O Canva está a adicionar ferramentas de desenho baseadas em IA ao seu Visual Worksuite para facilitar a vida aos utilizadores. A iniciativa é uma resposta ao Microsoft 365 Copilot.

Por Charlotte Trueman
O Canva revelou uma gama de novas ferramentas de design e características de gestão de marca para o seu software de comunicação visual, alimentado por inteligência artificial. São concebidos para ajudar os trabalhadores criativos a produzir de forma mais eficiente e em maior escala. As ferramentas de IA estarão disponíveis para os utilizadores do Visual Worksuite do Canva a partir de 23 de março de 2023.
A empresa diz ter agora 120 milhões de utilizadores mensais na sua Office-suite, lançada em setembro de 2022 – o que significaria que a plataforma atraiu 35 milhões de utilizadores nos últimos seis meses. Isto significa que o Canva ainda está muito longe do número de utilizadores das ferramentas Microsoft – no entanto, algumas das novas funções de IA do Visual Worksuite mostram semelhanças com as funções do Microsoft 365 Copilot – por exemplo quando se trata de criar automaticamente apresentações, retocar imagens ou escrever textos.
Canva Visual Worksuite oferece ferramentas de IA
As seguintes novas ferramentas baseadas em IA estão disponíveis para os utilizadores do Canva Visual Worksuite:
- O Magic Design oferece uma seleção personalizável e curada de modelos personalizados e permite aos utilizadores criar apresentações rápidas – incluindo esboços.
- O Magic Edit permite que elementos individuais em imagens sejam removidos, substituídos ou adicionados com suporte de IA.
- O Magic Eraser remove detalhes indesejados em ficheiros de imagem.
- O Magic Write cria conteúdos tais como textos de websites e resumos de apresentações com base em prompts.
- Traduz automaticamente o texto em mais de 100 línguas diferentes.
- O Beat Synch sincroniza automaticamente as filmagens de vídeo com uma banda sonora.
- O Canva Assistant faz recomendações para imagens e layouts e gera conteúdo AI personalizado.
“O Canva tem vindo a explorar as possibilidades de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas há mais de cinco anos”, afirma Cameron Adams, cofundador e chefe de produto da empresa. “Se modelos básicos como GPT e Stable Diffusion forem adequados, adaptamo-nos e construímos a partir deles. Caso contrário, desenvolvemos os nossos próprios sistemas. Colocamos a nossa própria abordagem de moderação sobre estes modelos e implementamos invólucros personalizados à sua volta para garantir a segurança da nossa comunidade e fornecer os resultados mais relevantes”.
Ponto de contacto centralizado da marca
Além disso, o Canva está a expandir as capacidades do seu Visual Worksuite com a introdução do Brand Hub – um centro centralizado de identidade de marca com novas ferramentas e características tais como modelos, pastas, controlos e diretrizes para ajudar os designers no seu trabalho de projeto. Estes incluem, por exemplo:
- As pastas da marca ajudam a manter a marca organizada e acessível para eventos, campanhas e equipas específicas.
- Os modelos de marca minimizam as tarefas repetitivas de design,
- Uma ferramenta de orientação da marca pode ser integrada no editor Canva e
- Os controlos de marca permitem aos administradores limitar a utilização de fontes e cores, por exemplo.