A Apple utilizará 100% de cobalto reciclado em baterias até 2025. Já utiliza grandes quantidades de terras raras recicladas e tungsténio em produtos e começou a utilizar AR para apoiar a desmontagem.

Por Jonny Evans
Qualquer empresa séria no cumprimento dos objetivos de redução de carbono acordados internacionalmente vai querer imitar a Apple, uma vez que a empresa anuncia planos para utilizar cobalto 100% reciclado em todas as baterias concebidas pela Apple e revela numerosos outros metais que planeia obter da reciclagem.
Rumo à ambição de fabrico em circuito fechado
A Apple revelou um extenso progresso na utilização de energias renováveis em toda a sua cadeia de abastecimento no início deste mês e continua a levar tempo, durante cada anúncio de produto, a discutir o seu trabalho no sentido da neutralidade de carbono.
Estas tentativas fazem parte da sua tentativa multifacetada de se tornar neutra em termos de carbono em toda a empresa até 2030, e de eventualmente construir um sistema de fabrico em circuito fechado.
Em 2022, cerca de 20% de todo o material enviado em produtos Apple provinha de fontes recicladas ou renováveis.
A Apple diz que até 2025, os ímanes nos seus dispositivos utilizarão elementos de terras raras inteiramente reciclados.
Comprometeu-se também a utilizar solda de estanho 100% reciclada e revestimento de ouro 100% reciclado em todas as placas de circuito impresso “Apple-design” até 2025. (38% de todo o estanho utilizado nos seus produtos em 2022 provinha de fontes recicladas).
Num comunicado de imprensa anunciando as suas ambições em relação ao cobalto, a empresa diz-nos que agora recebe mais de dois terços de todo o alumínio, quase 75% de todas as terras raras, e mais de 95% de todo o tungsténio utilizado nos produtos Apple a partir de material 100% reciclado.
Em 2022, a Apple revelou que, um quarto de todo o cobalto utilizado nos seus produtos provinha de material reciclado, contra 13% em 2021. A maior parte do cobalto nos produtos Apple é utilizada dentro das baterias.
Tem havido uma trajetória semelhante para as terras raras. A Apple começou a utilizar terras raras recicladas no Taptic Engine do iPhone 11. Agora utiliza-as em todos os seus produtos, incluindo em todos os ímanes utilizados em iPhones, iPads, Relógios Apple, e Macs.
“Como os ímanes são de longe a maior utilização de terras raras pela Apple, o novo objetivo 2025 significa que quase todas as terras raras nos produtos Apple serão em breve 100% recicladas”, disse a empresa.
Mais do que metais
A empresa continua a trabalhar para eliminar os plásticos das suas embalagens, juntamente com a utilização de papel de fonte sustentável. Isto será notado por qualquer pessoa que adquira um novo produto Apple, que encontrará uma utilização extensiva de abas inteligentes, tiras pegajosas, e embalagens internas semelhantes a origami nos produtos.
A empresa continua a utilizar uma pequena quantidade de plástico (diz cerca de 4%) nas suas embalagens de produtos, mas continua a encontrar formas de reduzir isso, incluindo o desenvolvimento de uma impressora personalizada concebida para imprimir diretamente em caixas de produtos para se livrar de qualquer necessidade de etiquetas adesivas.
A empresa parece estar empenhada em manter o seu trabalho de desenvolvimento de modelos mais sustentáveis da cadeia de fornecimento. Não se trata apenas de deslocar a produção entre continentes, mas também através de parcerias com grupos de primeira linha de direitos humanos e ambientais.
A Apple foi a primeira empresa de eletrónica a publicar uma lista das refinarias de cobalto e lítio com as quais faz negócios, e insiste em que as fundições e refinarias para os componentes preciosos que utilizam sejam auditadas. Isso não é um processo infalível – deparei-me com múltiplas críticas à forma como isto funciona – mas é ainda uma melhoria em relação a nada, e para seu crédito, a Apple confirmou anteriormente que removeu 163 fundições e refinarias da sua cadeia de abastecimento que não passaram por auditorias contra a utilização de minerais de conflito.
A Apple é apenas parte da solução
Embora as notícias da Apple pareçam boas, e é reconfortante pensar que em algum ponto futuro finito a maioria dos componentes utilizados nos seus dispositivos serão provavelmente reciclados, recuperados, ou renováveis, isso é apenas parte da batalha. A Apple é apenas uma empresa, e nem todos os fabricantes se aproximaram tanto da escala das suas ambições.
Os consumidores também têm um papel a desempenhar – e isso inclui empresas que podem ter muitas centenas de dispositivos a chegar ao fim da vida útil. O Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) Forum, uma organização internacional sem fins lucrativos, estimou que 5,3 mil milhões dos 16 mil milhões de dispositivos móveis em uso se tornariam lixo eletrónico em 2022. O problema é que as pessoas não reciclam os seus dispositivos. Convencê-los a fazê-lo é um processo em que todas as empresas devem empenhar-se.
Anúncios de grandes montantes, tais como o novo compromisso de reciclagem da Apple, ajudam a trazer os assuntos aos olhos do público, esperançosamente estimulando conversas para aumentar os esforços de reciclagem. Simultaneamente, vemos uma crescente desconexão entre os sentimentos anti-sustentáveis de alguns políticos e líderes empresariais em comparação com a crescente consciência ambiental noutras partes da sociedade civil. As marcas que se recusarem a envolverem nestes assuntos pelo menos na mesma medida que a Apple serão punidas por consumidores cada vez mais conscientes.
Ambição, cooperação, liderança
Chegar perto da resolução destes desafios vai exigir uma enorme e consequente quantidade de esforço. Não se trata apenas de fabrico em circuito fechado, embora isso vá ajudar. É também a evolução da sustentabilidade em todas as partes da vida.
Em 2021, numa reunião da Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Cook desafiou os participantes: “Este não é o momento para mudanças nas margens. Juntos podemos fazer a transição para uma economia neutra em termos de carbono e inaugurar uma nova era de oportunidades inclusivas”. Este é um momento de ambição, cooperação, e liderança”.