Diversidade global: europeus não têm necessidade de se esconder

Os executivos aperceberam-se de que as iniciativas de diversidade também trazem benefícios económicos. De acordo com um estudo recente há, no entanto, falta de dados em muitos casos.

Por Hans Königes 

O Estudo da Diversidade Global, conduzido pela Sapio Research em nome do fornecedor de clouds Workday, foi realizado neste outono a mais de 3100 executivos de RH e de nível C, responsáveis por iniciativas de diversidade em 23 países. Constatou que apesar do atual clima económico global desafiante, a maioria dos inquiridos relatou um aumento no papel de D&I (Diversidade e Inclusão) nas suas organizações. Para o próximo exercício financeiro, até um terço dos inquiridos espera aumentar e quase metade espera manter o investimento em iniciativas de D&I.

Embora a maioria das empresas tenha alguma forma de abordagem estratégica à D&I, 39% dos inquiridos disseram não haver atualmente uma abordagem estratégica, o que dificulta a implementação efetiva de tais iniciativas. Este é particularmente o caso na Ásia Pacífico e Japão (APJ), onde metade dos inquiridos disseram que a D&I não era uma prioridade estratégica elevada, em comparação com a América do Norte (34%), Austrália, Nova Zelândia (35%) e Europa (39%).

Poucos KPI sobre iniciativas de diversidade

Uma das principais razões para a falta de uma abordagem estratégica foi a falta de dados e de relatórios sobre os esforços de D&I, com apenas um quinto dos inquiridos a medir o impacto empresarial e o valor das iniciativas de D&I.

Pelo menos três em cada quatro organizações têm um orçamento para iniciativas de D&I; e globalmente, mais de um terço dos inquiridos afirmou que a diversidade é reconhecida e valorizada nas suas organizações. Contudo, 18 por cento também dizem que não se dá ênfase suficiente ao reconhecimento das diferenças existentes.

“Desde o nosso inquérito do ano passado, muitas organizações começaram a sua jornada de D&I, mas cada vez mais os funcionários esperam que tais iniciativas se traduzam numa mudança duradoura”, disse Carin Taylor, diretora de diversidade no dia de trabalho do cliente. É encorajador ver como as empresas em todo o mundo continuam a fazer da D&I uma prioridade, por exemplo, diz Jonny Briggs, diretor de Diversidade, Inclusão e Recursos na Aviva. E acrescenta: “Para nós, a disponibilidade de dados de D&I é a chave para tomar melhores decisões”.




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