A cibersegurança está a consolidar a sua posição no mercado global e está a emergir como um setor chave de crescimento para os parceiros de canal, de acordo com o último relatório da Canalys.

Por Irene Iglesias Álvarez
De acordo com as últimas previsões da Canalys, as despesas globais em cibersegurança – incluindo produtos e serviços empresariais – irão aumentar em 13,2% até 2023 e estabelecer-se como um setor chave de crescimento para os parceiros do canal. Espera-se que a despesa total em 2023 atinja 223,8 mil milhões de dólares em 2023, no melhor dos cenários, com o crescimento da prestação de serviços de cibersegurança a ultrapassar o crescimento das remessas de produtos. O aumento constante dos níveis de ameaça manterá a cibersegurança no topo da lista de prioridades de investimento das organizações. Mas nem todos os projetos planeados serão aprovados, uma vez que a pressão sobre os detentores do orçamento para que examinem as despesas e se concentrem apenas nas necessidades mais urgentes de cibersegurança para minimizar o risco de violações. Por outro lado, o investimento dos governos e das empresas aumentará, mas o investimento das empresas mais pequenas irá enfraquecer à medida que a situação económica se deteriora.
O panorama de ameaças em evolução manterá a pressão sobre as organizações para alargar e aprofundar as suas defesas de cibersegurança, expandir as capacidades de deteção e melhorar a resposta a incidentes em 2023. “Ransomware continua a ser a maior ameaça para as organizações do ponto de vista operacional, financeiro e de marca. Mas o surgimento e abuso de modelos generativos de IA, tais como o ChatGPT, irá aumentar o risco para outro nível em 2023”, diz Matthew Ball, analista chefe da Canalys. “Isto permitirá e acelerará a criação de código malicioso à escala industrial por parte de mais atores ameaçadores e aumentará a frequência e o alcance dos ataques. As organizações já estão a lutar para lidar com os atuais níveis de ameaça e não se podem dar ao luxo de cortar nas despesas, uma vez que isto as deixará ainda mais vulneráveis. Em vez disso, terão de trabalhar mais de perto com parceiros de canal para fazer investimentos mais inteligentes”.
Mapeamento do mercado atual
Prevê-se que a prestação de serviços de cibersegurança, incluindo consultoria, outsourcing, implantação, integração, manutenção e serviços geridos, cresça 14,1% para 14,3 mil milhões de dólares até 2023. Isto representará 64,5% do mercado global de cibersegurança durante os próximos doze meses. “As organizações continuarão a transformar as suas estratégias de cibersegurança para aumentar a sua resiliência este ano. A implementação de arquiteturas de zero trust para enfrentar as vulnerabilidades que têm sido exploradas com sucesso desde o início da pandemia será o foco”, disse Srikara Upadhyaya, Analista de Investigação da Canalys.
“Isto conduzirá a um maior número de compromissos de consultoria para parceiros de canal, bem como criará oportunidades em torno da implantação e integração de múltiplos produtos de diferentes fornecedores, reduzindo ao mesmo tempo a complexidade operacional através de serviços geridos.” No total, mais de 90% das despesas totais em produtos e serviços de segurança cibernética serão efetuadas através de parceiros de canal até 2023.
As remessas de produtos de cibersegurança, que incluem segurança de endpoints, segurança de redes, segurança da web e de email, segurança de dados, gestão de identidade e acesso, bem como análise de vulnerabilidade e segurança, irão aumentar 11,7% para 79,5 mil milhões de dólares em 2023. Isto representa um crescimento sólido para o setor tecnológico, mas também um abrandamento em relação aos níveis de 2022, quando as organizações aumentaram o investimento para atualizar as defesas existentes e acrescentaram novas capacidades, especialmente na cloud, IoT/OT e segurança de identidade.
Da mesma forma, a dimensão das operações continuará a aumentar em 2023. Mas isto também prolongará os ciclos de vendas, uma vez que serão necessários níveis adicionais de aprovação. A apresentação de avaliações de risco e a demonstração do ROI tornar-se-ão ainda mais importantes para os parceiros de canal. No entanto, a despesa total em cibersegurança permanecerá abaixo do nível necessário para enfrentar as ameaças após anos de subinvestimento crónico.