimento ciber-resilientes
À medida que as cadeias de abastecimento implementam tecnologias mais avançadas, acrescentam parceiros, vendedores e prestadores de serviços adicionais à sua cadeia de abastecimento “digital”. No entanto, cada adição de uma entidade externa à empresa digital representa uma conectividade digital adicional e um aumento das vulnerabilidades e riscos de cibersegurança. A cibersegurança representa as ferramentas, processos e métodos de governação (mecanismos) necessários para mitigar os riscos de cibersegurança causados pela extrema heterogeneidade das tecnologias da cadeia de abastecimento e dos participantes no ecossistema.
Serviços de integração da cadeia de abastecimento
Os serviços de integração da cadeia de abastecimento englobam as plataformas tecnológicas, as equipas de integração, a tomada de decisões estratégicas sobre as aplicações a ligar, quando e como (diferentes estratégias de integração) e, por último, os serviços em cloud para gerir estas integrações. Os serviços de integração da cadeia de abastecimento elevam o papel da integração de uma visão tática, centrada na execução e técnica da interoperabilidade dos sistemas para uma visão orientada para a estratégia de um mundo mais interligado.