73% dos líderes de empresas acredita que os dados reduzem incertezas e impulsionam melhores decisões

Os resultados de um novo inquérito global a 10 mil líderes empresariais, feito pela Salesforce, revelam que, embora estes saibam que a utilização de dados é importante para os seus negócios, a grande maioria não está a tirar partido do seu poder para uma melhor tomada de decisões e resultados de negócios.

Untapped Data Research mostra como os líderes empresariais se esforçam para colocar os dados em prática e tomar rapidamente decisões de negócio estratégicas enquanto navegam pelas incertezas económicas dos tempos atuais.

As empresas não estão a aproveitar o potencial dos seus dados

As empresas observam valor na utilização dos dados para orientar decisões de negócios, especialmente em tempos de incerteza:

  • Atualmente, 8 em cada 10 (80%) líderes empresariais dizem que os dados são críticos na tomada de decisões nas suas organizações;
  • 73% concorda que os dados ajudam a reduzir a incerteza e a tomar decisões mais precisas em conversas de negócios.

Embora as empresas concordem com as vantagens de utilizar dados, há uma clara desconexão de como os usam na prática. Por exemplo, a maioria das empresas não está a usar realmente os seus dados para tomarem decisões críticas de negócios:

  • Mais de dois terços (67%) dos líderes empresariais não está a usar dados para decidir preços de acordo com as condições económicas, como a inflação;
  • Menos de um terço (29%) está a utilizar dados para a sua estratégia ao lançar-se em novos mercados.

Também existem oportunidades desperdiçadas para as empresas usarem os seus dados para impulsionar valores:

  • Quase 8 em cada 10 (79%) líderes empresariais não estão a usar dados para informar as políticas de diversidade e inclusão das suas organizações;
  • Apenas 17% dos líderes empresariais estão a usar dados para ajudar a orientar as suas metas climáticas.

Em tempos de incerteza, os dados originam eficiência e confiança

Quando integrados e aproveitados corretamente, os dados têm um enorme potencial para gerar eficiência e confiança entre clientes e colaboradores:

  • 72% dos líderes empresariais considera que os dados mantêm as pessoas focadas nas coisas que importam e são relevantes para os negócios;
  • 73% concorda que os dados ajudam a acelerar a tomada de decisões;
  • 73% acredita que os dados criam confiança nas conversas de negócios;
  • Dois terços (66%) considera que os dados ajudam a minimizar a influência de opiniões pessoais ou egos numa conversa de negócios.

As empresas necessitam de terminar a lacuna em competências digitais para obter o valor dos dados

Os líderes empresariais relatam estar paralisados ​​pelo fluxo de dados, pelo seu conhecimento em como operacionalizá-los melhor e como usá-los para investir estrategicamente no futuro:

  • 41% dos líderes empresarias refere a falta de compreensão dos dados porque são muito complexos ou não são suficientemente acessíveis;
  • Um terço (33%) dos líderes cita a falta de capacidade de gerar insights a partir de dados;
  • Quase um terço (30%) está sobrecarregado com a quantidade de dados, que deve duplicar em tamanho até 2026.

Para lidar com essas preocupações, 73% das empresas planeia continuar ou aumentar os gastos com o desenvolvimento de competências em dados e formação para colaboradores. A formação em alfabetização de dados para os colaboradores pode estabelecer uma cultura de dados que suporte as metas de negócios e melhore a resiliência durante tempos económicos adversos.

“Os líderes empresariais estão a enfrentar um dos mercados económicos mais difíceis dos nossos tempos, mas contam com uma vantagem inexplorada para uma melhor tomada de decisão: os seus dados”, diz Juan Perez, Chief Information Officer da Salesforce. “O segredo para gerar insights verdadeiros é casar dados com análises. Uma combinação de dados, análises e as competências de dados necessárias permitem que as empresas maximizem os seus investimentos em tecnologia e descubram oportunidades que impulsionam a estratégia de negócios e fortalecem a confiança do cliente”, explica ainda Perez.




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