Coffee Break: o estado do mercado de Cibersegurança

No passado dia 7 assinalou-se o dia mundial da segurança na Internet, ontem o Secretário de Estado da Transição Digital, deu a conhecer que 179 operadores de serviços essenciais, não cumprem a lei da cibersegurança. Entendemos ser um bom momento para conversarmos com Bruno Castro, fundador da VisionWare, sobre o estado do mercado de Cibersegurança.

Por João Miguel Mesquita

A empresa portuguesa, fundada em 2005 e especializada em segurança de informação: cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e inteligência. Com presente em diferentes geografias, tem conquistado a confiança dos seus clientes nacionais e internacionais, e o reconhecimento da comunidade e das principais entidades reguladoras do setor.

Sob o mote ‘Challenging an Unsafe World’, a missão da VisionWare consiste em contribuir para o sucesso dos seus clientes, em estreita relação de parceria, num mundo que é marcado pelas constantes inovações tecnológicas.

Com vinte cinco anos de mercado, Bruno Castro, fundador da tecnológica portuguesa falou-nos da evolução do mercado de cibersegurança, de alguns dos mitos que caíram, e do estado atual do mercado.

Nesta conversa abordamos a forma como as empresas olham para a importância de se protegerem. Se até aqui o discurso dos gestores era o de “só acontece aos outros”, a partir do momento em que os ataques se intensificaram com a maior exposição à web por via da necessidade que a pandemia trouxe com o trabalho híbrido, o discurso passou a ser, “não quero que me aconteça a mim”.

Não existem “vacinas” infalíveis para resolver os problemas de cibersegurança das empresas, a consciencialização e a mudança cultural dos colaboradores perante as suas tarefas é essencial para uma constante prevenção aos ciberataques. Testar, colocar à prova a eficácia dos sistemas de forma constante é uma das mais importantes ações que os gestores devem incentivar nas suas organizações.

Estar preparado para respostas adequadas e seguir procedimentos atempadamente definidos são parte essencial de uma boa estratégia a ser seguida pelas empresas. Importa reagir de forma eficaz sem ficar congelado na ação, nem reagir de forma intempestiva. É muito importante reagir em conformidade e em parceria com as autoridades sempre que se é vitima de um incidente ou de um ataque de segurança informática.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado