Número de portugueses que assume o hábito de comprar online estabiliza nos 5,2 milhões (61% da população acima de 15 anos) mas a frequência de compra continua a aumentar.

O número de portugueses que faz compras online superou a fasquia dos 5,2 milhões em 2022, o que representa 61% dos cidadãos portugueses com mais de 15 anos. De acordo com as duas vagas semestrais do Barómetro e-commerce, da Marktest, este valor manteve-se estável ao longo do ano, mas os indicadores da segunda vaga de 2022 deste estudo, agora conhecidos, revelam que a frequência de compra continua a aumentar.
De facto, segundo os dados do Barómetro e-commerce 72% dos portugueses que compram online assumem já fazê-lo, em média, pelo menos uma vez por mês. Na comparação entre os valores do final de 2021 e do final de 2022, este registo representa um crescimento de perto de 311 mil no universo de compradores que adquirem produtos ou serviços em plataformas digitais pelo menos uma vez por mês (1.1 pontos percentuais).
Outro indicador do Barómetro que confirma a tendência de crescimento na frequência de compra é o resultado da resposta à pergunta sobre qual o tempo decorrido desde a última vez que tinham comprado online, na altura em que respondiam ao inquérito: 94% dos inquiridos que dizem ter o hábito de comprar online assumiam ter comprado algo em plataformas digitais no último mês. Entre estes, 61% diziam mesmo ter feito compras online na semana anterior.
Na análise aos locais onde preferem receber as compras efetuadas online, a mais recente vaga do Barómetro E-commerce revela também uma tendência de decréscimo na preferência pela receção em casa: se no final de 2021, ainda com o efeito da pandemia bem presente, 78,5% dos inquiridos referiam essa preferência, agora esse valor recuou 4.6 pontos percentuais para 73,9%. Em sentido contrário, a preferência por receber as compras no trabalho (14,9%) ou em pontos de levantamento (6,4%) estão em alta.