Huawei acelera a corrida para um futuro “mais inteligente” no MWC

O presidente da multinacional chinesa Huawei Carrier BG, Li Peng, abriu o MWC Forum com um firme compromisso com a tecnologia 5G como alavanca para impulsionar “um mundo banda ultralarga, verde e inteligente”.

Por Irene Iglesias Álvarez em Barcelona

O presidente da multinacional chinesa Huawei Carrier BG, Li Peng, abriu o MWC Forum com um firme compromisso com a tecnologia 5G como alavanca para impulsionar “um mundo banda ultralarga, verde e inteligente”.

Como parte MWC 2023 a decorrer em Barcelona entre 27 de fevereiro e 2 de março, o presidente da Huawei Carrier BG, Li Peng, abriu o MWC Forum com um discurso centrado na corrida para um futuro “mais inteligente”. No palco do salão de congressos do Hotel W, com vista privilegiada para o passeio de Barceloneta, Peng explicou como a tecnologia 5G abrirá as portas a um amanhã mais tecnológico, inovador e sustentável. Neste caminho, disse, o salto para 5.5G será um “marco fundamental”. Na mesma linha, Peng enfatizou a cooperação entre os atores da indústria: “Precisamos de trabalhar em conjunto para avançarmos mais rapidamente para um mundo de banda ultralarga, verde e inteligente”. A este respeito, a Huawei, através do projecto GUIDE, “pode ajudar a lançar as bases para esta realização crucial”.

Num cenário em que o físico e o virtual estão cada vez mais interligados como resultado da transformação digital, é cada vez mais natural ver esta tendência nos locais de trabalho, nas casas e na vida das pessoas. A este respeito, a indústria das TIC precisa de se adaptar às exigências dos tempos e continuar a impulsionar experiências de maior qualidade e mais produtivas nesta área. Para o fazer, as redes terão de “evoluir para 10Gbps omnipresentes, a conectividade e a deteção terão de ser integradas, e a indústria das TIC terá de modernizar a sua abordagem do consumo de energia para a eficiência energética”.

A conectividade+ é fundamental

A implantação da tecnologia da quinta geração levou a um crescimento significativo na indústria das TIC. No mercado de consumo, os operadores têm vindo a inovar para expandir o que Peng apelidou de conectividade+. À medida que as capacidades 5G continuam a melhorar, os principais operadores na Europa, Ásia Pacífico e Médio Oriente têm vindo a desenvolver diferentes tipos de serviços digitais. Por outro lado, o mercado doméstico tornou-se também uma área onde os operadores podem gerar mais valor à medida que a penetração de 5G e fibra continua a crescer. Como resultado, os operadores estão também a expandir a conectividade+ para oferecer melhores experiências, melhores serviços e uma operação e manutenção mais eficientes.

Em particular, os serviços de banda larga doméstica de alta capacidade, tais como 5G FWA e 10G PON, expandiram-se mais rapidamente do que o esperado, ajudando os operadores em regiões como a Europa e o Médio Oriente a aumentar a ARPU em 30-60%. Em termos de tecnologias correntes, tais como 5G, inteligência artificial e cloud computing, estão a impulsionar a digitalização industrial e a trazer novas oportunidades estratégicas.

Com isto em mente, o executivo Huawei não hesitou em destacar a necessidade de reforçar esta conectividade avançada. Olhando para o futuro, afirmou, “os operadores continuarão a melhorar as suas capacidades de rede para oferecerem experiências mais garantidas através da conectividade aberta”. Este é um passo em frente que a Huawei já deu ao aderir ao projecto CAMARA da GSMA. No âmbito do projeto, a multinacional chinesa pretende transformar redes em plataformas de habilitação de serviços e rentabilizar uma melhor experiência do cliente.

Transição para 5.5G

“A Huawei está pronta a trabalhar com parceiros industriais para fornecer uma experiência ubíqua de 10Gbps com tecnologias inovadoras sem fios, óticas e IP; explorar casos de utilização, tais como colaboração veículo – estrada e monitorização ambiental para integrar a deteção e comunicação; e construir um sistema unificado de indicadores de eficiência energética para impulsionar o desenvolvimento da indústria verde”, disse Peng.  Para limitar tudo isto, o executivo utilizou o altifalante MWC para apelar a toda a indústria a seguir o plano de negócios GUIA para acelerar a prosperidade dos 5G e avançar rapidamente para um mundo de banda ultralarga, verde e inteligente.

Combate ao analfabetismo digital

Um dia antes do início oficial do MWC selou a Aliança Global para a Alfabetização (GAL) entre a UNESCO e Huawei. O acordo de cooperação compromete ambas as partes a promoverem conjuntamente a utilização da tecnologia para aumentar a alfabetização. A Huawei irá também financiar uma expansão das actuais iniciativas do Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) para impulsionar a utilização da tecnologia pelos educadores dos países em desenvolvimento.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado