Centenas de clientes poderão aceder ao Copilot através de um teste de acesso antecipado, à medida que o assistente de IA generativa é implementado mais amplamente no conjunto de aplicações do Microsoft 365.

Por Matthew Finnegan
A Microsoft irá expandir os testes de clientes ao seu assistente de IA Microsoft 365 Copilot a 600 empresas, à medida que continua a integrar o chatbot no seu portfólio de aplicações do Office. Isso inclui novas maneiras de usar o Copilot com Outlook, PowerPoint e Whiteboard, e um novo “mapa” de dados para ajudar as empresas a integrar a ferramenta de IA, disse a empresa.
A Microsoft revelou o M365 Copilot em março, depois de ter estabelecido uma parceria para trazer a tecnologia Chat-GPT 4 da OpenAI para os seus produtos de software. Na época, o CEO Satya Nadya disse que a tecnologia iria “transformar radicalmente a forma como os computadores nos ajudam a pensar, planejar e agir”; os assistentes Copilot AI também estão em desenvolvimento para as aplicações de negócios Dynamics 365 e ferramentas de segurança da empresa.
A Microsoft é um dos muitos fornecedores de software empresarial que está a desenvolver IA generativa em produtos de produtividade e colaboração no local de trabalho. A Google também planeia integrar a IA generativa no seu pacote de aplicações Workspace, enquanto o Slack, Zoom, Box e muitos outros estão a adicionar a tecnologia às suas respetivas plataformas. No entanto, os críticos da tecnologia questionaram a fiabilidade da IA generativa num contexto de local de trabalho e levantaram preocupações em relação à governação dos dados.
Desde que anunciou o Copilot, a Microsoft integrou rapidamente o assistente de IA em tudo, desde o Teams ao Word e Excel. Dependendo da aplicação em utilização, o Copilot pode executar uma série de ações, tais como resumir conversas, gerar ideias de projetos, redigir respostas de correio eletrónico e ativar pedidos de linguagem natural através da funcionalidade Business Chat. A Microsoft também continuou a revelar novas formas de aplicar o Copilot ao pacote M365, lançando integrações com o OneDrive, SharePoint e outras aplicações nas últimas semanas.
A Microsoft tem estado a testar o assistente de IA com 20 clientes, incluindo a Chevron, a Goodyear, a General Motors e a Dow. O projeto-piloto do cliente foi agora alargado a 600 grandes clientes globais, disse a empresa, como parte de um teste de “acesso antecipado” pago e apenas por convite.
“O ritmo da implementação pela Microsoft das funcionalidades OpenAI no seu portefólio tem sido impressionante”, afirmou Daniel Newman, analista principal e sócio fundador da Futurum Research. “O rápido lançamento é útil para o produto ganhar força e a empresa identificar mais rapidamente as áreas de melhoria antes de avançar para a disponibilidade geral.”
A Microsoft não disse quando começará a próxima etapa do teste nem ofereceu uma data para uma disponibilidade mais ampla para os clientes. “Utilizaremos o que aprendemos no nosso programa de pré-visualização para determinar o melhor momento para expandir o Copilot para um número ainda maior de clientes”, disse um porta-voz da Microsoft.
Os funcionários das 20 empresas que testam o Copilot viram uma variedade de benefícios de produtividade, disse Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft para aplicativos modernos de trabalho e negócios, em um briefing pré-gravado antes dos últimos anúncios. O assistente de IA pode eliminar a necessidade de tomar notas em reuniões e fornecer uma recapitulação das conversas para aqueles que não podem estar presentes. A IA generativa também pode fornecer inspiração quando confrontada com um documento em branco.
Os clientes também encontraram alguns desafios. “Dizem-nos que não acerta sempre, mas quando erra, erra de forma útil, o que lhes dá uma boa vantagem”, disse Spataro, acrescentando “… nesta fase inicial, há definitivamente áreas que precisamos de melhorar”.
Segundo Spataro, as interações dos utilizadores com a ferramenta de IA exigem “uma forma totalmente nova de trabalhar. Dizem que é preciso prática e que é necessário criar novos hábitos, como pedir ao Copilot para redigir a mensagem de correio eletrónico em vez de a escrever eles próprios e, de uma forma mais geral, saber como escrever uma boa mensagem. Este feedback tem sido precioso para levarmos o Copilot a mais clientes”, afirmou Spataro.
Novas integrações do Copilot: Outlook, PowerPoint, Whiteboard
As novas funcionalidades do Copilot incluem a integração do gerador de imagens DALL-E da OpenAI com o Microsoft PowerPoint, permitindo aos utilizadores criar imagens personalizadas para apresentações. O Copilot também fornecerá texto sugerido para ficheiros PowerPoint.
O Copilot irá interagir com a ferramenta Whiteboard da Microsoft de várias formas. Pode gerar ideias com base num pedido do utilizador e preencher estas sugestões em “notas adesivas” no quadro branco. Também pode categorizar automaticamente temas-chave num documento do Whiteboard, resumir qualquer conteúdo criado e adicionar as informações ao Microsoft Loop – a nova ferramenta de criação de documentos da empresa – para facilitar a partilha noutras aplicações do Office.
As capacidades de resumo serão adicionadas ao Loop e o Copilot pode fornecer sugestões de treino para redigir mensagens de correio eletrónico no Outlook.
Para o OneNote, a ferramenta pode criar automaticamente listas, planos de rascunho e organizar informações com base em sugestões do utilizador. Além disso, pode prestar assistência na aplicação Viva Learning, agendando tempo para formação atribuída e destacando recursos de aprendizagem para os utilizadores.
“Acredito sinceramente que os ganhos de produtividade do Copilot em toda a pilha de produtividade vão ser inestimáveis”, afirmou Newman. Ele argumentou, por exemplo, que a capacidade de desenvolver rapidamente apresentações em PowerPoint beneficiaria os utilizadores do Office que gostariam de ter essa tarefa automatizada.
“É claro que o Copilot não vai fazer todo o trabalho”, disse, “mas a capacidade de acelerar o processo vai ser bem recebida pelos utilizadores e levar a ganhos de produtividade em funções como vendas, marketing, produto e RH, sendo provável que outros também beneficiem”.
À medida que a Microsoft olha para futuras implementações do Copilot, criou uma ferramenta para ajudar as empresas a prepararem-se para implementar o assistente de IA nos seus dados. O Índice Semântico para Copilot é descrito como um “mapa sofisticado de seus dados pessoais e de sua empresa”, Collette Stallbaumer, gerente geral do Microsoft 365 e futuro do trabalho, disse em uma postagem de blog na terça-feira.
Um porta-voz da Microsoft descreveu o Índice Semântico como um “pré-requisito” para a adoção do Copilot numa organização, permitindo que o assistente de IA “forneça respostas relevantes e acionáveis às solicitações” com base nos dados mantidos na empresa.
Isso significa fornecer uma pesquisa mais precisa em dados corporativos, disse a Microsoft. Por exemplo, quando um utilizador pede um “Relatório de Vendas de março”, o Índice Semântico não procura apenas documentos que incluam esses termos específicos; também considera o contexto adicional, como o funcionário que normalmente produz relatórios de vendas e a aplicação que provavelmente utilizará.
Apesar das preocupações com os riscos colocados pela IA generativa, as empresas parecem não se deixar intimidar. Uma sondagem recente da Gartner a 2500 executivos revelou que 45% aumentaram os investimentos em IA em resultado do recente debate público e 68% acreditam que os benefícios superam os riscos. Apenas 5% consideram que os riscos são superiores aos benefícios.
Comentando as preocupações relativas à fiabilidade da informação gerada pelo M365 Copilot, um porta-voz da Microsoft afirmou: “A Microsoft construiu e concebeu o Copilot com uma escolha consciente de colocar os seres humanos no centro. Além de fundamentar as respostas no conteúdo e no contexto da sua empresa para reduzir as imprecisões, simplificámos a decisão sobre o que manter, modificar ou descartar. Estamos tornando as citações e fontes facilmente acessíveis para verificação e, por último, rotulamos claramente o conteúdo gerado por IA para garantir que os usuários entendam quando estão interagindo com esses novos sistemas.
O porta-voz também sublinhou que os clientes empresariais mantêm o controlo dos dados quando os funcionários interagem com a ferramenta. “Os grandes modelos de linguagem do Copilot não são treinados nos dados do inquilino ou nos seus prompts. E, o que é mais importante, com o Copilot os seus dados – incluindo as suas mensagens – mantêm-se dentro dos limites da conformidade. A nível individual, o Copilot funciona como a pesquisa empresarial atual: só pode aceder aos dados a que o utilizador já tem acesso, e todos esses dados – incluindo os termos de pesquisa – permanecem dentro do locatário. O Copilot herda automaticamente as políticas de segurança, conformidade e privacidade da sua organização para o Microsoft 365. Os dados são geridos em linha com os nossos compromissos atuais em matéria de privacidade e segurança dos dados.”
Newman referiu os riscos em torno da fiabilidade da informação gerada pelo Copilot, embora esta esteja relacionada com os dados a que o Copilot pode aceder. “O documento de marketing utilizado para criar um PowerPoint ou a transcrição utilizada para gerar uma proposta só será tão bom quanto os dados fornecidos”, afirmou.
Até mesmo ajudar um trabalhador a atingir parte do seu objetivo é útil, disse ele. “Conseguir que 75% de uma proposta seja criada em minutos, ou 60% de um PowerPoint, e ao mesmo tempo permitir que os utilizadores menos técnicos criem melhores resultados, é algo que merece ser considerado por todas as empresas.”