Que portátil é o mais adequado para si? O que precisa de considerar ao escolher? O nosso guia mostra-lhe o computador portátil ideal para uso empresarial.

Por Brian Nadel
Os computadores portáteis para empresas não são concebidos para jogos ou para consumir Netflix. Destinam-se a ser ferramentas sólidas que ajudam as pessoas a realizar o seu trabalho. É por isso que aspetos como a fiabilidade e durabilidade são importantes. Os modelos estão normalmente disponíveis durante vários anos para que as empresas os possam recomprar durante períodos mais longos. Os fornecedores prometem frequentemente manter peças sobressalentes em stock durante pelo menos cinco anos.
Esta fiabilidade tem um preço: um notebook comercial típico pode custar 20 a 30 por cento mais do que um modelo de consumidor, embora as especificações não possam diferir muito. Por outro lado, há frequentemente espaço para negociação: Para grandes encomendas, as empresas podem obter descontos por volume. Quanto mais clientes encomendarem um ou alguns modelos, melhor será o seu ponto de partida para obter um bom preço ou extras – por exemplo, uma garantia alargada. Com uma vida útil esperada de três a cinco anos, os fornecedores de computadores portáteis empresariais de gama média e alta oferecem frequentemente uma garantia de três anos em vez de uma garantia padrão de um ano.
Muitas empresas também dependem do leasing quando adquirem PC: modelos como o Device-as-a-Service (DaaS) ou PC-as-a-Service (PCaaS) são formas populares de transformar os elevados custos de investimento em despesas mensais calculáveis, em que a margem de custos ao longo do prazo não tem de ser de todo elevada. Por vezes nem sequer se aplica de todo.
A escolha de computadores portáteis adequados para uso comercial é esmagadora. Vão desde tablets elegantes e ultraleves a postos de trabalho portáteis. Os decisores de TI podem encontrar na escolha dos dispositivos certos para o utilizador final a procura proverbial de uma agulha num palheiro. Por conseguinte, compilámos um guia de compradores em várias categorias que mostra detalhes técnicos, bem como as respetivas vantagens e desvantagens dos dispositivos. O nosso guia centra-se nos sistemas Windows, embora muitas empresas confiem agora também nos Apple MacBooks, e algumas no Google Chromebooks. Embora estes dispositivos não sejam tão populares entre os compradores de TI, encontraram o seu lugar nas empresas modernas.
Compra de notebooks comerciais: Aqui está o que deve ter em atenção
Quer se trate de um ultrabook com apenas um quilograma ou de uma estação de trabalho portátil de quatro quilos, a maioria dos compradores presta a maior parte da atenção ao processador. Os sistemas Windows utilizam normalmente processadores Intel ou AMD, embora algumas CPU baseadas em ARM sejam utilizadas em sistemas ultraleves.
CPU
O processador de que necessita depende das tarefas de cada utilizador. Os rececionistas da empresa ou os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico devem sair-se bem com um chip da série i3 da Intel ou com um processador Ryzen 3, respetivamente. Na gama média, encontrará principalmente os chips Core i5 e Core 7 da Intel, bem como as CPUs Ryzen 5 ou Ryzen 7 da AMD. No entanto, se precisar de muito poder computacional, como os desenhadores gráficos, é melhor optar por chips topo de gama como o Intel Core-i9, o Ryzen 9 da AMD ou o chip M2 da Apple.
RAM
A memória principal, que determina a rapidez e a qualidade de visualização dos sítios Web, os cálculos Excel ou as imagens CAD, está disponível em vários tamanhos e velocidades. Mais RAM geralmente significa melhor desempenho. Para um computador comercial, 4 GB de RAM é o mínimo absoluto, mesmo para compradores com um orçamento apertado. Para os trabalhadores de escritório típicos, 16 GB de RAM é suficiente. Se der aos seus utilizadores 32 GB, terá uma pedra nos seus olhos. Cuidado: Se quiser começar com menos RAM, mas pretende expandir-se mais tarde, deve certificar-se de que o computador tem pelo menos um slot livre para um módulo de RAM adicional.
Espaço de armazenamento
Em vez da unidade de disco rígido convencional (HDD), as unidades de estado sólido (SSD) devem ser utilizadas como padrão hoje em dia. Embora ainda sejam um pouco mais caros, são também mais rápidos e mais robustos. Consomem menos energia e encontram-se em quase todo o lado nos modelos mais recentes de portáteis. O mínimo absoluto é um SSD de 128 GB. Se quiser um disco rígido, 1 terabyte (TB) é a configuração mínima hoje em dia.
Bateria
Todos os computadores portáteis utilizam hoje em dia baterias de iões de lítio. As empresas devem ser generosas aqui e tratar os seus empregados com um pacote de energia com uma capacidade de 3.500 milliampere horas (mAh). Isto reduz a probabilidade dos seus trabalhadores remotos terem de interromper o seu trabalho por falta de energia. Mas tenha cuidado: a capacidade da bateria por si só não é decisiva para o tempo de funcionamento. Visores grandes, processadores mais antigos e discos rígidos mecânicos são guzzlers de energia que podem drenar rapidamente até mesmo uma bateria de alto desempenho. Por conseguinte, prestar sempre atenção às especificações do fabricante sobre a duração da bateria.
Ecrã e forma
Enquanto um tablet pode passar com um ecrã de 11,5 polegadas, os ecrãs de 13,3 a 16 polegadas são a norma para computadores portáteis. Alguns modelos chegam a ter até 17,3 polegadas. Em geral, quanto maior for a resolução do ecrã, melhor. No entanto, esta é uma questão de orçamento. Especialmente em locais de trabalho com orientação gráfica, não deve haver escumalha. A resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) deve ser o mínimo para todos os sistemas.
Muitos computadores portáteis Windows, mesmo aqueles com uma caixa dobrável padrão, têm agora um ecrã táctil. Isto pode ser uma vantagem, por exemplo, para um designer que queira esboçar um produto, um comerciante que queira apresentar uma nova campanha ou um vendedor que esteja a desenhar um mapa aproximado. Dedicámos um capítulo separado no nosso guia para os híbridos computador portátil/tablet. Nota lateral: A Apple não oferece ecrãs tácteis para os seus MacBooks.
Componentes de segurança e gestão
Aqueles que utilizam PC Windows devem escolher sistemas com o chip de segurança Trusted Platform Module (TPM) e um método de autenticação biométrica. Este último pode ser um leitor de impressões digitais ou uma câmara que pode ser utilizada para reconhecimento facial, utilizando o Microsoft Windows Hello for Business para login seguro e sem palavra-passe. Muitos livros cromados têm também um TPM e um leitor de impressões digitais. Os Mac não oferecem um TPM, mas têm o seu próprio sistema de segurança, incluindo scanners de impressões digitais.
Os portáteis de negócios também devem vir com características de gestão, tais como a capacidade de utilizar extensões de processadores Intel vPro. Estes são utilizados para permitir aos administradores de TI diagnosticar e atualizar os sistemas remotamente.
Sistema operativo
A maioria dos departamentos de TI optam hoje por computadores portáteis com Windows 10 ou Windows 11 Pro. Estas versões vêm com características de segurança que as edições de Windows Home não possuem. Estes incluem a encriptação da unidade Bitlocker, e várias ferramentas de gestão e implementação, incluindo Gestão de Dispositivos Móveis, Azure Active Directory Join e Windows Update for Business. As empresas obtêm segurança e capacidade de gestão de alto nível com o Windows 10 ou 11 Enterprise. As variantes só estão disponíveis com um contrato de licença por volume.
O sistema operativo MacOS da Apple também tem fortes características de segurança e gestão para as empresas. Em geral, os computadores Apple estão agora em grande parte prontos para negócios. Por exemplo, os atuais sistemas populares de gestão unificada de endpoints (UEM) podem gerir tanto os PC Windows como os dispositivos MacOS. Aplicações comerciais populares estão normalmente também disponíveis para o Mac. Apenas as empresas que utilizam aplicações Windows mais antigas poderão deparar-se com dificuldades. Devem estar preparados para investir em software VM da Parallels ou VMware para que os utilizadores de Mac também possam executar tais aplicações.
A propósito, a maioria das plataformas UEM são também capazes de gerir os dispositivos ChromeOS. Da mesma forma, as organizações podem fornecer e gerir Chromebooks através da Consola de Administração Google. Qualquer aplicação web que funcione no navegador Chrome funcionará bem num Chromebook, e a verificação da aplicação através da Loja Web Google ChromeOS torna os dispositivos ChromeOS menos vulneráveis a malware. Os Chromebooks atuais podem correr tanto aplicações Android como Linux. Com o software Parallels VM, podem também executar aplicações Windows.
Acessórios
Independentemente do papel a que o portátil se destina, será quase sempre necessário fazer compras adicionais. Planeie um orçamento mais elevado, pois necessitará de coisas como um hub USB para transformar uma porta em três ou quatro, e/ou uma fonte de alimentação extra, estação de ancoragem e bolsa acolchoada para portátil.
Um dispositivo empresarial deve ser baseado nas necessidades do utilizador. Uma dimensão demasiado pequena não é uma boa ideia. Também não vale a pena dar a um vendedor uma estação de trabalho de quatro quilos para a viagem ou de fobbing de um produtor de vídeo com um bloco de notas barato.
Escolha de um portátil empresarial: 6 categorias de modelos
A seguir, gostaríamos de lhe apresentar seis categorias de computadores portáteis:
- Portáteis empresariais mainstream
- Sistemas com preços de valor
- Ultrabooks
- Dispositivos 2-em-1 (híbridos laptop-tablet)
- Estações de trabalho móveis orientadas para o desempenho
- Computadores portáteis robustos (dispositivos robustos para uso exterior)
Cada uma destas categorias é útil para tarefas específicas do utilizador. Os limites entre estas classes de dispositivos são fluidos.
1. Portáteis empresariais tradicionais
Os notebooks comerciais tradicionais oferecem uma grande variedade de características e funcionalidades adicionais, mas o custo pode ser considerável. Com preços que variam entre 500 euros e 2.500 euros ou mais, tais computadores portáteis constituem a maior parte dos computadores portáteis utilizados nas empresas. A maioria dos empregados utiliza-os, por exemplo, para trabalhar em colaboração em documentos, verificar cálculos em Excel, participar em videoconferências ou fazer investigação em linha.
O foco aqui deve ser a fiabilidade e a flexibilidade. Trata-se de ser capaz de realizar uma vasta gama de tarefas. Em comparação com os sistemas de baixo custo, os computadores portáteis tradicionais oferecem mais potência, melhores ecrãs e algumas conveniências que tornam o trabalho diário mais fácil. No entanto, são menos poderosos que as estações de trabalho móveis e mais pesados que os ultrabooks.
Existem dezenas de computadores portáteis Windows – também colocamos o MacBook Pro (13 polegadas) nesta categoria. Enquanto a maioria dos Chromebooks está na categoria de baixo orçamento devido aos seus baixos preços de entrada, alguns modelos podem ser configurados com CPU de topo de gama, teclados retroiluminados e leitores de impressões digitais, o que os coloca também na categoria principal.
Um exemplo: a Synchrony Financial, outrora empresa de cartões de crédito da GE Capital, enviou os seus 6.000 agentes de call center para os escritórios domésticos nos primeiros dias da pandemia. A empresa equipou-os com os sistemas Chromebook Enterprise 715 da Acer. Devido ao desenho simples e às características de gestão remota através da Consola Google, a implementação levou apenas algumas semanas, incluindo a formação do pessoal. O software de cliente fino da Citrix ligou os Chromebooks ao centro de dados da Synchrony, criando um ambiente de trabalho virtual para o pessoal do centro de chamadas.
Com os principais notebooks, os ecrãs ocupam o centro do palco. Com tamanhos que variam de 12,5 a 16,2 polegadas, oferecem pelo menos resolução Full HD, embora se note uma transição para ecrãs de resolução ainda mais alta. Por exemplo, a versão de 13,5 polegadas do Microsoft Surface Laptop 5 tem uma resolução de 2256 x 1504 pixels. O modelo de 15 polegadas tem uma resolução de 2496 x 1664, que é comparável ao ecrã Retina no MacBook Pro de 13 polegadas (2560 x 1600).
Os mostradores OLED (Organic Light-Emitting Diode) são outra opção. Aqui, cada pixel funciona como uma pequena lâmpada, resultando em imagens particularmente nítidas e brilhantes. Em contraste, os ecrãs de cristais líquidos convencionais (LCD) brilham luz através de um painel que gera as imagens. A nitidez e o brilho são diminuídos como resultado. As questões de segurança também podem ser um problema com ecrãs. A HP traz uma opção para o EliteBook 840 G9 com o seu Display Sure View Reflect Privacy. A tecnologia assegura que o conteúdo do ecrã não pode ser visto de lado – o que pode ser uma vantagem numa viagem de comboio ou num café, por exemplo.
Os computadores portáteis Windows tradicionais são normalmente alimentados por chips Intel i3, i5, i7 core ou CPU AMD Ryzen. O MacBook Pro da Apple (13 polegadas), entretanto, é alimentado por um sistema interno M2 ARM-on-a-chip com oito núcleos de processamento e dez núcleos gráficos. Os Chromebooks topo de gama como o HP Elite Chromebook Enterprise C1030 estão equipados com um processador Core i7. Enquanto que a maioria dos notebooks comuns vêm com uma placa gráfica integrada, alguns podem também ser equipados com uma placa gráfica discreta – embora isto possa acrescentar algumas centenas de euros ao custo.
Quase todos os modelos principais oferecem hoje em dia uma unidade SSD mais pequena, mais robusta e energeticamente eficiente em vez de um disco rígido rotativo, oferecendo entre 128 GB e 1 TB de espaço de armazenamento. A memória principal está normalmente entre quatro e 16 GB. Embora os computadores portáteis convencionais não sejam tão robustos como os modelos da categoria robusta, alguns cumprem as rigorosas normas MIL-STD-810 para a robustez.
Os computadores portáteis tradicionais constituem a maioria dos dispositivos utilizados na maioria dos locais de trabalho, pelo que a segurança e a gestão remota são da maior importância. Os compradores devem, portanto, ter um processador Intel vPro, TPM e identificação biométrica na sua lista de verificação para dispositivos Windows e ChromeOS a adquirir – mesmo que isso aumente significativamente o custo.
Os computadores portáteis mainstream normalmente trazem uma webcam 1080p para videoconferência e oferecem uma gama de portas, incluindo USB 2.0 e 3.0, USB-C, HDMI e Ethernet, bem como as novas opções sem fios rápidas e seguras de 802.11ax WLAN e Bluetooth 5.2. Outras comodidades incluem um teclado retro iluminado, uma opção para um cartão de rede de dados móvel 5G e, por vezes, portas Thunderbolt 4 de alta velocidade.
Os dispositivos oferecidos são predominantemente da classe de peso de 1,5 a 2,5 quilos. Os modelos são mais finos e leves do que os portáteis de baixo custo, mas podem ainda assim parecer um obstáculo para os passageiros frequentes que procuram dispositivos ultrafinos e ultraleves, por exemplo.
Principais computadores dos portáteis num relance:
- Grupo alvo: empregados que têm uma base ampla e executam muitas tarefas diferentes, desde trabalhar com folhas de cálculo até à utilização de aplicações online.
- Prós: Confiável, ampla escolha de expositores, boa segurança e capacidade de gestão
- Desvantagens: pesadas em comparação com os ultrabooks, por vezes caras
- Gama de preços: 500 a 2.500 euros
- CPU: Intel Core i3, i5, i7; AMD Ryzen 3, 5, 7; Apple M2
- Memória: 4 a 16 GB
- Memória: 128 GB a 1TB SSD
- Tamanho do ecrã: 13 a 16,2 polegadas
- Resolução nativa: 1920 x 1280 a 3456 x 2234 pixels
- Portas e conectividade: USB 2.0/3.0 e C, HDMI, Ethernet, 802.11ax Wi-Fi, Bluetooth 5.2
- Peso: 1,5 a 2,5 quilos
Exemplos: Acer Chromebook Enterprise 715, Apple MacBook Pro (13 polegadas), Asus Zenbook Pro 15 OLED, HP EliteBook 840, HP Pro c645 Chromebook Enterprise, Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 10, Microsoft Surface Laptop 5.
2. Sistemas de baixo orçamento
Se um preço baixo é o critério mais importante, as empresas têm de fazer sacrifícios em termos de poder computacional, peso e também de segurança. No entanto, muitas empresas, organizações sem fins lucrativos ou instituições de ensino não querem passar sem notebooks. Aqui, muitos também recorrem a dispositivos que se destinam mais a clientes particulares. Os preços situam-se normalmente entre 300 e 600 euros, por vezes é possível encontrar pechinchas de 150 euros. Tais dispositivos podem ser encontrados numa variedade de locais nas empresas, desde a receção até ao centro de chamadas.
Para poder oferecer computadores portáteis a preços baixos, os fabricantes têm de ser mesquinhos nas características. Assim, os modelos baratos estão frequentemente equipados com um disco rígido convencional (1TB), mas no máximo com um pequeno SSD (64 a 128 GB). A maioria deles oferece apenas 4 GB de memória RAM. Os clientes não devem esperar um processador Core i5 ou i7 atual da Intel. Na melhor das hipóteses, um CPU Core i3 da Intel ou processadores Ryzen 3 da AMD são utilizados nesta categoria. Por vezes até chips mais antigos como o Pentium ou Celeron da Intel ou Athlons da AMD ainda estão a trabalhar na classe orçamental. No entanto, estes modelos estão agora tão desatualizados que deve riscá-los imediatamente da sua lista de compras.
Os sistemas Windows dominaram esta categoria durante muito tempo, mas os Chromebooks tornaram-se agora uma alternativa, especialmente nos EUA. Oferecem muita informática por um pequeno preço. Os livros cromados baratos oferecem geralmente um SSD de 32 a 128 GB e 4 GB de RAM. Alguns estão equipados com processadores baseados em ARM, tais como o MediaTek 8183.
Os aparelhos têm geralmente cerca de 2,5 centímetros de espessura e pesam cerca de 2,5 quilos – por isso não são os companheiros de viagem ideais. Os livros cromados pesam geralmente um pouco menos a 1,5 a dois quilos. Os dispositivos baratos oferecem funções básicas tais como Wi-Fi e Bluetooth, HDMI, Ethernet e ligações USB. No entanto, prescindem de extras tais como um ecrã com funcionalidade de ecrã táctil ou uma webcam HD completa. Para a videoconferência, os utilizadores têm muitas vezes de se contentar com uma câmara de 720p – ou instalar uma câmara externa.
Dos computadores portáteis de baixo preço, poucos oferecem componentes de segurança e gestão tais como um chip TPM ou melhorias no processador vPro. Ao comprar Chromebooks, os clientes devem também verificar quanto tempo irão receber atualizações de software para os seus dispositivos.
Os modelos baratos do Windows vêm por vezes com Windows 10 ou 11 Home Edition, o que pode reduzir o preço de um sistema em até 50 euros. Embora as edições Home incluam características básicas de segurança, tais como encriptação e arranque seguro de dispositivos, e os dispositivos Windows 11 Home tenham um módulo TPM 2.0, estes modelos carecem de segurança de nível empresarial, capacidade de gestão e suporte de implementação. Os departamentos de TI só podem proteger até certo ponto os sistemas domésticos Windows 10 e 11 executando-os em modo S para aumentar a segurança e o desempenho. Os utilizadores só estão autorizados a instalar aplicações do Microsoft Store e devem utilizar o navegador Microsoft Edge.
Independentemente de serem modelos Windows ou ChromeOS, qualquer sistema de baixo orçamento será suficiente para criar documentos, editar e-mails, navegar na web ou processar formulários online. Os utilizadores ficarão, no entanto, desapontados se quiserem enfrentar tarefas de processamento intensivo, tais como trabalho multimédia com PowerPoint ou edição de vídeo. Para estas tarefas, os utilizadores ficarão melhor com um modelo mainstream.
Computadores portáteis de baixo custo num relance:
- Grupo alvo: profissionais que conseguem sobreviver com pouco poder computacional, RAM e espaço de armazenamento
- Vantagens: Baixo preço, desempenho suficiente e duração da bateria para tarefas simples, design simples em livros cromados.
- Desvantagens: Os dispositivos Windows são pesados e desajeitados, contêm frequentemente componentes mais antigos e muitos carecem das mais recentes características de segurança
- Gama de preços: 150 a 600 euros
- CPU: Intel Celeron, Pentium, Core i3; AMD série A, série Ryzen-3; processadores baseados em ARM
- RAM: 4 GB
- Armazenamento: 1TB HDD ou 32 GB a 128 GB SSD
- Tamanho do ecrã: 11,6 a 17,3 polegadas.
- Resolução nativa: 1280 x 720 a 1920 x 1080
- Portas e conectividade: USB 2.0/3.0 e C, HDMI, VGA, Ethernet, 802.11ac Wi-Fi, Bluetooth 4.0/5.0
- Peso: 1,5 a 4 quilos
Exemplos: Acer Aspire 5, Dell Inspiron 15 3000, HP Chromebook 11a, HP Laptop 17z, Samsung Chromebook 4+.
3. Ultrabooks
Muitos utilizadores adoram computadores portáteis leves e poderosos, os chamados ultrabooks. São especialmente acessíveis para executivos. Os modelos no mercado oferecem muitas das características dos sistemas principais descritos, mas em pacotes mais pequenos e mais fáceis de viajar – e muitas vezes a um preço elevado. Os ultrabooks têm normalmente cerca de 1,3 centímetros de espessura e oferecem um bom equilíbrio entre a duração e o desempenho da bateria.
As variantes ultrafinas do Windows utilizam frequentemente processadores AMD Ryzen 5 ou 7 ou Intel Core i3, i5 e i7 de gama média. Os chips baseados em ARM como o Snapdragon 8cx da Qualcomm e os processadores M1 e M2 da Apple brilham nesta categoria devido ao seu baixo consumo de energia. No entanto, as reivindicações dos fabricantes sobre a duração da bateria devem ser sempre tomadas com um grão de sal. A Apple afirma que o seu MacBook Air com processador M2 pode durar até 18 horas com uma carga de bateria. Diz-se que o ThinkPad X13 da Lenovo – alimentado por um processador Snapdragon 8cx da Qualcomm – durará até 28 horas.
Uma vez que os ultrabooks são frequentemente utilizados por executivos ligados a servidores empresariais, a segurança é aqui levada particularmente a sério. Os modelos Intel correspondentes incluem normalmente o Intel vPro e o chip TPM. O ThinkPad X13s – desde que esteja equipado com Windows 11 – tem uma abordagem diferente e utiliza o sistema de segurança Pluton da Microsoft, para além do TPM. Isto depende da Unidade Informática Segura (UCS) do processador Snapdragon para proteger o software no sistema contra compromissos e para poder carregar atualizações autenticadas do Windows diretamente dos servidores de cloud.
O design típico dos ultrabooks permite um ecrã de 12,5 a 13,3 polegadas em Full HD ou resolução Ultra HD (3840 x 2160). Alguns fabricantes oferecem ecrãs OLED, e muitos também oferecem uma opção de ecrã táctil. O baixo peso anda de mãos dadas com um perfil estreito. O Galaxy Book2 Pro de 13,3 polegadas da Samsung, por exemplo, pesa apenas 885 gramas e tem pouco menos de 1,2 centímetros de espessura.
Os portáteis vêm normalmente com 8 a 16 GB de RAM, gráficos integrados Intel ou AMD e um SSD com uma capacidade de 128 GB a 512 GB. Os sistemas têm características de luxo tais como áudio de alta qualidade, webcams HD completas e teclados iluminados.
A maioria dos Ultrabooks utiliza 802.11ac Wi-Fi para conectividade à Internet, e oferecem menos portas do que os sistemas convencionais. Enquanto alguns modelos vêm com uma porta HDMI para um ecrã ou projetor, outros chegam ao utilizador apenas com uma única porta USB. Por conseguinte, os utilizadores devem ter sempre um hub USB com eles.
Ultrabooks num relance:
- Grupo alvo: a elite do poder móvel, para a qual cada grama supérflua e cada centímetro a mais é uma imposição
- Vantagens: fino e leve, ecrã táctil disponível, segurança a um nível elevado
- Desvantagens: Bateria dispendiosa, por vezes de curta duração, poucas portas.
- Gama de preços: 1,100 a 2,500 euros
- CPU: Intel Core i3, Core i5, Core i7, AMD Ryzen 5 ou 7, Apple M1/M2, Snapdragon 8cx
- Memória: 8 a 16 GB
- Memória: 128 a 512 GB SSD
- Tamanho do ecrã: 12,5 a 13,3 polegadas
- Resolução nativa: 1920 x 1080 a 3840 x 2160
- Portas e conectividade: USB 3.0 e C; HDMI; 802.11ac Wi-Fi; Bluetooth 5.2
- Peso: 900 a 1.300 gramas
Exemplos: Apple MacBook Air, Asus Zenbook S 13 OLED, HP Elite Dragonfly G3, HP Pro c640 G2 Chromebook Enterprise, Lenovo ThinkPad X13s, Samsung Galaxy Book2 Pro.
4. Dispositivos 2 em 1
Os híbridos de computador portátil e tablet permitem aos utilizadores ou dobrar completamente o teclado por meio de uma dobradiça de 360 graus (conversível) ou separá-lo do visor. Assim, existem numerosos tablets que podem ser expandidos para incluir um teclado acoplável, conforme necessário. Isto torna-os dispositivos leves que são particularmente populares para levar consigo em viagens. Normalmente pesam apenas 450 a 900 gramas e oferecem um ecrã de alta definição (HD) completo ou de maior resolução no tamanho de dez a 13,3 polegadas.
Ligeiramente mais espessos e mais pesados (900 a 1.400 gramas) são convertíveis, que normalmente têm um teclado de alta qualidade. Estão equipados com uma dobradiça que permite que o dispositivo seja utilizado como notebook, tablet ou dispositivo de apresentação. Com tamanhos de ecrã de até 16,3 polegadas, os modelos oferecem resoluções desde Full HD até Ultra HD (UHD).
Muitos modelos híbridos são baseados na plataforma Evo da Intel para dispositivos móveis. Os computadores portáteis com certificação correspondente devem oferecer pelo menos um processador Intel Core de 12ª geração, 8 GB de memória principal e 256 GB de SSD. Além disso, devem possuir o mais recente hardware Wi-Fi 6E e comunicações móveis 4G-/5G. Os dispositivos devem pesar menos de 1,5 quilos e ter portas USB-C/Thunderbolt 4.
Os ecrãs tácteis tornam os híbridos companheiros ideais quando se trata de esboçar rapidamente novas ideias de produtos ou tomar notas. Os dispositivos híbridos baseados em Intel oferecem geralmente um processador Core i3, i5 ou i7, o que lhes dá energia suficiente para executar tarefas típicas. Um outlier no topo é o iPad Pro da Apple com o seu poderoso processador M2.
Importante para o modo tablet é o stylus, que pode ser utilizado para marcar documentos, tomar notas ou fazer esboços. O estilete perde-se facilmente, pelo que é aconselhável escolher um modelo que ofereça uma fechadura. Alguns tablets funcionam com magnetismo, enquanto alguns convertíveis proporcionam um lugar extra onde o estilete pode ser guardado e carregado em segurança ao mesmo tempo. Quando o estilete é necessário, ele salta com uma leve prensa na lateral do sistema e está pronto a ser utilizado.
Ao comprar tablets, aconselha-se especial cuidado, pois muitos modelos Windows destinam-se a clientes particulares e vêm com o Windows 10 Home. No entanto, alguns estão equipados com Windows 10 Pro e têm características relevantes para o negócio como o TPM, um leitor de impressões digitais ou uma webcam que suporta o Windows Olá. Alguns novos híbridos Windows 11, incluindo o Acer TravelMate Spin P4, têm processadores AMD Ryzen PRO com tecnologia de segurança integrada Microsoft Pluton. As alternativas aos tablets Windows são os Chromebooks, o iPad Pro da Apple e os tablets Android, tais como o Samsung Galaxy Tab S8+. Estes modelos requerem por vezes aplicações diferentes para se adaptarem a um ambiente empresarial.
Os computadores híbridos podem normalmente ser configurados numa vasta gama. Isto aplica-se aos processadores, mas os SSD também variam de 128 GB a 1 TB e a RAM de 4 a 16 GB. Os preços variam em conformidade. Ao calcular os custos, deve notar-se que os dispositivos convertíveis têm teclados integrados que estão incluídos no preço. Por vezes, o estilete também está incluído. O Microsoft Surface Pro 9, contudo, começa em 1.000 euros, mas os utilizadores têm de adicionar 280 euros para a tampa do teclado e 130 euros para a caneta Surface Slim Pen 2. Assim, os custos de aquisição ascendem a 1.400 dólares.
Dispositivos 2 em 1 num relance:
- Grupo alvo: utilizadores que querem viajar com pouca bagagem e ver e editar conteúdos em vez de criar novos conteúdos
- Vantagens: Pequeno e leve, ecrã táctil, escolha de teclado adicional ou design descapotável, caneta stylus
- Desvantagens: Pode ser caro, número limitado de portas, acessórios podem custar mais
- Gama de preços: 650 a 2,900 euros
- CPU: Intel Core i3, Core i5, Core i7; AMD Ryzen PRO; Apple M2
- Memória: 4 a 16 GB
- Armazenamento: 128 GB a 1TB SSD
- Tamanho do ecrã: 10,2 a 16,3 polegadas
- Resolução nativa: 1920 x 1080 a 3840 x 2160
- Portas e conectividade: USB 3.0 e C ou Apple Lightning (iPad Pro); HDMI; microSD; 802.11ax Wi-Fi; Bluetooth 5.2
- Peso: 450 a 900 gramas com teclado removido, 1,0 a 1,3 quilos para convertíveis
Exemplos: Acer TravelMate Spin P4, Apple iPad Pro, Asus Chromebook Flip CM3, HP Elite Chromebook Enterprise C1030, Microsoft Surface Pro 9, Samsung Galaxy Tab S8+.
5 Workstations móveis
Imagine o engenheiro a trabalhar num reboque de construção ou o especialista em animação a criar o próximo desenho animado: Sempre que um trabalho requer muito desempenho, as estações de trabalho móveis entram em ação. Com os processadores mais rápidos, muita RAM e um poderoso motor gráfico, representam a elite de desempenho do mundo dos computadores portáteis.
As estações de trabalho móveis estão normalmente equipadas com o melhor dos melhores. Isto começa com um processador de núcleo Intel i5, i7, i9 ou Xeon topo de gama ou CPU da família Ryzen 7 ou Ryzen 9 da AMD. Particularmente popular nesta classe é o processador Core i9 1290H com mais de 14 núcleos de processamento – a maioria dos cadernos, por outro lado, só tem dois a quatro. Estes sistemas oferecem um acelerador gráfico discreto com memória vídeo dedicada entre 2 GB e 64 GB. O MacBook Pro da Apple (16 polegadas) vem com um M1 Pro ou um sistema M1 Max num chip com uma CPU de 10 núcleos, uma GPU de 16 a 32 núcleos e um motor neural de 16 núcleos.
As exposições dos Power Horses têm entre 14 e 17 polegadas de tamanho e oferecem resoluções entre Full HD e UHD. Embora os ecrãs tácteis ainda sejam raros aqui, algumas estações de trabalho têm ecrãs calibrados de modo a que a cor no monitor quase corresponda à de uma impressão.
Para fazer o seu trabalho, os monstros móveis precisam de ser certificados para uma variedade de pacotes de software. Mesmo que os utilizadores não pretendam utilizá-los todos, é uma boa ideia procurar a acreditação para aplicações como AutoCAD e SolidWorks (design), Paradigm VoxelGeo (exploração energética) e Autodesk Stingray (realidade virtual). Se isto for garantido, o sistema pode ser considerado robusto e não haverá surpresas desagradáveis na utilização deste software.
Uma vez que estes são programas volumosos, as empresas deveriam aumentar a RAM para 32 GB a 64 GB e, da mesma forma, a SSD. Embora um SSD de 2 TB deva ser suficiente para a maioria, a HP ZBook Power G9 Mobile Workstation ou o MacBook Pro (Inch 16), por exemplo, pode suportar até 8 TB.
A maioria das estações de trabalho móveis dos fabricantes vêm com o Windows 10 ou 11 Pro como padrão, e também não poupam na segurança. A maioria tem processadores TPM, vPro e um método de autenticação biométrica, tal como um scanner de impressões digitais ou uma câmara ativada pelo Windows Hello.
Com os seus grandes ecrãs e características impressionantes, as estações de trabalho móveis tendem a ser tão grandes e pesadas que se aproximam dos sistemas de secretária, por vezes pesando 3,5 quilos ou mais. A maioria dos utilizadores de poder utilizam-nos para criar ilustrações, vídeos ou desenhos CAD para levar para reuniões ou para levar o seu trabalho para casa durante o fim-de-semana.
Como estes sistemas são maiores e mais espessos, têm espaço para múltiplas portas USB 3 e USB-C, bem como HDMI, Ethernet e muitas vezes portas de alta velocidade Thunderbolt. As estações de trabalho móveis estão também equipadas com 802.11ax Wi-Fi e Bluetooth 5.0 para conectividade sem fios. Estes podem ser expandidos para incluir uma estação de acoplagem como a doca HP Thunderbolt Dock 280W G4. Nesse caso, são oferecidos um Thunderbolt 4 e duas portas Ethernet adicionais (para velocidades de 1 Gbit/s e 2,5 Gbit/s), mais até quatro ecrãs 4K adicionais podem ser conduzidos no escritório.
Tudo isto faz com que os aparelhos tenham fome de energia, claro, e os ventiladores sejam correspondentemente grandes. Os utilizadores devem estar preparados para tempos de utilização das baterias dececionantes. Não se deve afastar muito da tomada elétrica mais próxima. Muitos dispositivos têm uma fonte de alimentação de 280 watts – em contraste com uma fonte de alimentação de 65 watts para um portátil convencional.
Tais estações de trabalho móveis estão disponíveis nas versões mais simples por menos de 2.000 euros, mas totalmente equipadas estes dispositivos são muito mais caros e podem custar até 8.000 euros. É claro que só são adequados para determinadas funções na empresa, tais como empregados que trabalham em apresentações CAD, criam vídeos ou executam outras tarefas de processamento intensivo e precisam de se manter razoavelmente móveis.
Estações de trabalho móveis num relance:
- Público-alvo: engenheiros, designers, animadores e outros trabalhadores que precisam de criar trabalho vídeo detalhado ou executar tarefas de computação intensiva
- Prós: Desempenho de topo, hardware gráfico de topo, muita memória RAM, software certificado
- Contras: Muito caro, grande e pesado, bateria de curta duração
- Preço: 2,000 a 8,000 euros
- CPU: Intel Core i5, i7, Core i9, Xeon; AMD Ryzen 7 ou 9; Apple M1 Pro, M1 Max
- Memória: 16 a 64 GB
- Armazenamento: 256 GB a 8 TB SSD
- Tamanho do ecrã: 14 a 17 polegadas.
- Resolução nativa: 1920 x 1080 a 3840 x 2400
- Portas e conectividade: USB 3.0 e C, Thunderbolt, HDMI, VGA, Ethernet, slot de cartão SD, 802.11ax Wi-Fi, Bluetooth 5.0
- Peso: 1,8 a 3,7 quilos
Exemplos: Apple MacBook Pro (16 polegadas); Estação de trabalho Dell Precision 5570; Estação de trabalho móvel HP ZBook Power G9; Estação de trabalho móvel Lenovo ThinkPad P16; MSI WE76.
6. Computadores portáteis robustos
Concebidos segundo especificações militares, estes computadores portáteis caracterizam-se por um elevado nível de robustez. Os computadores portáteis médios são rapidamente danificados ou destruídos quando os utilizadores os abanam ou os deixam cair ou molham-se. Este não é o caso dos chamados computadores portáteis robustos, que são concebidos para resistir a muito stress.
Estes sistemas custam até 6.000 euros e são utilizados onde os empregados precisam de um desempenho fiável num ambiente severo. Por conseguinte, os computadores portáteis robustos são utilizados, por exemplo, pelos militares, em veículos da polícia e dos bombeiros, em estaleiros de construção, em ambientes de fábrica ou mesmo em empresas de serviços públicos.
Os computadores são robustos se cumprirem a norma militar MIL-STD 810 H. Para cumprir esta norma, devem resistir a quedas, choques, temperaturas extremas e imersão em água. Um notebooks normal transformar-se-ia rapidamente numa pilha de vidro, plástico e resíduos de silicone durante tais testes. Se os dispositivos tiverem então recebido a classificação IP66 para maior resistência à penetração de água e poeira, não lhes pode acontecer muito.
Além dos sistemas robustos, existem também sistemas semi-robustos como o Durabook S14I ou o Dell Latitude 5430 Rugged. Embora cumpram as normas 810-H, têm uma classe de proteção IP53 inferior. Para a maioria dos utilizadores, tais dispositivos são suficientes, mas é melhor não serem imersos em água ou colocados num chão de fábrica poeirento.
Os computadores portáteis robustos podem pesar até 4,0 quilos, enquanto os sistemas semi-robustos pesam mais de 2,0 a 2,5 quilos. O transporte de tais monstros informáticos é facilitado por uma pega ou uma alça de ombro. No entanto, carregá-los por aí pode ser cansativo. Os tamanhos de ecrã variam de 11,6 a 15 polegadas. Com algumas exceções, todos oferecem resolução Full HD. Alguns estão também opcionalmente equipados com ecrãs tácteis ou visores que também funcionam no exterior sob luz solar intensa.
O Windows 10 ou 11 Pro é o padrão de SO para portáteis robustos, além de características amigas da empresa como TPM e suporte para extensões Intel vPro. A memória varia de 4GB a 16GB, e as SSD são de 128GB a 1TB. A maioria dos modelos está equipada com processadores Core i5 e i7 e gráficos integrados.
Nem todos os modelos robustos no mercado estão atualizados. Enquanto o Dell Latitude 5430 Rugged, o Getac B360 e o Durabook S14I utilizam cada um processadores Intel de 11ª geração razoavelmente atualizados, o Durabook S15AB utiliza hardware Intel de 8ª geração mais antigo.
Os sistemas robustos têm as portas USB 2.0, 3.0 e cada vez mais portas USB-C previstas. Além disso, existe HDMI, Ethernet e frequentemente uma porta série RS-232, que há muito desapareceu nos sistemas principais. Alguns também vêm com módulos permutáveis, tais como uma unidade de DVD, uma segunda bateria, mais memória e slots para cartões ExpressCard 54 e PCMCIA. Por vezes existe também um módulo para rede RJ-45 e uma segunda porta série RS-232.
Como estes dispositivos são frequentemente utilizados no campo, estão equipados com 802.11ax Wi-Fi, Bluetooth 5 e banda larga móvel opcional. Para alguns dispositivos, tais como o ToughBook 40, estão disponíveis estações de ancoragem de vendedores como Gamber-Johnson que permitem que o sistema seja ligado a uma polícia ou a um camião ou empilhador de bombeiros.
De todas as categorias de portáteis, esta é aquela em que as empresas têm a menor margem de manobra para negociar com o fornecedor. Ambas as partes sabem que é mais barato pagar pela robustez e durabilidade do que ter de continuar a comprar e substituir novos sistemas.
Computadores portáteis robustos num relance:
- Público-alvo: militares, trabalhadores dos serviços públicos, de fábricas ou de segurança pública, e qualquer pessoa que trabalhe no exterior
- Vantagens: Indestrutível, fiável, bem concebido, desenho de componentes modulares.
- Desvantagens: Componentes mais antigos, espessos e pesados, caros
- Gama de preços: 1,000 a 6,000 euros
- CPU: Intel Core i5, i7
- Memória: 4 a 16 GB
- Memória: 128 a 512 GB SSD
- Tamanho do ecrã: 6 a 15 polegadas.
- Resolução nativa: 1920 x 1080
- Portas e conectividade: USB 2.0/3.0/C; VGA; HDMI; Ethernet; RS-232; slot de cartão SD; 802.11ac Wi-Fi; Bluetooth 5.0
- Peso: 2 a 4 quilos.
Exemplos de modelos robustos: Durabook S15AB; Getac B360; Panasonic Toughbook 40Exemplos de modelos semi-robustos: Dell Latitude 5430 Rugged; Durabook S14I.