Uma nova atualização de firmware da HP restringe a liberdade de seleção de tinta. O cálculo do fabricante: os clientes devem comprar a tinta HP mais cara.

Por Martin Bayer
A HP aparentemente está a tentar forçar os seus clientes de impressoras a comprar os seus próprios cartuchos de tinta em vez de mudar para alternativas mais baratas. As reclamações sobre essa prática aumentaram, informa a revista on-line norte-americana Ars Technica. As reclamações não são novas. Os grandes fabricantes de impressoras há muito são acusados de querer estabelecer um monopólio lucrativo com as suas próprias tintas e toners.
O obstáculo é o recurso “Dynamic Security” que a HP incorpora no firmware das suas impressoras a jato de tinta. Com esta função, as impressoras podem comunicar com os chips integrados nos cartuchos e assim verificar se o cartucho de tinta utilizado vem da HP. De acordo com a HP, a função serve para manter a experiência do cliente, preservar a integridade de seus próprios sistemas de impressão e proteger a propriedade intelectual.
Impressoras HP requerem tinta HP e toner HP
“As impressoras HP são projetadas para usar cartuchos de tinta e toner originais da HP”, diz o site do fabricante de forma inequívoca. “Como é padrão na indústria, as impressoras HP usam um processo para autenticar os cartuchos. Em algumas impressoras, esse processo inclui o recurso Dynamic Security.”
O fabricante não esconde o facto de que atualizações no firmware da impressora e, portanto, também na Segurança Dinâmica podem resultar em “cartuchos que usam um chip não-HP ou circuitos modificados ou não-HP sendo bloqueados na impressora”. Isso também se aplica aos cartuchos atualmente em uso. Se um utilizador instalar uma atualização de firmware, pode acontecer que a impressora pare de funcionar repentinamente porque a tinta HP original não foi usada.
Anos de controvérsia sobre segurança dinâmica
A HP introduziu o recurso Dynamic Security em 2016. Desde então, a ferramenta tem sido debatida. Ações coletivas foram movidas em vários países. As autoridades da concorrência e as organizações de proteção ao consumidor acusam o fabricante de impedir a concorrência e explorar a sua posição de monopólio em detrimento dos consumidores. A HP já pagou dezenas de milhões de dólares para resolver esses processos.
Agora a disputa aumentou novamente porque a HP tornou a sua ferramenta de segurança ainda mais nítida com a atualização de firmware mais recente. “A HP atualizou as suas impressoras para que não usem mais tinta ‘não-HP'”, escreve um utilizador furioso no portal online Reddit. Os aparelhos não exibiam mais a mensagem ‘Não podemos garantir a qualidade’, mas paravam completamente o processo de impressão. “Depois de entrar em contacto com a HP, eles informaram que isso se devia à atualização recente de todas as impressoras”, relata u/grhhull.
Desative as atualizações automáticas de firmware
Nos últimos anos, houve relatos repetidos de que certos tipos de impressoras da HP repentinamente se recusaram a funcionar após as atualizações porque a tinta original não foi usada. Com essa tática, o provedor incomoda os seus clientes e quer forçá-los a usar produtos originais da HP, que costumam ser mais caros do que as alternativas.
Uma maneira de neutralizar isso é parar de instalar as atualizações da impressora. Se o aparelho atualmente funciona sem problemas com tintas de outros fornecedores, devem configurar os aparelhos para que o firmware não seja atualizado automaticamente, mas essa permissão é obtida especificamente para isso, conforme muitos conselhos na Internet.
A tinta da impressora é um dos líquidos mais caros do mundo. Extrapolado, o preço médio por litro da tinta preta convencional seria de 2.000 euros. Por um litro de tinta colorida cara, os clientes teriam que pagar em média 8.000 euros.
Negócio de tintas e toners da HP está a encolher
As apostas são altas para a HP, já que a empresa enfrenta fraquezas no seu negócio de PC. No primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, encerrado em janeiro, a HP registou vendas de US$ 13,8 biliões – uma queda de quase 19% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. As receitas no negócio de PC encolheram quase um quarto, para US$ 9,2 bilião ano a ano. Em contraste, as coisas ainda iam muito bem no negócio de impressoras. Aqui as vendas caíram apenas 4,5%, para 4,6 biliões de dólares.
Com 61%, consumíveis como tinta e toner representam a maior parte desse negócio. Mas este post tão importante está em perigo. Enquanto a receita de hardware da impressora aumentou ligeiramente, a receita do fornecedor caiu sete por cento. Mas se a medida é correta para proteger esse negócio com métodos restritivos e assim incomodar os seus próprios clientes parece mais do que questionável.