Como o Google Maps se mantém livre de entradas falsas

Com recurso à IA e outras técnicas, o Google removeu várias centenas de milhões de revisões falsas bem como fotos e vídeos de má qualidade, no Google Maps, ao longo do último ano.

Por Manfred Bremmer

Muito mais do que outras soluções, o serviço Google Maps depende de conteúdos tais como imagens, vídeos, críticas ou classificações dadas pelos seus utilizadores. Num post de blogue, o gigante dos motores de busca deu agora uma visão dos seus esforços para manter o Google Maps livre de conteúdos fraudulentos, ou simplesmente maus, com a ajuda da IA e de outras técnicas avançadas automatizadas e manuais.

Utilização de ML para detetar padrões de abuso

Por exemplo, o Google relata que há muito utiliza a inteligência das máquinas para detetar potenciais padrões de abuso. No ano passado, os modelos de aprendizagem de máquinas (ML) foram fundamentalmente revistos para que as novas tendências de abuso pudessem ser reconhecidas muitas vezes mais rapidamente do que em anos anteriores. Por exemplo, a IA registou um aumento súbito de perfis comerciais com websites terminados em .design ou .top – algo que seria difícil de detetar manualmente com milhões de perfis.

Outro sistema de ML foi utilizado pela primeira vez em 2022 para detetar outro esquema de fraude no Google Maps com imagens. Em alguns casos, os fraudadores tinham começado a publicar fotos com números de telefone falsos em entradas sobre empresas. O objetivo era fazer com que as vítimas telefonassem aos golpistas em vez de ao negócio real.

Contudo, ao analisar detalhes visuais específicos e a disposição das fotos, o novo modelo de ML é capaz de reconhecer números sobrepostos nas imagens postadas. Desta forma, a Google conseguiu detetar e bloquear a grande maioria destas imagens fraudulentas e violadoras da política mesmo antes de terem sido publicadas.

Várias centenas de milhões de entradas falsas removidas

No total, a Google diz ter conseguido bloquear ou remover mais de 115 milhões de revisões violadoras da política do Google, em 2022, utilizando IA e outras técnicas automatizadas e manuais – a maioria delas antes mesmo de serem vistas. Segundo o gigante dos motores de busca, é graças aos modelos ML atualizados que mais 20% de revisões falsas foram removidas do que em 2021.

As técnicas também bloquearam ou removeram mais de 200 milhões de fotos e 7 milhões de vídeos que estavam desfocados, eram de má qualidade ou violavam as diretrizes de conteúdo do Google. Além disso, 20 milhões de tentativas de criar perfis comerciais falsos foram interrompidas. A Google também tomou medidas de proteção para mais de 185.000 empresas após terem sido detetadas atividades suspeitas e tentativas de abuso.




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