FBI levanta preocupações de segurança nacional com o Tik Tok

“Todo isto está nas mãos de um governo que não partilha dos nossos valores e que tem uma missão que está em desacordo com o que é do melhor interesse dos Estados Unidos. Isto deve preocupar-nos.” Chris Wray, diretor do FBI.

O diretor do FBI disse estar preocupado com a possibilidade dos chineses terem a capacidade de controlar o algoritmo de recomendação da aplicação, “o que lhes permite manipular o conteúdo e, se o quiserem fazer, usá-lo para operações de influência”. Afirmou ainda que a China poderia usar a app para recolher dados dos seus utilizadores que pudessem ser usados para operações tradicionais de espionagem.

“Todo isto está nas mãos de um governo que não partilha dos nossos valores e que tem uma missão que está em desacordo com o que é do melhor interesse dos Estados Unidos. Isto deve preocupar-nos”, disse Chris Wray, numa conferencia na Universidade de Michigan.

Estas preocupações são semelhantes às que levantou durante as suas intervenções no Congresso, no decorrer do mês passado, quando surgiu a questão. E estão a ser expressas durante o diálogo em curso em Washington sobre a aplicação.

Preocupada com a influência da China sobre o TikTok, a administração Trump ameaçou em 2020 banir a aplicação nos Estados Unidos e pressionou a ByteDance a vender o TikTok a uma empresa americana. As autoridades norte-americanas e a empresa estão agora a falar de um possível acordo que abordaria as preocupações de segurança dos EUA, um processo que a Wray disse estar a decorrer em agências governamentais dos EUA.

“Como disse Chris Wray, a contribuição do FBI está a ser considerada como parte das nossas negociações em curso com o governo dos EUA”, disse Brooke Oberwetter, porta-voz do Tiktok, num comunicado enviado a imprensa por e-mail. “Embora não possamos comentar as especificidades destas discussões confidenciais, estamos confiantes de que estamos no caminho certo para responder plenamente a todas as preocupações razoáveis de segurança nacional dos EUA e já fizemos progressos significativos na implementação destas soluções.”

O TikTok é propriedade da ByteDance, com sede em Pequim. O comunicado do TikTok, na sexta-feira, refere que a ByteDance é uma empresa privada e que “a TikTok Inc., que oferece o serviço TikTok nos Estados Unidos, é uma empresa norte-americana sujeita à lei dos EUA”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado