Gartner: software empresarial e serviços aumentam em 2,3% gastos em TI em 2023

Embora a queda nas vendas de dispositivos de hardware demore mais tempo a recuperar do que o esperado, grande parte dos gastos em TI das empresas – por exemplo, em tecnologia de cloud – está bloqueada e à prova de inflação.

Por Charlotte Trueman

O software e os serviços de TI elevarão os gastos mundiais em TI para 4,5 biliões de dólares em 2023, um aumento de 2,4% acima de 2022, de acordo com a última previsão da empresa de estudos de mercado Gartner. Isto é inferior à estimativa do último trimestre de 5,1% de crescimento, principalmente devido a uma recuperação mais lenta do que se esperava para as vendas de hardware.

As despesas das empresas em software e serviços informáticos deverão aumentar 9,3% e 5,5% em 2023, respetivamente. Contudo, continuando uma tendência das previsões anteriores, prevê-se que as despesas com dispositivos de hardware diminuam 5,1% este ano, à medida que tanto os consumidores como as empresas prolongam os ciclos de atualização dos dispositivos.

Caso contrário, prevê-se que as despesas das empresas em sistemas de centros de dados e serviços de comunicações aumentem modestamente, em 0,7% e 0,1%, respectivamente.

Desde a invasão russa da Ucrânia, não tem havido grandes surpresas na economia, com os bancos centrais e as empresas a reagirem em grande parte como se esperava à atual situação económica inflacionista, disse John-David Lovelock, vice-presidente e analista da Gartner. No entanto, embora ele tenha dito que Gartner esperava ver um declínio nos gastos com dispositivos devido ao impacto da inflação no poder de consumo, o ciclo de atualização foi ainda mais longo do que o previsto.

“As pessoas estão a aprender que se podem agarrar a um dispositivo por mais tempo e ainda estar satisfeitas”, disse Lovelock, observando que esta tendência é provável que se mantenha ao longo de 2023 e até 2024, quando a Gartner espera ver algum do atraso nas compras a recuperar.

No entanto, a menos que os dispositivos – em particular os telefones – sejam vistos como oferecendo novos níveis de funcionalidade ou uma verdadeira razão para atualizar, Lovelock adverte que as vendas de dispositivos podem permanecer planas durante muito tempo.

Despesas da cloud empresarial estão bloqueadas

Embora os consumidores tenham sido duramente atingidos pela inflação, Lovelock disse que muitas das despesas do lado da empresa estão bloqueadas, despesas recorrentes, particularmente nos mercados de serviços geridos, cloud, SaaS, PaaS, e telecomunicações.

“Todas estas coisas estão bloqueadas em contratos de longo prazo”, disse ele. “Até mesmo servidores, redes, ou armazenamento de equipamento – encomenda-se no ano passado para entrega este ano”.

E embora a Gartner não forneça uma repartição das despesas de segurança na sua previsão de despesas em TI, a Lovelock também acredita que as despesas de segurança continuarão a crescer à medida que as empresas repensarem a sua abordagem à proteção do seu ambiente. 

O mercado de serviços de TI está também a atravessar um período de crescimento à medida que as empresas procuram trazer pessoal de TI externo para implementação e apoio. Por exemplo, a Gartner espera que os gastos em consultoria atinjam $264,9 mil milhões em 2023, um aumento de 6,7% a partir de 2022.

Apesar dos despedimentos generalizados e contínuos que as empresas de tecnologia estão atualmente a sofrer, muitos dos cortes de postos de trabalho têm envolvido pessoal não técnico. Além disso, de acordo com a investigação realizada pela Skillsoft em novembro de 2021, cerca de três quartos dos decisores de TI de todo o mundo afirmaram estar a enfrentar lacunas de competências críticas em todo o departamento de tecnologia

Lovelock disse que os CIO estão a perder a batalha pelo talento, o que significa que em todas as indústrias, os gastos com serviços de TI estão a crescer mais rapidamente do que os serviços internos. Consequentemente, trabalhadores qualificados em TI estão a migrar da empresa para fornecedores de tecnologia e serviços que podem acompanhar o aumento das exigências salariais, oportunidades de desenvolvimento e perspetivas de carreira.

Embora uma economia turbulenta tenha alterado o contexto das decisões empresariais e feito com que os CIO se tornassem mais hesitantes, atrasassem decisões ou reordenassem prioridades, Lovelock disse que a despesa em TI parece ser à prova de inflação.




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