Num ambiente económico que continua a ser extremamente desafiante, estes resultados foram principalmente alavancados pela abrangência e pela mais-valia da oferta de serviços do Grupo nas áreas da Indústria Inteligente e de Customer First.

O Grupo iniciou o ano de 2023 com uma vigorosa dinâmica de crescimento que se traduziu num aumento das receitas de +10,7% a taxas de câmbio constantes no 1º trimestre de 2023. O crescimento orgânico (ou seja, ajustados os impactos das taxas de câmbio e das variações do perímetro) foi de +10,1%, refletindo um abrandamento inferior ao esperado e que foi motivado pela elevada base da comparação.
Num ambiente económico que continua a ser extremamente desafiante, estes resultados foram principalmente alavancados pela abrangência e pela mais-valia da oferta de serviços do Grupo nas áreas da Indústria Inteligente e de Customer First.
Para Aiman Ezzat, CEO do Grupo Capgemini, “a Capgemini teve um início de ano muito bom e acima das expectativas, num ambiente económico que permanece tenso, com alguns clientes a adotarem uma atitude de ‘esperar para ver’. As tendências observadas nos mercados onde estamos presentes estão em linha com o cenário que previmos para 2023. Os resultados que alcançamos refletem a agilidade e a resiliência do nosso modelo de negócio, bem como o valor da nossa estratégia. Continuamos a reforçar o nosso papel enquanto parceiro estratégico da transformação digital e de negócio dos nossos clientes em todo o mundo, com soluções de valor acrescentado específicas para cada indústria.
Também continuamos a investir na melhoria das competências dos nossos colaboradores e no reforço do nosso portfólio de ofertas. Estamos a expandir as nossas competências em tecnologias e setores de atividade de modo a respondermos às necessidades de negócio dos nossos clientes na sua transição para uma economia mais digital e sustentável. Neste âmbito, temos vindo a acelerar a nossa formação na área da Sustentabilidade em temas-chave como, por exemplo, as estratégias net zero, as tecnologias limpas, a economia circular ou/e a biodiversidade. Estamos também a explorar os casos de uso mais relevantes na área da Inteligência Artificial, nomeadamente através do nosso novo Generative AI Lab.
Os fortes resultados alcançados no primeiro trimestre reforçam a nossa confiança nas perspetivas de crescimento que traçámos para este ano e que deverão agora atingir ou ultrapassar o ponto médio do intervalo pretendido.”