A polícia alerta para um novo esquema em que os perpetradores ganham acesso ao cartão de pagamento digital da vítima. Veja aqui como se proteger.

Por Kris Wallburg
13 casos de fraude e mais de 100.000 euros de danos foram atribuídos a um novo esquema em que os criminosos utilizam os cartões de débito ou de crédito digitais das suas vítimas. O procedimento faz lembrar esquemas bem conhecidos e proteger-se contra eles é fácil – se se tiver em mente algumas coisas.
É assim que o novo esquema funciona
Começa como muitas fraudes online: os perpetradores obtêm os dados de acesso às contas bancárias das suas vítimas através de um website de phishing. No entanto, em vez de atacarem diretamente o portal online do banco, os criminosos vão um passo mais longe. O seu objetivo é adicionar o CE digital ou cartão de crédito das vítimas à sua própria carteira. Uma vez adicionado, nenhuma entrada TAN é necessária para completar os pagamentos.
Para adicionar um cartão digital à carteira, este deve primeiro ser confirmado através da aplicação TAN ou de métodos de verificação semelhantes do respetivo banco. Para tal, os autores das fraudes chamam as suas vítimas, que já introduziram os seus dados na página de phishing, e fingem ser funcionários do banco. Sob um pretexto, pedem à pessoa ao telefone para confirmar uma TAN que é solicitada durante a chamada telefónica. Isto é utilizado para adicionar o cartão digital à carteira dos perpetradores, por exemplo, num smartphone ou num smartwatch. Os infratores têm então acesso ao cartão e podem utilizá-lo, por exemplo, para comprar bens ou mesmo vouchers. Nem o cartão físico nem o PIN da vítima são necessários para isso.
Isto é como se pode proteger de forma simples
Embora este esquema seja um pouco mais sofisticado do que outros, pode também proteger-se dele muito facilmente. O mais importante é não deixar os seus próprios dados chegarem às mãos dos autores das fraudes em primeiro lugar. Nunca aceda à sua banca online através de um link em e-mails ou através de outros websites. Em vez disso, guarde a ligação para o seu banco como um marcador de página no seu navegador e só o chame através deste. Além disso, nunca forneça informações pessoais por telefone ou por correio eletrónico. Os funcionários do seu banco nunca lhe pedirão os seus dados de acesso ou pedir-lhe-ão para confirmar um TAN.