“Nos últimos meses, a IA capturou a imaginação coletiva do mundo, expandindo o mercado potencial para a nossa próxima geração de produtos”, afirma o seu CEO.

Confrontada com um abrandamento das receitas, a empresa de armazenamento na cloud Dropbox anunciou que vai despedir 16% da sua força de trabalho, cerca de 500 empregados, para voltar a contratar trabalhadores especializados em inteligência artificial (IA).
Embora as receitas do quarto trimestre do ano passado (o último em que a Dropbox apresentou lucros) tenham aumentado 5,8% em relação ao ano anterior, para 598,8 milhões de dólares, a empresa registou recentemente um abrandamento nas vendas. Entretanto, para se manter competitiva, a empresa precisa de aumentar as suas capacidades de IA.
“Embora o nosso negócio seja lucrativo, o nosso crescimento diminuiu”, disse o CEO Drew Houston numa nota aos funcionários. “Parte disto se deve à maturação natural dos nossos negócios existentes, mas, mais recentemente, os ventos contrários da crise económica pressionaram os nossos clientes e, por sua vez, os nossos negócios.”
A maioria das outras empresas tecnológicas enfrenta problemas macroeconómicos semelhantes: embora várias já tenham anunciado despedimentos em massa no ano passado, 2023 já é muito pior, com gigantes tecnológicos e muitas empresas tecnológicas mais pequenas a anunciarem cortes drásticos nos postos de trabalho. E, tal como outras empresas, a Dropbox também está a enfrentar pressões para aumentar as suas capacidades de IA.
“Nos últimos meses, a IA capturou a imaginação coletiva do mundo, expandindo o mercado potencial para a nossa próxima geração de produtos mais rapidamente do que qualquer um de nós poderia ter previsto. No entanto, esta dinâmica também alertou os nossos concorrentes para muitas das mesmas oportunidades”, afirmou Houston.
O lançamento do ChatGPT da OpenAI em dezembro despertou um enorme interesse público nas capacidades de processamento de linguagem natural da IA generativa, e as principais empresas de tecnologia, incluindo a Microsoft, Google, Meta, Oracle e Salesforce, anunciaram planos para incorporar a IA nos seus produtos. Como resultado, a Dropbox sente a necessidade de agir rapidamente para contratar pessoal com o esforço de que necessita.
“Num mundo ideal, simplesmente moveríamos as pessoas de uma equipa para outra”, disse Hoston. “E temos feito isso sempre que possível. No entanto, a nossa próxima fase de crescimento requer uma combinação diferente de conjuntos de competências, particularmente em IA e desenvolvimento de produtos em fase inicial. Temos vindo a adicionar grandes talentos nestas áreas nos últimos dois anos e vamos precisar de ainda mais.”
A empresa também está a fazer mudanças organizacionais, incluindo a consolidação dos seus negócios Core e Document Workflows para se concentrar na melhor integração dos fluxos de trabalho dos clientes no seu principal produto FSS (file sync and share). “Vamos precisar de todas as mãos no convés, pois a inteligência artificial dá-nos as ferramentas para imaginar os nossos negócios existentes e inventar novos”, disse Houston. A Dropbox oferece vários benefícios aos funcionários demitidos, incluindo 16 semanas de salário, com uma semana adicional de pagamento por cada ano completo de permanência na empresa. As empresas tecnológicas fizeram uma grande contratação durante a pandemia, quando os bloqueios desencadearam uma onda de compras de tecnologia para apoiar o trabalho remoto, e agora enfrentam receitas em declínio, agravadas no ano passado por problemas na cadeia de abastecimento e incerteza geopolítica causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, e uma guerra comercial de semicondutores entre os Estados Unidos e a China que