Mais de um terço dos portugueses com perfis em redes sociais fazem compras online

Estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2022” mostra que o Facebook é a rede mais usada para fazer compras, mas o Instagram domina entre os mais jovens.

Mais de um terço dos portugueses com perfis criados em redes sociais já faz compras online diretamente através destas plataformas. De acordo com os dados da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes sociais”, produzido pela Marktest, o universo de utilizadores portugueses que admite o hábito de comprar produtos através de redes sociais estabilizou na ordem dos 37% nos últimos dois anos, situando-se atualmente nos 37,4%. 

A análise aos dados do estudo ao longo do tempo permite também constatar que nos últimos 10 anos o universo de compradores através de redes sociais mais do que duplicou em Portugal, aumentando 22.7 pontos percentuais desde os 14,7% que se registavam em 2013. 

O Facebook, que é a rede dominante em Portugal – com maior notoriedade e mais perfis criados no nosso país – lidera também no critério de redes sociais mais utilizadas para comprar produtos online: 68,3% dos portugueses com perfis em redes sociais e que fazem compras através dessas redes dizem ter usado o Facebook para esse efeito na última compra efetuada. Na segunda posição surge o Instagram com 22,5% de utilizadores.  

Mas nas gerações mais jovens esta lógica inverte-se. O estudo da Marktest revela que na Geração Z, entre os 15 e os 24 anos, a última compra efetuada através de redes sociais foi maioritariamente feita através do Instagram, com 55,8% de respostas entre os compradores desta faixa etária. O Facebook surge na segunda posição, com 36,6%. 

 “Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado