Os CIO podem aumentar a sua relevância e capacidade de agregar valor nas empresas, trazendo um novo conjunto de competências e processos operacionais, junto dos executivos, durante um ambiente de negócios radicalmente diferente.

Por Tiago Machado, Sales Senior Manager da Salesforce
Face às incertezas económicas sem precedentes que vivemos atualmente, em todos os setores, empresas pedem a líderes e gestores que sejam mais eficientes e produtivos. Para os CIO e líderes tecnológicos, identificar onde a tecnologia pode impulsionar o crescimento, aumentar a eficiência e criar mais valor comercial será extremamente importante para ajudar as suas organizações a enfrentarem tempos difíceis.
Quando os riscos são elevados, os CIO e as suas equipas devem ajudar toda a empresa a fazer mais com as ferramentas e os recursos que têm à sua disposição. Para serem bem-sucedidos, os CIO podem adotar a ‘proximidade corporativa’ — concentrando-se em garantir o alinhamento direto com os colegas, em todas as linhas e departamentos da empresa, para compreenderem verdadeiramente as suas necessidades.
Os CIO podem aumentar a sua relevância e capacidade de agregar valor nas empresas, trazendo um novo conjunto de competências e processos operacionais, junto dos executivos, durante um ambiente de negócios radicalmente diferente.
Defender a ‘proximidade corporativa’ como estratégia
Uma parceria estreita com os principais líderes de departamentos pode ajudar os CIO a definirem prioridades perante as restrições orçamentais, e a fornecerem a tecnologia de que necessitam para aumentarem a eficiência, melhorarem os resultados e reduzirem os custos.
Mas, para fazer isso, precisam primeiro de compreender as necessidades de negócio mais amplas – quais são as prioridades, os pontos problemáticos, os processos, os investimentos e, mais importante, as tecnologias com as quais os seus colegas estão a lidar. Apenas depois dos CIO compreenderem o quadro completo, poderão efetivamente suportar as equipas na redução de custos e no aumento da eficiência.
Ao terem tempo para perceberem melhor as prioridades estratégicas dos parceiros de negócios em vendas, serviços, marketing, comércio, TI, RH, finanças e em outras equipas, os CIO podem beneficiar de uma compreensão micro e macro das operações e tecnologia dos negócios.
Aproximar-se da excelência operacional e dos lucros
Manter um negócio durável e resiliente que pode gerar o sucesso agora não é uma tarefa simples, é cada vez mais desafiante.
Longe vão os tempos de ‘fazer mais com menos’. Os métodos experimentados e testados que levaram as empresas até onde se encontram atualmente não são necessariamente os que irão permitir o sucesso contínuo no futuro – especialmente no clima atual que vivemos. À medida que os negócios amadurecem, as empresas devem mudar de uma mentalidade de startup de ‘elevado crescimento com elevados custos’ para uma que se dedique à excelência operacional e aos lucros, fazendo ‘mais com mais’.
Para os CIO, as lacunas num modelo operacional podem levar a uma entrega inconsistente, trabalho duplicado para as equipas, funções e responsabilidades inconsistentes e confusão junto dos parceiros de negócios. Dimensionar o suporte de TI e otimizar as operações é a própria definição de ‘mais, com mais’— mais rigor operacional, mais automação, mais formação, mais clareza sobre funções e responsabilidades, mais flexibilidade e agilidade e mais excelência de processo, aqui apenas para nomear alguns.
Tirar partido da automação e da Inteligência Artificial em todos os níveis
Atualmente, os CEO e outros líderes estão focados no crescimento eficiente, redução de custos e aumento da produtividade. A automação e a Inteligência Artificial (IA) podem atingir essas metas e estimular o crescimento eficiente a curto e a longo prazo para departamentos técnicos e não técnicos, como vendas, atendimento ao cliente, marketing e comércio.
A automação pode desempenhar um papel fundamental para ajudar a reduzir o ‘work of work’ com o qual equipas e indivíduos lidam diariamente. Ao remover processos e tarefas mundanos e repetitivos, a automação pode oferecer suporte a todas as linhas de negócios na criação de produtividade e receitas.
Juntos, os recursos colaborativos e de automação estão a tornar as equipas mais ágeis e eficazes, ajudando-as a agregar maior valor aos clientes e a expandir os negócios.
Esta não será a última vez que as empresas precisam de se adaptar
Com a proximidade corporativa, ao fazerem ‘mais com mais’, automação e IA e foco na produtividade, os CIO podem ajudar a impulsionar o crescimento aumentando a satisfação do cliente e reduzindo os custos. No ambiente económico que vivenciamos atualmente, as apostas não poderiam ser maiores e os CIO irão desempenhar um papel crucial para garantir o sucesso agora.