Nova solução IBM quebra silos de dados e simplifica planeamento e analítica

A oferta integrada IBM Business Analytics Enterprise traz mais capacidade de planeamento, orçamentação, elaboração de relatórios, previsão e criação de dashboards de business intelligence.

A IBM anunciou um novo software concebido para ajudar as empresas a quebrar silos de dados e potenciar a analítica para que possam tomar decisões baseadas em dados de forma mais rápida. A oferta integrada IBM Business Analytics Enterprise é um conjunto de capacidades de planeamento, orçamentação, elaboração de relatórios, previsão e criação de dashboards de business intelligence que fornece aos utilizadores uma visão robusta das fontes de dados de toda a sua empresa. Juntamente com as soluções IBM Planning Analytics with Watson e IBM Cognos Analytics with Watson, esta oferta inclui também um novo IBM Analytics Content Hub que ajuda a agilizar a forma como os utilizadores acedem a ferramentas de analítica e planeamento de múltiplos fornecedores através de uma única visualização personalizada do painel de controlo (dashboard).

De acordo com um estudo da Forrester, realizado em agosto de 2022, é 1,6 vezes mais provável que as organizações com insights avançados digam que utilizam dados, analítica e conhecimento para criar experiências, produtos e serviços que as diferenciam no mercado quando comparadas com as que ainda são iniciantes neste processo. Contudo, as empresas enfrentam atualmente um ambiente operacional altamente dinâmico em que têm de lidar com eventos imprevisíveis, tais como interrupções da cadeia de abastecimento, escassez e falta de qualificação da mão-de-obra, mudanças de regulamentação, e muito mais. A complexidade do armazenamento de dados em silos díspares pode tornar tudo mais desafiante à medida que as equipas colaboram com diferentes ferramentas de analítica e de business intelligence. Para se converterem numa empresa orientada para os dados, as empresas podem diferenciar-se criando uma estratégia que lhes permita reunir as suas ferramentas e colocar a informação nas mãos dos decisores.

Com base no portefólio atual de soluções de business intelligence da IBM, a oferta IBM Business Analytics Enterprise inclui um novo IBM Analytics Content Hub desenhado para permitir aos utilizadores visualizar dashboards de planeamento e analítica de múltiplos fornecedores, incluindo ferramentas como IBM Cognos Analytics with Watson, IBM Planning Analytics with Watson, e outras ferramentas comuns de business intelligence numa visão única que combina elementos de cada uma num dashboard adaptado às suas necessidades únicas.

Além disso, conta com algoritmos que podem recomendar conteúdo baseado em funções para suportar os utilizadores a desenvolver relatórios e dashboards de toda a organização para ajudar na tomada de decisões. À medida que mais utilizadores acedem aos materiais do IBM Analytics Content Hub, a solução analisa os padrões de utilização para recomendar conteúdos que se ajustem aos seus interesses específicos.

Novas funcionalidades para IBM Cognos Analytics with Watson

Com este anúncio, a IBM Cognos Analytics with Watson, uma solução de business intelligence alimentada por IA, inclui agora também novas capacidades de integração e previsões melhoradas que permitem aos utilizadores considerar múltiplos fatores e períodos do ano nas suas previsões de tendências. Além disso, a IBM Planning Analytics with Watson, uma solução alimentada por IA que ajuda a agilizar o planeamento financeiro e operacional, deverá estar disponível “as-a-Service” em AWS no final deste ano.

A oferta IBM Business Analytics Enterprise está desenhada para ajudar a quebrar silos, para que as equipas certas possam obter os dados certos na altura certa. Por exemplo, as equipas de vendas, RH e operações de uma organização requerem, cada uma delas, o acesso a dados e informação de diferentes ferramentas de business intelligence e planeamento para as suas necessidades específicas, tais como otimizar os objetivos de vendas, criar previsões de força de trabalho, ou prever a capacidade operacional. Mas, quando é necessário partilhar dados e relatórios entre departamentos, podem surgir complexidades porque essas equipas estão a utilizar múltiplas soluções. Isto pode resultar em conteúdos duplicados nas aplicações, o que pode ameaçar a consistência e a qualidade dos dados. A IBM Business Analytics Enterprise ajuda a partilhar mais facilmente os dados da empresa, sem que estes deixem de estar protegidos e evitando que se dupliquem, ao disponibilizar aos utilizadores de todos os departamentos um único ponto de entrada para visualizar os dados de que necessitam.

“Hoje em dia as empresas estão mais do que nunca a tentar tornar-se mais orientadas para os dados, à medida que enfrentam a incerteza provocada por interrupções na cadeia de abastecimento, escassez de mão-de-obra e de competências, e mudanças regulamentares”, disse Dinesh Nirmal, general manager of Data, AI and Automation da IBM. “Mas, para estarem verdadeiramente orientadas para os dados, as organizações precisam de ser capazes de proporcionar às suas diferentes equipas um acesso mais abrangente a ferramentas de analítica e uma imagem mais completa dos seus dados empresariais, sem pôr em risco as suas políticas de conformidade, segurança ou privacidade. A IBM Business Analytics Enterprise oferece uma forma de reunir as ferramentas de analítica numa única visão, independentemente do fornecedor de onde provêm ou do local onde os dados residem”.

O lançamento da Business Analytics Enterprise assenta na estratégia da IBM de fornecer às empresas ferramentas de apoio à tomada de decisões com base em dados.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado