O fundador e CEO da Salesforce Marc Benioff pode respirar de alívio por agora

A Salesforce pode tranquilizar os investidores com os seus números relativos ao exercício financeiro recentemente concluído. O fundador e CEO Marc Benioff tem mais tempo para tornar a sua empresa mais eficiente.

Salesforce-Gründer und CEO Marc Benioff kommt mit einem blauen Auge davon und kann mit halbwegs guten Zahlen für das abgelaufene Geschäftsjahr etwas Druck aus dem Kessel nehmen.

Por Martin Bayer

Após meses turbulentos com taxas de crescimento fracas, investidores insatisfeitos, agitação na gestão de topo e despedimentos em massa, o balanço financeiro anual para o ano fiscal de 2023 acabou por ser conciliatório. Isto dá ao líder da empresa pressionado algum espaço para respirar.

A Salesforce comunicou receitas de 31,4 mil milhões de dólares para o seu ano fiscal terminado em janeiro, mais 18 por cento do que no ano anterior. Benioff falou de “um dos melhores desempenhos de qualquer fornecedor de software empresarial do nosso tamanho”. Contudo, a especialista em Software como Serviço (SaaS) terá de dizer adeus às taxas de crescimento dos anos anteriores. Em tempos favoráveis, o fornecedor aumentou as suas receitas trimestrais e anuais em cerca de 25%, em média.

No quarto trimestre, a Salesforce registou um aumento de 14% nas receitas para pouco menos de 8,4 mil milhões de dólares. No atual ano fiscal de 2024, espera-se que as receitas aumentem cerca de dez por cento, para valores entre 34,5 e 34,7 mil milhões de dólares. Afinal, estes números estão acima das expectativas dos analistas da bolsa de valores, que tinham recentemente previsto pior.

As mensagens da sede da empresa em São Francisco deverão tranquilizar os investidores, pelo menos por enquanto. A Directora Financeira Amy Weaver disse que tinha amanhecido uma nova era na Salesforce e que a empresa se concentraria totalmente na sua própria transformação. Benioff disse aos analistas que a melhoria da rentabilidade era a principal prioridade.

Acabaram-se as aquisições?

A redução de 8.000 postos de trabalho anunciada há algumas semanas, bem como uma gestão rígida dos custos, por exemplo nos próprios bens imobiliários e custos de viagens na empresa, deverão contribuir para isso. As aquisições também parecem estar, por enquanto, fora de questão. A Salesforce tinha investido muitos biliões de dólares em aquisições nos últimos anos: em 2021, o fornecedor de colaboração Slack foi engolido por 27,7 biliões de dólares, em 2019, os especialistas em análise Tableau por 15,7 biliões de dólares. A equipa, que até agora se tem ocupado principalmente de fusões e aquisições na Salesforce, deve prestar atenção a uma maior eficiência na organização da empresa no futuro.

Benioff quer agora, em primeiro lugar, melhorar as margens de lucro. Para o presente ano comercial, a Salesforce pretende uma margem de exploração de 27%, após 22,5% no ano fiscal anterior. As medidas de redução de custos já são evidentes nos últimos números. No quarto trimestre fiscal, os custos de administração, investigação e desenvolvimento, bem como de marketing e vendas, foram significativamente inferiores aos do mesmo trimestre do ano anterior. O facto de as despesas operacionais trimestrais de uns bons 5,9 mil milhões de dólares terem sido, no entanto, superiores às do ano anterior (5,5 mil milhões de dólares) deveu-se às despesas especiais de reestruturação e redução de pessoal que ascenderam a 828 milhões de dólares.

O preço da Salesfroce sobe significativamente

No quarto trimestre fiscal, a perda aumentou de 28 milhões de dólares no ano anterior para 98 milhões de dólares. Durante todo o ano fiscal, os lucros caíram para 208 milhões de dólares, após um acréscimo de 1,4 mil milhões de dólares no ano anterior.

No entanto, os números foram bem recebidos na bolsa de valores. O preço das ações subiu de 167 dólares para mais de 190 dólares. No entanto, a ação ainda está muito longe do seu máximo histórico. No final de 2021, estava a negociar a mais de 300 dólares e depois caiu para menos de 130 dólares no espaço de um ano. Para apoiar ainda mais o preço das ações, os executivos da Salesforce anunciaram que aumentariam o seu programa de recompra de ações para um volume de 20 mil milhões de dólares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado