A Comissão Europeia emitiu uma comunicação de objeções à empresa que, caso tenha infringido as regras antitrust, poderá ser objeto de uma multa de 10% do seu volume de negócios global.

Bruxelas acusa a Meta de violar as regras antitrust da União Europeia (UE) por ligar o seu serviço de publicidade à sua rede social, Facebook, minando a concorrência. Além disso, diz a Comissão Europeia (CE), está a impor condições comerciais do Facebook Marketplace em seu próprio benefício.
Desta forma, o Velho Continente conclui que a empresa tecnológica de Mark Zuckerberg domina o mercado das redes sociais e da publicidade online. A investigação poderia concluir que estas práticas infringem o artigo 102 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), que proíbe as posições abusivas.
Por conseguinte, a CE emitiu uma comunicação de objeções à empresa. Isto pode ser respondido por escrito ou oralmente numa audiência perante representantes da UE. “O envio de uma comunicação de objeções e a abertura de uma investigação formal – iniciada em junho de 2021 – não condiciona o resultado final.
Contudo, se a Comissão concluir, após a empresa ter exercido os seus direitos de defesa, que existem provas suficientes de uma infração, pode impor uma coima até 10% do volume de negócios anual da organização a nível mundial.