De acordo com alguns relatórios, o Instagram deverá estar prestes a lançar um rival do Twitter, mas – tal como o Mastodon – descentralizado.

Por Manfred Bremmer
O desejo de muitos antigos utilizadores do Twitter de uma alternativa viável à plataforma da social media assumida por Elon Musk e, desde então, severamente espancado poderia tornar-se realidade – mas de forma diferente do esperado: De acordo com relatórios, a empresa-mãe Meta do Facebook está a planear desenvolver a sua própria aplicação para conteúdos baseados em texto.
A aplicação deverá funcionar sob a marca Instagram e apoiar o protocolo ActivityPub já utilizado pela Mastodon e outros serviços para redes sociais descentralizadas, relata a Moneycontrol, citando fontes familiarizadas com o projeto “P92”. Os utilizadores poderão registar-se e iniciar sessão com a sua conta Instagram, dizem.
Um destes relatórios foi confirmado pela Meta na passada sexta-feira: “Estamos a explorar uma rede social descentralizada autónoma para a partilha de atualizações de texto. Acreditamos que existe uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem partilhar atualizações atempadas sobre os seus interesses”, disse a porta-voz da Meta, Seine Kim, numa declaração.
Outra alternativa ao Twitter?
Impulsionada pela fuga de muitos utilizadores (ou pelo menos pela ameaça dela) após a aquisição do Twitter pelo milionário Elon Musk e os despedimentos em massa subsequentes, bem como a moderação muito reduzida dos posts, várias novas plataformas surgiram nos últimos meses, tais como Post., T2 ou a aplicação Bluesky do fundador do Twitter Jack Dorsey, que está atualmente em fase beta. Ao mesmo tempo, muitos utilizadores do Twitter migraram para o Mastodon, uma plataforma de social media que existe há sete anos – para experimentar as vantagens e desvantagens de uma solução descentralizada.
É também provável que a Meta tenha observado com interesse o desenvolvimento do Twitter, dado o declínio da utilização do Facebook e do Instagram. Em dezembro de 2022, o Instagram introduziu uma nova – mas bem escondida – funcionalidade chamada Notes, que permite aos utilizadores partilhar mensagens curtas de até 60 carateres, utilizando apenas texto e emojis.

De acordo com o New York Times, o Instagram está a considerar desenvolver esta função para se tornar um concorrente do Twitter. No processo, os utilizadores do Instagram podem também ser capazes de enviar mensagens para pessoas em outros servidores já com o MVP (Minimal Viable Product).
Algumas das outras características, tais como links com acesso em posts com thumbnails (como no Twitter), biografia do utilizador, nome de utilizador, crachá de verificação, imagens e vídeos seriam lançados nas primeiras versões da aplicação, de acordo com o plano, e os relatórios Moneycontrol. Também permitiria seguidores e gostos. Contudo, não é claro se as funções para comentários e mensagens estarão presentes nas primeiras versões, lê-se o plano.
Para distribuir a aplicação, a equipa P92 está a contar com uma abordagem “bifurcação”, de acordo com as fontes, o que significa que os utilizadores irão primeiro entrar na aplicação P92 com as suas credenciais Instagram e o seu perfil será preenchido com os detalhes da sua conta (por exemplo, nome, nome de utilizador, bio, foto do perfil, seguidores).