No futuro, a IA será capaz de resumir conversas de Zoom e ajudar os utilizadores a formular respostas.

Por Martin Bayer
A Zoom Video Communications anunciou novas funções para o seu vídeo chat. Estas deverão ser incorporadas no conjunto de ferramentas do Zoom IQ, no qual o especialista em colaboração já oferece várias funções de apoio aos seus clientes há cerca de um ano. Antes de mais, as inovações são funcionalidades adicionais de IA que se destinam a facilitar o trabalho diário dos utilizadores. Por exemplo, o companheiro inteligente deve resumir os tópicos de conversa, organizar ideias, conceber conteúdos para chats, e-mails e sessões de quadro branco, e criar agendas de reuniões.
O Zoom depende de várias tecnologias para as suas funções de IA. Para além dos seus próprios modelos de IA, modelos de outros fornecedores tais como o OpenAI devem ser integrados no futuro. Os responsáveis do Zoom falam de uma “abordagem federada à IA baseada na flexibilidade”. O objetivo é satisfazer as diferentes necessidades dos clientes. Além disso, os modelos de IA poderiam também ser adaptados com base em requisitos individuais e num vocabulário específico.
As seguintes funções deverão ser disponibilizadas pelo Zoom IQ num futuro próximo:
Com a ajuda do Zoom IQ Meeting-Summary, os utilizadores poderão visualizar resumos de conversação no futuro. O fornecedor promete que qualquer pessoa que tenha perdido partes de uma reunião de Zoom deixará de ter de assistir a longas gravações depois. Além disso, com a ajuda do suporte AI, a ferramenta pode resumir o conteúdo de uma chamada de vídeo num texto e publicá-lo no chat.
O Zoom IQ Chat Compose e Email Compose destina-se a apoiar os utilizadores na formulação de respostas de chat e email. Para tal, a ferramenta analisa o chat anterior ou outros processos de conversação e sugere formulações de respostas com base neles. Os utilizadores podem especificar qual a duração da resposta e o tom do texto. Isto pode ser formal ou amigável, por exemplo, mas também sério ou sarcástico.
O Zoom pretende libertar gradualmente as novas funções de IQ para um grupo de clientes selecionados a partir de abril de 2023. O Email Compose será inicialmente reservado ao Zoom IQ para clientes de Vendas. Para além das funções de IA, o Zoom também apresentou uma série de outras características para a sua carteira de colaboração.
Zoom Huddles (anteriormente Zoom Spots) é um novo espaço de coworking virtual para discussões ad-hoc, de acordo com o fornecedor. Foi concebido para replicar o “trabalho lado a lado” de um escritório em plano aberto, e também promove conversas gratuitas de vídeo-primeiro, afirmou. O Zoom Huddles está disponível imediatamente em todo o mundo. Os clientes podem solicitar acesso na página do produto.
O Director Inteligente do Zoom utiliza várias câmaras numa sala Zoom para determinar o melhor ângulo de visão das pessoas na sala analógica para reprodução na reunião digital. Diz-se que isto melhora a transmissão de vídeo e voz para os participantes remotos. Esta função deverá estar disponível em breve numa versão beta.
O Zoom Scheduler destina-se a facilitar aos utilizadores encontrarem o momento certo para as reuniões. Para tal, é disponibilizada a disponibilidade do anfitrião para que outros participantes, internos e externos, possam marcar compromissos. O Zoom Scheduler reduz o ida e volta da marcação manual, promete o fornecedor. O Scheduler trabalha com o Zoom Meetings, Mail e Calendário e está também ligado ao Google Calendar e ao Microsoft 365.