Como apelar visualmente aos candidatos

O recrutamento em vídeo é uma ferramenta de aquisição de empregados que as empresas não utilizam com frequência. Leia porque é importante dirigir-se visualmente aos candidatos.

Por Sven Deckert

Além de todas as crises atuais, há outra que está visivelmente a agravar-se: a escassez de trabalhadores qualificados. De acordo com a associação industrial Bitkom, o mercado de trabalho alemão carece atualmente de 137.000 peritos em TI – mais do que nunca.

Recrutamento em vídeo: 7 dicas para o sucesso

Os vídeos são um meio poderoso de atrair candidatos, despertando interesse e, por último, mas não menos importante, reforçando a lealdade dos funcionários. No entanto, para terem o efeito certo, devem – entre outras coisas – ser curtos e concisos e ser utilizados no local certo.

As sete dicas seguintes ajudá-lo-ão no recrutamento por vídeo.

1. Destaque: Atualmente, as empresas ainda se podem destacar da maioria das outras no recrutamento de empregados com vídeos profissionais e autênticos e, portanto, têm boas hipóteses de serem mais notadas pelas partes interessadas. Além disso, as imagens recebem mais atenção do que os textos. Para não mencionar que o conteúdo dos vídeos é 95% mais memorável. Por isso, é mais que tempo de tratar do tema do vídeo, especialmente porque as gerações mais jovens estão a tornar-se cada vez mais comoventes com imagens.

2. Realce os seus benefícios: No que diz respeito à marca do empregador, dê uma vista de olhos ao que tem para oferecer aos seus empregados. Isto pode ser: “Estamos no país. Poupa-se a longas e aborrecidas deslocações para a grande cidade”. Ou, se vive lá: “Conduz sempre contra o trânsito”.

3. Tornar-se pictórico: já ninguém acredita realmente em palavras vazias como hierarquias planas ou trabalho de equipa. Portanto, mostrem exemplos: Registe os seus empregados no amontoado diário. Ou quando almoçarem juntos, tomem café e discutam intensivamente. Ou num evento da empresa. Use estas imagens para tornar visível o ambiente na sua empresa.

4. Conte histórias: Sobre as contratações laterais, por exemplo, o teólogo que trabalha no departamento de serviço. A empatia dificilmente pode ser aprendida, mas a funcionalidade do software produzido pode. Ou do psicólogo de negócios que agora trabalha como administrador.

5. Breve e conciso: os primeiros três segundos no vídeo são cruciais. É preciso agarrar diretamente o seu grupo-alvo. A duração do vídeo de recrutamento depende da área de aplicação. Na página inicial, o vídeo pode ser mais longo. A orientação aqui é de cerca de um minuto e meio. Na Internet, em portais ou canais de comunicação social, a duração da atenção é muito mais curta; recomenda-se aqui 45 segundos. Portanto, não se trata de exaustividade, mas sim dos aspetos mais importantes. Inicialmente, apenas se deve ganhar atenção e despertar o interesse.

6. Permanecer autêntico: não se trata de fazer um vídeo de marketing suave e sem contradições. Trata-se, antes, de uma representação autêntica e, portanto, credível da sua empresa. Os porta-vozes podem expressar o distanciamento do norte da Alemanha, ser um Swabian Bruddler ou um Rhenish Cheerfulness. No entanto, devem divertir-se enquanto filmam e dar-se conta de serem convidativos e relaxados apesar de todas as suas idiossincrasias.

7. Use uma estratégia de desempenho baseada em dados: O vídeo de recrutamento está pronto, e agora? Analise os seus grupos-alvo e utilize o vídeo para os enquadrar. Estima-se que 25 por cento dos empregados estão atualmente dispostos a mudar de emprego. Isto é significativamente mais do que aqueles que estão à procura de trabalho. Inicie um processo de candidatura rápido: com três cliques e em 60 segundos, este deverá ser concluído. Uma estratégia de desempenho irá mostrar resultados mensuráveis e calculáveis de campanhas de recrutamento individuais.




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