A Comissão Europeia afirmou que a empresa comum entre a DT, a Orange, a Telefónica e a Vodafone não levanta problemas de concorrência, pelo que os grandes operadores poderão aventurar-se no seu novo sistema de identificação para publicidade online.

Por Francisca Domínguez Zubicoa
Num processo rápido e expedito, a Comissão Europeia deu aprovação incondicional à criação de uma empresa comum entre a Deutsche Telekom (DT), Orange, Telefónica e Vodafone, com a qual as principais empresas de telecomunicações pretendem lançar o seu novo sistema de identificação publicitária denominado TrustPid.
Depois de analisar a candidatura dos grandes operadores durante quase um mês, Bruxelas concluiu que a empresa que pretendem criar para a publicidade digital em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido não levantará problemas de concorrência no Espaço Económico Europeu (EEE) nos mercados de prestação de serviços de identificação digital para publicidade direccionada e/ou optimização de sítios, telecomunicações móveis, acesso fixo à Internet, audiovisual, e espaço publicitário em linha.
A Comissão dá assim luz verde para que estes quatro operadores ofereçam, como empresa comum, uma nova plataforma para apoiar as atividades de marketing e publicidade digital de marcas e editores. A chamada “supercookie telco”, TrustPid, consiste num novo sistema de identificação de utilizadores online, o que permite seguir os seus hábitos e preferências.
Faz isto criando perfis com base num IP fixo por cliente (e atribuindo-lhes uma ficha digital), que é depois vendida a anunciantes e editores para que possam personalizar a sua publicidade e conteúdo.
A TrustPid, ao contrário dos cookies tradicionais, exigirá o consentimento prévio do utilizador e pode ser desativada num website especialmente criado para o efeito. As telcos têm insistido que este novo sistema é “baseado na privacidade e sujeito ao consentimento explícito do utilizador”.
Numa declaração conjunta, as quatro telcos especificaram que “isto não é um ‘supercookie’. A plataforma requer o consentimento dos clientes para ser ativada. Os clientes são livres de aceitar ou recusar o consentimento com um único clique. Poderão também revogar qualquer consentimento dado, quer na marca ou no site da editora, quer através do portal de privacidade. Não serão partilhados dados dos operadores de telecomunicações participantes, à exceção do símbolo”.