A Salesforce quer construir ferramentas para a IA Generativa nas suas soluções SaaS. Para este fim, o fornecedor americano está a investir muito dinheiro em várias start-ups.

Por Martin Bayer
A Salesforce quer investir cerca de 250 milhões de dólares em start-ups de IA através da sua divisão de capital de risco. O fornecedor de software empresarial baseado na cloud está a visar empresas especializadas no desenvolvimento de ferramentas para a IA generativa. O objetivo é reforçar o ecossistema de arranque e impulsionar o desenvolvimento de IA generativa, de acordo com uma declaração da Salesforce.
As quatro start-ups seguintes devem obter dinheiro da Salesforce:
A Anthropic, que tal como OpenAI está a trabalhar nos chamados modelos de transformadores generativos pré-treinados (GPT), descreve-se a si própria como uma “empresa de segurança e investigação de IA” que visa construir sistemas de IA mais previsíveis e controláveis. Os modelos são supostamente menos propensos a enviesamentos e não alucinações. Isto significa que os comentários e respostas se tornam cada vez mais disparatados quando os utilizadores se envolvem em conversas mais longas. Para além do Salesforce, o Google Alphabet pai também investiu fortemente no Anthropic.
A segunda empresa de IA, Cohere, é uma start-up fundada no Canadá em 2019, que trabalha em modelos de IA para processamento de linguagem natural. A Cohere visa melhorar a comunicação homem-máquina e tornar a IA da fala acessível a uma gama mais vasta de empresas.
Soluções para a gestão de relações baseadas em agentes de IA estão a ser desenvolvidas pela Hearth AI. Os modelos de IA aprenderão a imitar as complexas redes sociais das pessoas, ajudando a ordenar e organizar melhor as relações. Os responsáveis da Hearth AI falam de um co-piloto de rede.
Por último, mas não menos importante, a Salesforce também investiu na You.com. A empresa desenvolveu um motor de pesquisa alimentado por IA que agrega os resultados da pesquisa por categoria em vez de os apresentar como uma lista. Os utilizadores podem ordenar estas categorias de acordo com as suas próprias preferências. Isto é suposto para melhorar a experiência de pesquisa e também a proteção de dados. You.com foi fundado por antigos funcionários da Salesforce. A start-up utiliza modelos GPT da OpenAI nas suas ferramentas e baseia-se nos resultados de pesquisa do Google e do Bing da Microsoft.
Cuidado: Toxicidade e má utilização
A Salesforce vê as oportunidades apresentadas pela nova geração de IA, mas também adverte: um desenvolvimento irrefletido ou descuidado de sistemas de IA generativos poderia trazer desvantagens reais. O fornecedor de SaaS fala de “toxicidade aprendida e múltiplas oportunidades de uso indevido”, por exemplo, se as pessoas passarem o conteúdo gerado por IA como seu.
A Salesforce precisa de uma boa história futura para manter os investidores ativistas calados.
Estas tecnologias estão a chegar ao mercado tão rapidamente que é importante orientar e adaptar este processo de forma responsável, escrever Kathy Baxter, arquiteta principal para uma implantação de IA ética na Salesforce, e Paula Goodman, diretora de ética e uso humano, num post de blogue. “Não é suficiente fornecer as capacidades tecnológicas da IA generativa”. Em vez disso, dizem, é necessário analisar de perto como esta tecnologia transformadora pode e deve ser utilizada.
O desenvolvimento da IA da Salesforce é orientado por um conjunto de regras decorrentes do Apelo de Roma à Ética da IA. Esta é uma declaração de 2020. CEO tecnológicos, representantes de várias religiões, e representantes de governos e académicos comprometem-se com o desenvolvimento de sistemas de IA que sejam imparciais, transparentes, seguros e inclusivos.
Einstein também deve receber GPT
A IA não é nada de novo para a Salesforce. O fornecedor americano tem vindo a utilizar tecnologias correspondentes para vendas, serviços, marketing e aplicações comerciais há anos. Os utilizadores devem ser capazes de analisar rapidamente o comportamento dos clientes, empregados e parceiros e, com base nisto, melhorar a experiência destes grupos. Desde 2016, a Salesforce tem combinado as suas próprias ofertas de IA na família de produtos Einstein. Estas incluem ferramentas para a análise preditiva. A Salesforce está também a trabalhar em novas ferramentas, por exemplo Einstein GPT, que se destina a oferecer aos clientes IA generativa.
De acordo com um inquérito da empresa, a tecnologia goza de grande atenção e prioridade entre os clientes – apesar de todas as preocupações éticas ainda generalizadas sobre o uso da IA e do receio de que as ferramentas possam cometer erros. O fornecedor tinha mais de 500 gestores de TI na América inquiridos. Dois terços disseram que fariam da IA generativa uma alta prioridade durante os próximos 18 meses. Um terço disse mesmo que a tecnologia era a mais alta prioridade nas suas empresas.