A General Motors quer tornar o assistente de voz nos seus modelos de automóveis mais inteligente com a ajuda do AI ChatGPT. Isto deve ser realizado através do serviço Microsoft Azure Cloud.

Por Jürgen Hill
Odeia a passagem pelo manual de instruções do seu carro, que pode ter mais de 500 páginas de espessura? Ou percorrer laboriosamente o pedante eletrónico no sistema multimédia para descobrir o que significa agora a luz de aviso XY? Para os condutores de um modelo da General Motors (GM), isto em breve será uma coisa do passado. Como o website Semafor.com informa, o construtor de automóveis está a trabalhar num assistente pessoal virtual para o veículo. Este chatbot é baseado nos modelos de IA do ChatGPT.
A GM confia no Azure Cloud para a IA
O chatbot ativado por voz utilizará o serviço de cloud Azure da Microsoft. A GM está a explorar as utilizações do ChatGPT como parte da sua colaboração mais ampla com a Microsoft. As duas empresas têm estado em parceria desde 2021 para acelerar a comercialização de veículos autónomos e autossuficientes.
Scott Miller, vice-presidente de veículos e sistemas operativos definidos por software da GM, confirmou alguns dos detalhes à Semafor. Entre outras coisas, disse que a empresa está a desenvolver um assistente de IA cuja função vai muito além do desempenho dos atuais sistemas de voz automóvel.
O que a IA traz para o carro

No futuro, um condutor poderá pedir ajuda à IA no caso de um pneu furado. A IA explicaria então como mudá-lo ou como utilizar o kit de perfuração. O carro poderia também reproduzir um vídeo de instruções no visor do veículo.
Outro exemplo para Miller é a já mencionada luz de aviso intermitente. Neste caso, o condutor poderia perguntar ao assistente digital o que isso significa, se deve parar para resolver o problema ou se pode esperar até chegar a casa para o fazer. Poderá até marcar uma hora com uma oficina recomendada com a ajuda do chatbot.
O ChatGPT bate os assistentes de voz de hoje
Muitas destas funções já estão disponíveis nos veículos atuais como “serviços de concierge”. Contudo, com uma diferença: hoje em dia, a ajuda vem normalmente de um humano sentado num centro de chamadas específico do fabricante e não de um chatbot apoiado por IA.
Da mesma forma, o controlo por voz nos automóveis não é uma novidade absoluta. Em muitos modelos atuais, o aquecimento já pode ser controlado, uma janela aberta, etc., por voz. No entanto, com uma restrição decisiva: o vocabulário de voz e, portanto, a gama de funções destes assistentes é limitada. Mesmo os smartphones oferecem um melhor reconhecimento da fala.
IA específica do veículo É aqui que a IA pode tornar-se um grande perigo, se os assistentes forem treinados em conjuntos de dados exponencialmente maiores, expandindo assim significativamente as suas capacidades. A versão do assistente de IA em veículos GM comportar-se-á de forma diferente do ChatGPT ou Bing Chat. Isto porque a GM está a trabalhar para adicionar outra camada, mais específica do veículo, aos modelos OpenAI, que são conhecidos por responder a qualquer pergunta. Miller não entrou em mais