A edição de 2022 do “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal” anunciado pela ACEPI/.PT/IDC, tem agora os seus indicadores online com maior facilidade de consulta e precessão dos dados.

A utilização da Internet continuou a crescer ao longo dos últimos anos – impulsionada pela pandemia, e em 2021, a penetração atingiu 83% da população. Em 2026, a percentagem da população portuguesa que utiliza a Internet ultrapassará os 94%, continuando a convergência com a média europeia.
A Internet veio permitir um acesso a informação, serviços e produtos, que de outra forma não seria possível, o que tem provocado uma alteração profunda nos hábitos dos consumidores, nomeadamente na utilização de plataformas de comunicação via internet, redes sociais e na relação com a administração pública, serviços financeiros, saúde e educação.
O número de compradores online em Portugal cresceu significativamente durante a pandemia situando-se nos 52% em 2021. O estudo da ACEPI/IDC/.PT, que se realiza desde 2009, prevê um crescimento de 4 pontos percentuais em 2022, e estima que em 2026 mais de 70% dos portugueses faça compras online.
Os auotres do estudo lançaram um site que permite visualizar os indicadores deste estudo com maior facilidade de consulta e uma mais ampla precessão dos mesmos. [veja aqui]
Para as empresas, qualquer que seja a sua dimensão, o atual “novo normal” obriga não só a uma presença online efetiva, mas também qualificada constantemente pelo consumidor, de forma a estabelecer e manter relacionamentos competitivos com o mercado, onde o digital e o físico estarão obrigatoriamente mais integrados, utilizando uma componente logística cada vez mais tecnológica e eficiente.
A ACEPI destacou alguns dos principais resultados apresentados neste estudo que considera relevantes:
Conectividade e competências digitais:
Portugal aproxima-se da média da União Europeia (EU) no número de lares com acesso à Internet. 87% das famílias já têm acesso.
Portugal ultrapassou a média da UE em lares com banda larga fixa, nomeadamente de altas velocidades.
O Smartphone é o equipamento com acesso à Internet mais vendido em Portugal.
Portugal com competências digitais, básicas e avançadas, superiores à média da EU.
O número de empregados especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ultrapassou a média da UE com destaque para a percentagem de mulheres.
Consumidor digital: Utilização e atividades na internet:
Quase todas as regiões estão perto da média nacional, ou seja 83% de utilização da Internet, tendo Lisboa uma penetração superior.
As atividades mais realizadas online são ver/enviar mensagens instantâneas, o email e a pesquisa de produtos ou serviços.
Portugal com utilização de redes sociais acima da média da UE. A principal plataforma de redes sociais é o Facebook, seguido do Instagram e Youtube.
Cerca de 59% dos utilizadores de Internet, interagem com a administração pública por este meio.
42% da população portuguesa utiliza o MB WAY. Houve um crescimento de 100% face a 2019.
Mais de 20% dos utilizadores de Internet portugueses já utiliza a Internet, no contexto dos serviços de saúde.
Verifica-se um aumento significativo da utilização da Internet para a educação desde 2019, impulsionado pela alteração de hábitos derivados do covid-19.
Consumidor digital: Comércio eletrónico:
Compradores online em Portugal aumentaram significativamente durante a pandemia (em 2020 e 2021). Crescimento generalizado nas várias regiões de Portugal.
13% dos portugueses fizeram compras online mais de 5 vezes nos últimos 3 meses.
A categoria mais comprada continua a ser “Roupa, calçado e acessórios”. Crescimento significativo nas “refeições entregues ao domicílio ou levantamento em loja”.
O local de entrega mais solicitado pelos compradores é o domicílio.
A facilidade de compra e a flexibilidade de horários são as principais razões para a compra online.
65% dos compradores gastaram até 300€ online, considerando as compras dos últimos 3 meses.
Empresa digital: Presença na Internet:
62% das empresas em Portugal têm presença na Internet. A quase totalidade das grandes empresas já está na Internet.
Portugal acima da média da EU, com 58% de empresas que utilizam as redes sociais.
Mais de 1,5 milhões de domínios .pt registados.
Empresas optam pelo domínio .pt devido aos conteúdos e marca estarem identificados com Portugal.
Das empresas inqueridas no estudo, 97% afirmou possuir um domínio próprio e 90% referiu ter um ou mais websites com domínio próprio.
87% das empresas inqueridas tem uma página da marca em canais sociais (Facebook, Instagram, Youtube, etc.).
Mais de um terço das empresas inqueridas tem presença em marketplaces de serviços (Google Maps, TripAdvisor, Uber Eats, etc.).
Empresa digital: Comércio eletrónico:
Grandes e médias empresas portuguesas apresentam uma maior taxa de ecommerce do que a média da UE.
As práticas de marketing mais utilizadas são: Email marketing, SEO e Publicidade em redes sociais.
Mais de 91 mil empresas enviaram e receberam faturas eletrónicas em 2021. Prevê-se em 2022 um crescimento da fatura eletrónica entre 15% a 25% relativamente a 2021.
Empresa digital: Transformação digital:
Inteligência Artificial e Robótica são mais utilizados pelas empresas portuguesas do que pela média da UE.
Vender produtos/serviços as-a-service, é um novo modelo de negócio que está na agenda de muitas empresas.
Automatização é uma das principais prioridades das empresas em relação a tecnologias digitais.
58% dos inquiridos do estudo indica que o seu investimento tecnológico para 2023 “Vai aumentar”.
A escassez de talento é uma das principais preocupações das empresas no contexto da transformação digital.
Valores do comércio eletrónico:
Estima-se que o comércio eletrónico B2C (i.e. o valor comprado online pelos portugueses) atinja mais de 8 mil milhões em 2022 e o comércio eletrónico B2B (i.e. que as empresas portuguesas venderam a outras empresas e ao Estado) cerca de 121 mil milhões.